segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

PIMENTEL CRÍTICA CHOQUE DE GESTÃO DOS TUCANOS

Mensagem do governador gera polêmica na posse de deputados
Adalclever Lopes (centro), do PMDB, foi eleito presidente da ALMG em chapa única e obteve votação um


Os 77 deputados estaduais foram empossados neste domingo (1º) e por unanimidade elegeram a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presidida agora por Adalclever Lopes (PMDB). Porém, o clima de consenso ficou só na eleição.
O governador Fernando Pimentel (PT) não compareceu à cerimônia. Mesmo assim, inflamou a oposição ao enviar uma mensagem à Casa, lida pelo vice, Antônio Andrade (PMDB).
Pimentel, que alegou estar viajando, criticou no texto o “Choque de Gestão”, implementado em Minas há 12 anos pelos tucanos. Segundo ele, a estratégia deixou o Estado em “situação preocupante”.
No documento, Pimentel também reforçou a intenção de “revitalização e expansão dos conselhos estaduais” para concretizar a promessa de maior participação popular.
Para oposição, a mensagem soou como uma provocação. “É lamentável iniciar já nos chamando para a guerra. Nós estamos prontos”, disparou o deputado João Leite (PSDB).
Para o tucano, a crítica ao “Choque de Gestão” é “equivocada” e a implantação dos conselhos irá “retirar a força” da ALMG, legítima representante do povo.
O deputado disse ainda que sua bancada não vai “permitir” a concre-tização desse projeto, indo “permanentemente à Justiça”, se for preciso.
O peessedebista lembrou que proposta semelhante foi tentada pela presidente Dilma Rousseff (PT), no ano passado, por meio de decreto, e foi derrubada. “Foi rechaçada pelo Congresso a substituição do Parlamento por conselhos escolhidos por um só partido, isso é inaceitável”, reforçou.
“Para levantar Minas, para fazer Minas voltar a ser o que era, precisa ter a participação popular”, rebateu o deputado Durval Ângelo, líder do governo na ALMG. Segundo ele, a Constituição Federal “fala em participação do povo no planejamento do governo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.