sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

SEM REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA O POTENCIAL DO NORTE DE MINAS FICA EM UM PAPEL SECUNDÁRIO

Ninguém nega o grande potencial de Montes Claros. Numa pesquisa rápida que eu fiz com dados ainda de 2010, extraídos de uma matéria do G1- fiquei extremamente supreso:

A última pesquisa realizada, no ano de 2010, pela Secretária de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Montes Claros(MG), contabilizou 21 instituições de ensino superior presentes na cidade, incluindo faculdades de ensino a distância. Além dos benefícios educacionais, as instituições também são grandes empregadoras.

"Com esse número de instituições, Montes Claros naturalmente se torna uma cidade polo universitário. O que gera mais conhecimento e empregabilidade, tanto para Montes Claros, quanto para as cidades vizinhas", salienta o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Edgard Santos Filho.
Um dos fatores que contribuem para que os empreendimentos se hospedem em Montes Claros é a localização, pois a cidade possui o segundo maior entroncamento rodoviário do país.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que possui o maior campus do Norte de Minas, atende uma rede de aproximadamente nove mil alunos, empregando 2.789 servidores.

"Montes Claros proporciona vantagens competitivas, como localização e mão de obra abundante. É um solo fértil para receber grandes empreendimentos e investimentos", diretor regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Adauto Marques Batista.
Entre as instituições privadas, a Faculdade Santo Agostinho opera há 11 anos em Montes Claros, e emprega diretamente 490 pessoas. Um desses funcionários, a auxiliar de ensino, Josiane Soares dos Santos, de 24 anos, graduada em história, diz que as oportunidades, tanto educacionais, quanto financeiras, foram ótimas.
“Comecei como estagiária quando fazia a faculda de história. Depois, passei em um processo seletivo e para mim foi ótimo. No emprego há um incentivo e a instituição oferece 90% de desconto para funcionários poderem graduar ou fazer pós-graduação. Graças à bolsa, pretendo fazer a pós a partir do ano que vem”, conta Josiane.
A estudante também faz parte dos migrantes que vieram estudar em Montes Claros e, graças às oportunidades existentes na cidade, conseguiu construir sua vida profissional.
“Montes Claros tem um perfil empreendedor real em decorrência das atratividades que o mercado vem trazendo. Vivemos hoje um momento de explosão de ofertas de ensino superior, trazendo mais qualificação para as pessoas que buscam novas oportunidades. Assim tanto na área de indústria como comércio, e principalmente na instauração de novos negócios, observamos este crescimento", afirma o coordenador de pós graduação das Faculdade Santo Agostinho, professor André Mori.
WILL NUNES: é uma cidade espetacular que necessita de uma maior infraestrutura e crescimento planejado. Mas não apenas isso, é fundamental um projeto também para as cidades do Norte de Minas. Não basta apenas Montes Claros crescer, é essencial o crescimento e o investimento nas outras cidades da região  para não inchar o município - algo visível há muito tempo.
Essa mudança precisa ser também de mentalidade. Para que você tenha uma ideia a região tem quase um milhão e setecentos mil habitantes e pouca representatividade política. Hoje a região  tem apenas uma deputada federal, Raquel Muniz (PSC).
A grande Montes Claros e as 89 cidades não tem força política. existem deputados votados no Norte mas sem uma identidade com o povo. São nomes que surgem apenas em época de campanha e depois somem com os votos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.