quarta-feira, 20 de abril de 2011

DECLARAÇÃO DE ELMIRO NASCIMENTO DEIXA O SECRETÁRIO EM SITUAÇÃO CONSTRANGEDORA

O secretário de estado de Agricultura, Elmiro Nascimento (DEM), é a nova vítima da própria sinceridade – registrada e enviada para a internet. Ao chegar a Januária, Norte de Minas, em meio a lideranças da cidade e de municípios vizinhos, Elmiro, durante conversa ao celular, disse que a região está submetida a outro comando que não o emanado pelo Palácio da Liberdade. “Governador não manda nada aqui não, viu? Esta terra aqui tem um cacique”, disse, em meio a risadas.

Testemunha da declaração, o presidente da Câmara de Januária, Hamilton Viana (PT), afirmou que Elmiro, primeiro suplente do senador Aécio Neves (PSDB), se referia ao deputado estadual Paulo Guedes (PT), que tem votação expressiva em toda a Região Norte de Minas. Mas o termo “cacique” não teria sido usado apenas como uma forma de expressar a liderança do deputado na região. Guedes é de São João das Missões, município que abriga grande parte das terras dos índios xacriabás. Ainda conforme Hamilton, a família do parlamentar é vizinha da tribo e mantém boas relações com os indígenas.

Segundo o presidente da Câmara de Januária, Elmiro conversava ao telefone com outros deputados, que estariam acertando uma viagem a Brasília para audiência no Ministério das Cidades. O secretário esteve na cidade, na quinta-feira, para reunião com agricultores, que reclamam de impedimentos da legislação ambiental para expansão de áreas de lavoura.

O secretário de Agricultura confirmou que tratou Paulo Guedes como “cacique” pela relação que o parlamentar mantém com os xacriabás. Disse que se referia ainda ao responsável por um órgão do governo federal na cidade, cujo nome não se lembrou, por ser descendente indígena. Elmiro afirmou que não se lembrava sobre o quê e com quem falava no momento da declaração. “Foi tudo uma brincadeira. Alguém, maldosamente, gravou e colocou na internet”, disse.

O deputado Paulo Guedes classificou a declaração do secretário como “muito triste”. Em seguida, o parlamentar reclamou da atuação do governo na região. “Nós nos sentimos como se não fizéssemos parte de Minas Gerais. As políticas públicas do estado não acontecessem na região. A presença do governo aqui é pequena”, reclamou.

A declaração de Elmiro foi filmada por uma das pessoas que receberam o secretário no aeroporto da cidade. O material foi divulgado em um blog, chamado “Minas do Norte” e postado em uma rede de compartilhamento de vídeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.