terça-feira, 20 de agosto de 2013

DILMA ABRE A MÃO PARA DEPUTADOS E SENADORES

Brasília. O governo Dilma Rousseff promoveu neste mês uma liberação inédita de verbas de interesse direto de deputados e senadores. Apenas nos primeiros nove dias de agosto, as autorizações para despesas incluídas por congressistas no Orçamento – que são conhecidas como emendas parlamentares – já atingiram o maior montante mensal do ano, com folga.
Segundo levantamento feito pela “Folha de S. Paulo”, as 20 iniciativas orçamentárias que mais concentram emendas receberam, no curto período, R$ 1,2 bilhão – pouco abaixo do R$ 1,4 bilhão autorizado ao longo dos sete meses anteriores.
Desde o início do atual governo, tal volume só havia tido precedentes nos meses de dezembro, quando o governo inscreve gastos atrasados para execução no ano seguinte, e em julho do ano passado, por ser prazo limite definido pela lei eleitoral para operações do gênero.
Os dados mostram uma nova postura da articulação política do Palácio do Planalto, que, até a queda dos índices de popularidade de Dilma, submetia os partidos da base de apoio a um montante modesto de recursos orçamentários.

A insatisfação dos parlamentares coincidiu com o enfraquecimento do Executivo e deu impulso à proposta, já aprovada em primeiro turno pela Câmara, que torna obrigatória a execução da maior parte das emendas individuais – aquelas apresentadas por deputados e senadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.