sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PATOS DE MINAS: DISCUSSÃO SOBRE TAXA DE ILUMINAÇÃO

Pedro Lucas reúne prefeitos da região para tratar da iluminação pública
Uma reunião na manhã desta terça-feira (22), entre o Prefeito Municipal de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, chefes do Executivo de vinte e dois municípios do Alto Paranaíba e do Noroeste do Estado e representantes da Cemig propôs a criação de um consórcio para gerir e administrar a iluminação pública a partir de 2014. Em sua resolução, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) determina 31 de dezembro, como a data final para a transferência dos ativos da iluminação pública.


Os postes e transformadores continuarão de responsabilidade da Cemig, mas a manutenção de lâmpadas, reatores e relés (componentes elétricos) caberão às Prefeituras Municipais consertarem. O problema é que a maioria dos municípios, de acordo com a planilha de custos para manutenção de iluminação pública das prefeituras da Amapar (Associação dos Municípios do Alto Paranaíba) e da Amnor (Associação dos Municípios do Noroeste do Estado) não tem condições de arcar sozinha com o custo dos serviços.


Diante da dificuldade em assumir os gastos com a iluminação pública, a ideia de criação de um consórcio onde todos os municípios serão atendidos por uma única empresa ganha força como a alternativa mais viável aos prefeitos das cidades mineiras. “Esse é o caminho; os municípios com menos de 50 mil habitantes não têm condições de bancar os custos com a iluminação pública, se não aderirem ao consórcio”, concorda César Borba, prefeito de São Gonçalo do Abaeté.


Os municípios com menos de 50 mil habitantes terão o prazo prorrogado até 2015, mas aqueles acima de cinquenta mil assumem a iluminação pública a partir de 1º de janeiro. São o caso de Patos de Minas e Patrocínio. “Na próxima sexta-feira, dia 25, Dr. Lucas e eu, ele prefeito de Patrocínio e presidente da Amapar, estaremos indo a Belo Horizonte participar de uma audiência onde proporemos a prorrogação do prazo.”, disse o prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.