As críticas à alta dos preços é tema frequente nos discursos dos presidenciáveis Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (sem partido) e Eduardo Campos (PSB). A pauta comum tenta colocar na agenda eleitoral um assunto que causa preocupação aos eleitores. “Inflação sempre foi motivo recorrente de problemas em processos eleitorais”, afirmou o cientista político Rudá Ricci.
O senador Aécio Neves, por exemplo, tenta comparar os níveis de inflação entre o atual governo petista e o do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), responsável pela elaboração do Plano Real, que acabou com a hiperinflação.
Entretanto, como mostra a série histórica (ver quadro abaixo), os índices registrados durante o governo da petista são menores do que os aferidos em boa parte dos oito anos de mandato do ex-presidente FHC.
WILL NUNES:
Aécio Neves está naquela. Faço o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Ou seja, quando o PSDB estava no poder a inflação era maior do que os números atuais. Agora na oposição os tucanos aproveitam a onda de manifestação para colocar em pauta a inflação. O povo que fique atento as manipulações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.