segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

MARINA SILVA: EMBUSCA DOS VOTOS DE MINAS

A ex-senadora Marina Silva tem uma gratidão especial pelos mineiros e, em especial, por Belo Horizonte. Foi na capital mineira que ela, grande surpresa das eleições presidenciais de 2010, teve seu desempenho mais surpreendente em todo o país: nem o seu partido à época, o PV, contava com os 560 mil votos obtidos em BH, uma frente de 126 mil votos sobre a presidente Dilma Rousseff (PT).

Marina escalou como seu principal articulador político no estado e ex-deputado federal Zé Fernando Aparecido (sem partido). Ele é filho de José Aparecido de Oliveira, político tradicional que foi secretário de Jânio Quadros, ministro de José Sarney e era conhecido pela habilidade nas negociações políticas.

Zé Fernando, como é conhecido em Minas, foi candidato a governador do PV em 2010. Apesar do ótimo desempenho de Marina, decepcionou, com apenas 234 mil votos no estado, ou 2,34% do total.

Leia trecho da matéria de Isabella Lacerda, do jornal O Tempo

Uma força-tarefa está sendo formada em Minas Gerais para recolher as assinaturas para a criação do partido que terá como líder nacional a ex-senadora Marina Silva. Revelação da disputa pela Presidência da República de 2010, quando recebeu 20 milhões de votos, Marina tem, na futura sigla, o ponto fundamental para se lançar novamente em 2014.

O maior desafio é recolher 500 mil assinaturas, por todo o país até outubro - prazo legal de filiação partidária. Em Minas, seu principal articulador é o ex-deputado federal Zé Fernando Aparecido (sem partido), cuja candidatura a governador, em 2010, tinha nela sua principal madrinha. Três anos atrás, os dois concorreram pelo PV. 

O ex-parlamentar está empenhado em garantir, em Minas, grande parte das adesões à nova legenda. "Acredito que vamos conseguir, em todo o país, mais de 3 milhões de assinaturas", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.