quarta-feira, 10 de abril de 2013

DELFIM NETO: FERNANDO HENRIQUE LIDERA A INFLAÇÃO

Em meio a críticas à inflação do atual governo e às escolhas da presidente Dilma Rousseff e de sua equipe econômica para controlá-la – como o fato de não elevar a taxa básica de juros – o economista e ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto publicou nesta quarta-feira 10 uma análise que compara a inflação e o PIB dos últimos governos e revela que "nunca tivemos sucesso na conquista de uma taxa de inflação realmente civilizada", em suas próprias palavras.
O gráfico publicado na Folha de S.Paulo, junto ao artigo de Delfim Netto, com base em números do IBGE, mostra que a inflação nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso era mais alta do que nos dois de Lula e no corrente, de Dilma. A média de crescimento do País (PIB) nas duas gestões de FHC também foi menor do que nas gestões de Lula. Todas, porém, foram maiores do que a atual, de Dilma, registrada em 2012.
A conclusão de Delfim é que "o Brasil concebeu um engenhoso programa de estabilização – o Plano Real", mas que o desempenho de nenhum governo em matéria de crescimento e alta de preços foi excepcional nos últimos vinte anos. Segundo ele, a dramática experiência de conviver com uma inflação alta e persistente acabará nos levando ao "remédio fácil e enganador de aumentar a indexação das rendas dos agentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.