Com a simplicidade de sempre tive a honra de ser recebido pelo o Ministro Antônio Andrade em seu gabinete no Ministério da Agricultura em Brasília-DF, para uma conversa informal, sobre sua importante visita à China, já que atravez da sua capacidade de trabalho e articulação política conseguiu junto ao governo chinês aprovar três variedades de soja geneticamente modificadas de interesse do Brasil.
Antônio Andrade lembrou, ainda, que a aprovação torna-se ainda mais significativa em função da propagação da lagarta Helicoverpa armigera em vários Estados do Brasil. Conforme o ministro, as novas sementes aprovadas pelo governo chinês já tinham seu uso autorizado no Brasil e em outros mercados, mas os produtores de soja e a empresa detentora da tecnologia estavam aguardando a aprovação chinesa, pelo fato de a China ser o principal mercado comprador da soja brasileira.
Em abril de 2013, o Brasil exportou 7,154 milhões de toneladas de soja em grãos, equivalente a US$ 3,797 bilhões. Deste total, 5,604 milhões de toneladas (US$ 2,966 bilhões) tiveram a China como destino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.