segunda-feira, 19 de março de 2012

EDUCAÇÃO NO CAMPO

A presidente Dilma Rousseff deve anunciar na próxima terça-feira (20) o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) para impulsionar a qualidade da educação rural. O programa prevê construção e reforma de escolas, qualificação de professores e a criação de grades curriculares e disciplinas específicas, adaptadas à realidade dos estudantes que vivem na zona rural.

As escolas localizadas em áreas rurais respondem por 12% das matrículas de educação básica no país. Os indicadores educacionais do campo são bastante inferiores aos verificados nas áreas urbanas. Enquanto a taxa de analfabetismo no país – na população com mais de 15 anos – é 9,6%, na zona rural o índice sobe para 23,2%. Apenas 15% dos jovens de 15 a 17 anos do campo estão no ensino médio e só 6% das crianças até 3 anos têm acesso à creche

LAGAMAR-MG: O MISTÉRIO CONTINUA......

Continua o mistério......Diante dos nomes que disputarão a eleição municipal deste ano em Lagamar. Os nomes mais citados são: Wilson Rodrigues (assessor dep. Antônio Andrade) PMDB, Jorge Olívio (DEM) e Dr. Cássio Marra (PDT).




Também estão na lista, o ex-prefeito Jovelino Cândido (Jota) PHS, e Vivaldo Donizete (PSB). Enquanto isso o tempo passa........

GAROTA DE IPANEMA: SEGUNDA CANÇÃO MAIS EXECUTADA NA HISTÓRIA

Segundo O Globo, consta que “Garota de Ipanema” é a segunda canção mais executada da história, atrás apenas de “Yesterday”, dos Beatles. De acordo com a editora do grupo Universal, que administra a comercialização da música, há mais de 1,5 mil produtos (LPs, CDs, DVDs) com ela.

É impossível saber ao certo o número de interpretações gravadas, mas deve ultrapassar 500. Na internet, encontram-se versões em finlandês, estoniano e até esperanto. E a inclusão em filmes, programas de TV, comerciais e jogos eletrônicos não para — só neste ano, os herdeiros de Tom Jobim e Vinicius de Moraes aprovaram a utilização na série “Mad men”, num filme dos irmãos Coen e em campanhas da Nike e da Calvin Klein, dentre outras consultas

FPM: CRISE NOS MUNICÍPIOS

A mistura de despesas elevadas com funcionalismo, receita própria reduzida e investimentos escassos ou até inexistentes leva duas em cada três cidades brasileiras (63,5%) a viver situação financeira difícil ou crítica. O retrato está no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Rio com dados de 2010 para medir a qualidade da administração financeira das cidades. Só 95 (1,8%) das 5.266 prefeituras avaliadas tiveram a gestão das contas considerada de excelência, com conceito A.

O levantamento, que ajuda a explicar a desproporção entre a qualidade dos serviços públicos e a elevada carga tributária brasileira, mostra que Sul e Sudeste abrigam 81 das 100 municipalidades com melhor desempenho nas finanças. Na ponta inversa, as 93 piores administrações estavam no Norte e no Nordeste - em correlação forte, mas não automática, com a renda.

CONGRESSO NACIONAL: ANTÔNIO ANDRADE NA PRESIDÊNCIA DO CFT

A primeira reunião da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), comandada pelo novo presidente, deputado federal Antônio Andrade (presidente da Executiva Estadual do PMDB-MG), na manhã de 14 de março, teve um requerimento rejeitado e outro aprovado. Os outros requerimentos não foram deliberados em virtude do encerramento da reunião por falta de quorum.

O requerimento aprovado (Nº 81/11) por unanimidade, de autoria do Sr. Pauderney Avelino, "solicita informações ao Ministro da Fazenda, Sr. Guido Mantega, sobre a suposta disputa entre o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, para assumir a administração da folha salarial do funcionalismo da Bahia".

Já o requerimento rejeitado (Nº 80/11), também do Sr. Pauderney Avelino - "requeria que fossem convidados os Srs. Guido Mantega - Ministro de Estado da Fazenda; Aldemir Bendini - Presidente do Banco do Brasil; e Jorge Fontes Hereda - Presidente da Caixa Econômica Federal, para prestarem esclarecimentos sobre suposta disputa entre Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para assumir a administração da folha salarial do funcionalismo público da Bahia".

Antônio Andrade foi indicado pela a bancada do PMDB para ocupar a presidência da CFT. Conhecido pela simplicidade e alta capacidade de articulação política, Andrade vai exercendo uma forte influência política no Congresso Nacional