quarta-feira, 12 de março de 2014

A DIFÍCIL RELAÇÃO ENTRE PT E PMDB

Por Gaudéncio Torquato

PMDB x PT

Se o PT tem 19 ministérios, quantos ministérios deveria ter o PMDB ? Pelos cálculos de analistas políticos, entre 12 e 15. Afinal, o partido tem a maior bancada de senadores, a maior bancada de deputados estaduais, as maiores bancadas de prefeitos e de vereadores.

Só perde para a maior bancada de deputados Federais, que é do PT. Petistas podem dizer : mas o governo é do PT. E o que é o tal presidencialismo de coalizão ? Brincadeira ? Ficção ? Rótulo para inglês zombar dele ? Ou será que o projeto hegemônico do PT despreza esse tal presidencialismo de coalizão ?

A Geni da República

O fato é que o PMDB, que age como uma confederação de partidos regionais, ganhou fama de fisiológico. Qualquer coisa que fizer acaba levando a pecha de partido que quer abocanhar fatias do poder. Veja-se a crise do momento. A questão é menos de espaço na Esplanada dos Ministérios e mais na frente das parcerias regionais.

O PT só pensa em eleger o maior número de governadores. Não quer abrir espaços ao PMDB. Ora, os deputados, ante a percepção de que serão sufocados, agem em defesa de sua sobrevivência.

Só em dois ou três Estados, o PT tende a apoiar candidatos do PMDB. E João Santana, de olho nas pesquisas, cochicha no ouvido da presidente : não dê trégua ao PMDB, mande brasa, o povão gosta disso, faça a faxina ética. Puro jogo de cena. Ou seja, o partido virou a Geni da República.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.