terça-feira, 21 de abril de 2015

EX-DEPUTADO ROMEU QUEIROZ RESOLVE PAGAR MULTA DE MAIS DE R$ 800 MIL E CONSEGUIR PRISÃO DOMICILIAR

Queiroz pede parcelamento de multa
Romeu Queiroz (no centro, de branco) cumpre pena na penitenciária José Maria Alkimin
Após mais de dois anos de seguidas tentativas de driblar o pagamento da multa imposta na condenação do Mensalão, o ex-deputado federal Romeu Queiroz decidiu quitar a sanção para conquistar o direito de cumprir o restante da pena em prisão domiciliar. Além de seis anos e seis meses de prisão, o empresário foi condenado, em 2012, a pagar uma multa de 330 dias-multa – o equivalente, à época, a R$ 828 mil – por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
A defesa de Queiroz aguarda a resposta do Ministério da Fazenda para iniciar o pagamento. “Romeu está pleiteando o parcelamento para pagar. Esperamos dividir em pelo menos 60 parcelas, já que qualquer dívida é parcelada nessa quantidade pela Receita”, afirma o advogado do ex-deputado federal, Marcelo Leonardo.
A desistência das tentativas de reverter o pagamento da multa ocorreu após novas negativas do Supremo Tribunal Federal (STF) neste mês. O último esforço da defesa foi baseado na argumentação de que o “prévio pagamento da pena de multa não é requisito legal para a progressão de regime, tendo em vista que não há prisão por dívida”, rechaçado pelo STF.
“Especialmente em matéria de crimes contra a Administração Pública, a parte verdadeiramente severa da pena, a ser executada com rigor, há de ser a de natureza pecuniária”, justificou o ministro do supremo Luís Roberto Barroso.
Queiroz trabalhou fora da penitenciária até ser flagrado em um restaurante, em janeiro, e relutava em pagar a multa para conseguir a progressão de pena para regime aberto. Em uma das tentativas para reduzir o valor, a defesa alegou, ainda em 2013, que a sanção era “absolutamente desproporcional em relação ao patrimônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.