domingo, 11 de abril de 2010

BRASLIA-DF E JK UMA HISTÓRIA DE AMOR

Lembrar de Brasilia-DF é matar saudades de Jk. A cidade comemora no próximo dia 21 de abril 50 anos. Por tanto, parabenizar a capital federal é lembrar de algumas ações do maior presidente da nossa história:
Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961)• Este governo foi marcado pelo desenvolvimento. Juscelino, de grande simpatia, ancorado num plano de metas, que priorizava os setores energéticos, industriais, educacionais, de transporte e de alimentação, pregava que pretendia avançar “50 anos em 5”. Seu objetivo era industrializar o Brasil. Tentando o progresso econômico, o governo favoreceu a penetração dos capitais estrangeiros. Entre suas inúmeras realizações, podemos citar a instalação de fábricas de automóveis, caminhões, tratores, produtos farmacêuticos, e a construção das hidrelétricas de Furnas e Três Marias.
Pavimentou milhares de quilômetros de estradas federais, mas sua obra maior foi a idealização e a construção de Brasília, a 21 de abril de 1960, no Estado de Goiás que era a nova capital do país, planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lucio Costa, que levaria maior desenvolvimento ao coração do país, em Goiás. Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960.
O principal objetivo dele era desenvolver os transportes, as estradas, a energia e a indústria. Legado de Juscelino Kubstcheck: Fundou Brasília. Criou a indústria automobilística. Foi o primeiro presidente a obter consenso no congresso de forma a seguir a cartilha desenvolvimentista desenhada por Getúlio. (1956-1961). Seu logan: “50 anos em 5”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.