sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ENCHENTES: DILMA EM GOVERNADOR VALADARES

Logo após a confirmação de que Minas registrou mais duas mortes em razão das chuvas, ambas em Virgolândia, no Vale do Rio Doce, a presidente Dilma Rousseff encerrou uma reunião com prefeitos da região e anunciou que todas as 34 cidades mineiras que decretaram situação de emergência por causa das chuvas receberão um cartão emergencial com verba ilimitada para auxiliar as vítimas dos desastres naturais. 

Com o Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), a prefeitura pode gastar ajudando famílias desabrigadas e desalojadas, comprando medicamentos e itens necessários à manutenção dos centros de apoio, fazendo a limpeza da cidade, contratando caminhões etc. Para isso, não há necessidade de convênio e assinatura de documentação com o governo federal. A presidente ressaltou, porém, que o uso desses cartões será controlado, e as prefeituras terão de fazer relatórios de gastos. "Numa emergência, não dá para liberar recursos pelos canais normais. Por isso criamos o 'cartão desastre' para superar a burocracia", disse Dilma em entrevista no aeroporto de Governador Valadares.
Na manhã desta sexta-feira, Dilma sobrevoou Governador Valadares e a vizinha Virgolândia, ambas no Vale do Rio Doce, acompanhada pelo governador Antonio Anastasia e por três ministros (da Integração Nacional, Francisco Teixeira; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; e da Saúde, Alexandre Padilha). Sobre o que viu em Virgolândia, declarou que ficou impressionada. “A imagem que eu tive foi muito impactante. É sorte da cidade não ter um rio passando por ela”, afirmou, destacando que a característica da topografia amenizou a possibilidade de um desastre ainda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.