quinta-feira, 6 de março de 2014

UBERLÂNDIA: VAGAS PARA MOTORISTAS E CARRETEIROS

Maria Lisboa diz que curso acontecerá com ajuda de empresas
 
Até fim do ano, cerca de 240 motoristas carreteiros devem ser incluídos no setor de logística em Uberlândia e região. A estimativa é do Sistema Nacional de Empregos (Sine), do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

A partir do próximo mês pretendem iniciar cursos para a capacitação de mão de obra para o setor. A falta de motoristas carreteiros para o transporte de cargas é um problema recorrente. Hoje, estima-se que existam 500 carretas paradas no Triângulo Mineiro por falta de profissionais.

O Sine deve oferecer 200 vagas pelo projeto Usina do Trabalho, mas a proposta depende de aprovação da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete). De acordo com o diretor regional da Sete, Sandoval Pinheiro Machado, a expectativa é que, até dia 20 deste mês, o projeto seja aprovado. “Com a aprovação, queremos formar esses profissionais ainda neste ano”, afirmou.

De acordo com Maria Lisboa, técnica de desenvolvimento profissional do Sest/Senat, o curso para formar novos motoristas na instituição será gratuito, terá carga horária de 160 horas e oferecerá 20 vagas por mês. “As aulas começam entre outubro e novembro, e a cada mês começa uma nova turma, até suprir toda a demanda. Vamos oferecer o curso em parceria com as empresas que vão ceder os caminhões e os instrutores”, disse.
 
Segundo ela, os interessados já podem se inscrever pela internet, mas terão que assinar um termo de compromisso. “O candidato terá que se comprometer a fazer o curso até o fim. Muitos arrumam emprego e abandonam as aulas”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.