domingo, 12 de agosto de 2012

SAIBA O QUE É QUOCIENTE ELEITORAL

Quociente eleitoral: Divisão do número de votos válidos pelo número de cadeiras a que cada partido tem direito no Legislativo.

Exemplo: Suponhamos que o número de votos válidos seja igual a 100 mil e o número de cadeiras a ser preenchido na Casa Legislativa seja dez. Temos então que o coeficiente eleitoral é de 10 mil votos.

100 mil votos /10 cadeiras = 10 mil votos (quociente eleitoral)

A cada 10 mil votos que o partido obtiver ele ganha uma cadeira. Serão eleitos os candidatos mais votados, mesmo que tenham recebido menos de 10 mil votos.

SALÁRIO ATRAE CANDIDATOS A VEREADOR

Dois grandes colégios eleitorais mineiros chamam a atenção em especial: Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Montes Claros, no Norte de Minas. Em ambas, o salário irá aumentar em cerca de 50%. Por mês, o parlamentar eleito em Uberlândia ou Montes Claros irá receber - sem contar com auxílios e verbas de gabinete - R$15.031,62 e 14.029,65, respectivamente. São o segundo e terceiro maiores salários pagos a vereadores em todo o Estado.

Além do aumento dos salários, nas duas cidades, cresceu também a concorrência por uma vaga na Câmara. Em Uberlândia, o número de candidatos praticamente dobrou da última eleição para esta. Eram 340 candidatos em 2008 e, agora, 635 nomes tentam se eleger. Em Montes Claros, a situação é semelhante. Há quatro anos, 299 pessoas haviam se registrado e, em outubro, 471 vão conferir nas urnas se foram eleitas ou não.