segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PESQUISA DATAFOLHA: JOAQUIM BARBOSA APARECE BEM

Edição 247/Fotos: Divulgação/George Gianni: 
Com 15% de intenções de voto na pesquisa Datafolha divulgada no sábado 30, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, tem tudo para começar a ser pesadamente assediado para deixar a toga e assumir um papel ainda mais central na sucessão da presidente Dilma Rousseff.
Com a marca, quatro pontos acima da obtida no levantamento do mês de outubro, o polêmico magistrado passa a ser visto como um elemento estratégico para levar o pleito para o segundo turno. Basta fazer as contas. No cenário que simula a disputa entre a presidente Dilma, o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador Eduardo Campos (PSB), os dois candidatos da oposição somam 30%, com 19% e 11% cada um, respectivamente.
Mas com Barbosa na parada, a soma do campo oposicionista sobe para 38% - e com o acréscimo de o juiz que pode gabar-se de ter colocado a primeira geração de dirigentes do PT na cadeia aparecer na frente de Aécio e Campos.
O presidente do STF e seus 15% mexem profundamente no quadro eleitoral. Aécio, com ele na disputa, ficou com 14% e Campos, com 9%. Mas apesar de perderem intenções para o juiz, ambos, paradoxalmente, veem, com ele, aumentada a chance de ocorrência de um segundo turno.
Joaquim larga na frente deles, ok, mas poderá ser superado no período eleitoral e, ainda assim, conservar pontos importantes para empurrar a disputa além do primeiro turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.