quarta-feira, 20 de abril de 2011

DEPUTADO ANTÔNIO ANDRADE RESPONDE MATÉRIA PUBLICADA EM JORNAL DE PATOS DE MINAS

Belo Horizonte, 19 de abril de 2011.

Em resposta à carta publicada no Jornal Folha Patense, de Patos de Minas, dia 16 de abril, com o título “O PMDB Patense está de luto” e assinada pelo membro do Diretório Municipal do PMDB – Dirceu Deocleciano Pacheco esclareço:

O PMDB mineiro trabalha para fortalecer os seus diretórios municipais em todo o Estado. Essa ação faz parte da proposta de reestruturação do PMDB Nacional. Não será permitido, em hipótese nenhuma, que os diretórios do PMDB sejam comandados por lideranças de outros partidos como é mencionado na própria carta no seguinte parágrafo que transcrevo a seguir.

“O partido seguiu assim e segue até hoje, acompanhando o líder Arlindo Porto, que teve que se acomodar em outras legendas para prosseguir sua carreira política, visando tão somente os interesses do município e da região, apoiando para tanto candidatos de outras legendas...”. E ainda: “Os seguidores de Pedro Santos, hoje comandados por Arlindo Porto...”.

Esta é uma prova de que o PMDB de Patos está nas mãos de outro partido. Como presidente do PMDB-MG, não posso cruzar os braços para essa situação. É preciso dar voz às pessoas que querem fazer do PMDB patense um Partido cada vez mais forte. Patos de Minas merece um PMDB democrático e participativo, onde toda a sociedade possa opinar e participar da construção de uma cidade cada vez melhor.

Para aqueles que nunca ouviram a expressão “partido de aluguel”, informo que ela é utilizada quando um partido político não lança candidatos próprios e apóia outros partidos. É o caso do PMDB de Patos de Minas, que se tornou um verdadeiro partido de aluguel. Só para recordar: nas eleições de 2000 o PMDB teve candidatura própria para prefeito, com José Eustáquio (hoje vice-prefeito pelo DEM) e os peemedebistas apoiaram candidato de outro partido. Em 2004 e 2008 o PMDB também apoiou candidato a prefeito de outro partido.

A infidelidade do PMDB patense também se evidenciou nas últimas eleições, quando o Partido não apoiou deputado estadual, deputado federal, senador, governador e nem presidente da república do PMDB. Nem mesmo o vereador do PMDB Amarildo Ferreira, que foi suplente do candidato ao senado federal Fernando Pimentel, recebeu o apoio dos peemedebistas do município.

Sou filho de Patos de Minas e conheço bem a história do PMDB municipal. Tanto que fico admirado de ver alguns membros da executiva se indignarem com o fato do PMDB mineiro querer reestruturar o Partido no município. No mínimo eles deveriam achar sensata a ação que estamos propondo em Patos. Até mesmo para honrar os grandes líderes do PMDB - Pedro Pereira dos Santos e José Maria Vaz Borges. Eles sim foram lideranças de “tirar o chapéu”. Seis prefeitos do PMDB foram eleitos na era Pedro Santos/José Maria. É esse PMDB que queremos em Patos de Minas. O município merece!
Não estou aqui para confrontar, mas como presidente tenho a responsabilidade de interferir nos diretórios que não estão alinhados com a ideologia do PMDB. Por isso, vou nomear uma comissão provisória, incluindo lideranças do diretório estadual para discutir a situação de Patos de Minas.

Precisamos resgatar o espírito democrático e a força daqueles que lutaram bravamente para acabar com a ditadura e fizeram do PMDB a marca da liberdade. É este PMDB que nós queremos em Patos. Um PMDB que abre espaço para a participação de todos e não apenas de um grupo. Precisamos ter sintonia direta entre as bases e a cúpula do partido, pois a força do PMDB está na luta das suas bases. É desta forma, com a participação de professores, médicos, profissionais liberais, jovens, estudantes, empresários e trabalhadores, que vamos fazer este partido ser cada vez maior.

Aproveito para convidar a todos os patenses para participarem da reconstrução do diretório municipal do PMDB. Porque Juntos somos fortes. Divididos somos muito fracos. Então vamos à luta!

Antônio Andrade
Presidente do PMDB-MG
Deputado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.