segunda-feira, 17 de março de 2014

GOVERNO DE MINAS BENEFICIA ALIADOS

12

         

JORNAL O TEMPO

Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) vive momento de atrito com deputados de sua base de sustentação em Brasília, o governo estadual contempla seus apoiadores com a aprovação de obras em rodovias do programa Caminhos de Minas. Na última cerimônia para anúncio da contratação de projetos e da abertura de licitação para obras em 91 estradas, o viés eleitoral foi tão explícito que a carta com o objetivo de convidar os parlamentares continha o termo “municípios beneficiados de sua base política”.
 
Importantes cabos eleitorais das eleições de 2014, os deputados estaduais e federais mineiros começaram a ser agraciados pelo Executivo. Uma das principais moedas políticas do governo estadual é garantir que diversas cidades de todas as regiões do Estado sejam contempladas com as obras do programa Caminhos de Minas, que tem a premissa de melhorar a malha rodoviária e a logística dos municípios.
 
Não basta apenas a operacionalização do programa por medidas administrativas. As ações de governo são anunciadas em eventos com a presença de prefeitos e parlamentares.
 
Foi o que aconteceu na última quinta-feira, quando o Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, recebeu centenas de apoiadores políticos para assistir o governador Antonio Anastasia (PSDB) anunciar a autorização da abertura de licitações de obras de asfaltamento e melhorias em 37 trechos, com o investimento de R$ 2,04 bilhões. No mesmo evento ainda foi anunciada a ordem para início da elaboração de projetos de engenharia para 54 trechos, correspondentes a R$ 80 milhões de custo.
 
Além da pompa oficial, a Secretaria de Governo enviou aos parlamentares um convite para a cerimônia que aponta para uma das motivações do evento. A carta serviu para indicar aos deputados quais cidades de suas bases eleitorais seriam beneficiadas. “Abaixo os municípios beneficiados de sua base política”, dizia o convite, que ainda indicava o tamanho dos trechos a serem asfaltados. O documento é assinado pelo secretário de Governo, Danilo de Castro (PSDB).
Twitter. Alguns parlamentares divulgaram o conteúdo da carta no Twitter por meio de foto, como o deputado estadual João Vítor Xavier (PSDB) e o deputado federal Jaime Martins (PSD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.