quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º DE MAIO : O DIA DO TRABALHO

O Dia do Trabalho é comemorado no dia 1° de Maio em muitos lugares do mundo. No Brasil a data é celebrada desde 1895. Mas foi apenas em 1925 que a data entrou para o calendário oficial da nação, após decreto do então presidente Artur Bernardes. A origem da comemoração remonta de uma grande movimentação grevista iniciada em Chicago, uma das maiores cidades industriais dos Estados Unidos, em 1886. Naquele dia, milhares de trabalhadores foram às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho. Alguns dias depois, trabalhadores e policiais entraram em confronto, resultando na morte de pelo menos doze trabalhadores e sete policiais. Em 20 de junho de 1889, durante um encontro socialista realizado em Paris, na França, ficou decidido que no dia 1° de Maio seria comemorado o dia do trabalhador, em homenagem aos mortos durante o embate.
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo.
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas as relações trabalhistas.
- Em 1° de maio de 1980 milhares de manifestantes desafiaram a ordem da ditadura que proibia a celebração do Dia do Trabalho e se reuniram no centro da cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Da prisão, o sindicalista Luis Inácio Lula da Silva convidou trabalhadores e familiares para a celebração. Com o grande número de pessoas que compareceram ao local, o coronel comandante das forças de repressão recebeu ordens para retirar suas tropas. Esta ficaria conhecida como uma das maiores vitórias pacíficas contra a repressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.