domingo, 29 de setembro de 2013

FILIAÇÕES IMPORTANTES MEXEM COM A POLÍTICA MINEIRA

A última semana para o término do prazo legal para a filiação partidária de quem pretende disputar as eleições do ano que vem promete promover uma dança das cadeiras entre as legendas. Além da criação de dois novos partidos, o Solidariedade e o PROS, as negociações entre os políticos e seus possíveis novos abrigos seguem a todo vapor. O prazo de filiação termina no dia 5 de outubro.
Em Minas, a situação não é diferente. A semana pode definir o rumo das eleições de 2014 com a filiação de dois novos personagens da política mineira: o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, e o filho do ex-vice-presidente da República José Alencar, Josué Gomes. Os dois são assediados para a disputa de cargos majoritários no Estado e podem criar um novo quadro para as eleições ao governo de Minas e ao Senado.
O mandatário atleticano é alvo do PSB. Kalil poderia ser a saída do partido para a criação de um palanque para o governador de Pernambuco e pré-candidato ao Planalto, Eduardo Campos – presidente nacional da sigla. O presidente do Atlético, porém, seria o candidato socialista para a vaga que estará em disputa no Senado no ano que vem. O PSB também busca um candidato para disputar o governo de Minas.
O presidente da sigla em Minas, deputado federal Júlio Delgado, deve se reunir com Kalil nesta semana para definir o futuro do atleticano. “A filiação dele (Kalil) seria expressiva pelo momento que o partido vive, para o que a gente precisa e também pelo momento por que ele passa. Vamos marcar esse encontro. Esperamos uma resposta positiva”, afirmou Delgado.
Já o filho de José Alencar vem sendo assediado por pelo menos dois partidos: PMDB e PSD. O nome de Josué Gomes – presidente da Coteminas – foi cogitado para integrar a chapa como vice do ministro Fernando Pimentel (PT). Para convencê-lo a aceitar o convite, os partidos jogaram pesado. De um lado, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, fez o convite, enquanto o comandante do PMDB, Valdir Raupp, e o vice-presidente da República, Michel Temer, também estiveram reunidos com o empresário.
“Estamos aguardando. Ele nos disse que não se filiaria a outro partido sem comunicar o PMDB. O convite permanece”, disse o presidente da legenda em Minas, deputado federal Saraiva Felipe. O parlamentar ressaltou a importância de um nome como o de Gomes para o PMDB, que pretende lançar candidatura própria ao governo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.