sexta-feira, 27 de maio de 2011

ANJ : AUTORREGULAMENTAÇÃO

A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) aprovou ontem o Programa Permanente de Autorregulamentação, por meio do qual aponta cinco caminhos de boas práticas para aproximar as publicações ainda mais dos leitores e dar mais transparência a essa relação.

A entidade elaborou uma cartilha com sugestões como reconhecimento e publicação de erros, canais de atendimento aos leitores, publicação de cartas/e-mails de leitores, fóruns de análise crítica e processos de relacionamento com os leitores.

A presidente da ANJ, Judith Brito, explicou que a entidade criou um modelo próprio de programa, descentralizado e com base nas experiências existentes.

A partir da cartilha, cada jornal terá liberdade de estabelecer suas regras. A dirigente afirmou também que a adoção dessas medidas fortalece a liberdade de imprensa ao mesmo tempo que exige maior responsabilidade dos jornais.

— É uma demonstração de que não aceitamos qualquer tipo de censura e de intervenção externa que ameace a liberdade de imprensa. Assim, reforçamos a independência do jornal. Mas é, ao mesmo tempo, uma demonstração de responsabilidade e de transparência — disse Judith Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.