quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

MATÉRIA DE MENINO POBRE QUE PASSA NO CURSO DE MEDICINA CHAMA A ATENÇÃO DO EX-PRESIDENTE LULA



Uma reportagem especial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), feita pelo jornalista potiguar Laurence Campos, é exemplo de perserverança que ganha o Brasil.


O vídeo emociona e já foi compartilhado pelo ex-presidente Lula da Silva no Facebook. A matéria mostra a trajetória de Everton Frutuoso, um estudante muito pobre do RN, filho de um agricultor e de uma dona de casa, que passou no curso de Medicina. 

Até o momento já são quase 41 mil visualizações do material que foi ao ar na terça-feira da semana passada.  

ELEIÇÃO EM MINAS: PSDB USARÁ ANASTASIA PARA CONSTRUIR APOIO

Como os principais cargos da chapa tucana já estão predefinidos, os partidos aliados se agitam em disputa pelas duas vagas que restariam, a primeira e segunda suplências da candidatura ao Senado. O interesse é fermentado pelo favoritismo do futuro candidato a senador, Antonio Anastasia (atual governador), e pela expectativa de que, uma vez eleito, ele poderá não cumprir os oito anos de mandato. Há duas possibilidades projetadas.
Se for eleito senador, Anastasia poderia virar ministro caso o futuro presidente da República seja o tucano, Aécio Neves, ou o pessebista pernambucano Eduardo Campos, após eventual composição. Hoje, essas chances ainda não são visíveis, mas há uma terceira cogitada pelos aliados para as eleições municipais. Se Aécio não se eleger presidente, Anastasia seria o nome mais competitivo que ele teria para disputar a sucessão do prefeito de Belo Horizonte, em 2016.
Nessas articulações, o PSD do ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab deverá indicar o atual secretário de Estado da Saúde, Alexandre Silveira, para a primeira suplência. A segunda suplência estaria reservada ao PSB do prefeito Marcio Lacerda, de Belo Horizonte. Um grupo defende o nome do presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, por seu eventual potencial eleitoral; outro sugere o nome do presidente estadual do PSB, Júlio Delgado, receosos do efeito Perrela (Zezé), ex-dirigente do Cruzeiro que chegou ao Senado por meio da suplência (do ex-senador Itamar Franco).
 
“Não podemos trazer desgastes para a candidatura de Anastasia. Ele é o motor da chapa, precisa ficar leve e sem problemas”, observou um aliado, referindo-se ao fato de Kalil não ser aceito pelos eleitores que torcem pelo time rival, além do desgaste da ascensão do ex-dirigente cruzeirense.
Apesar das atividades de governo, como visita a obras, Antonio Anastasia já está organizando sua saída e transferindo tarefas ao vice, Alberto Pinto Coelho (PP), que, a partir do dia 4 de abril, toma posse no cargo. Hoje, Anastasia despede-se da bancada federal mineira em Brasília. A partir de sexta-feira, ele viaja ao exterior durante 15 dias, com retorno previsto para o dia 15 de março.

CARNAVAL: FUNCIONAMENTO BANCÁRIO

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que nos dias 3 e 4 de março não haverá atendimento nas agências bancárias em função do feriadão de Carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, as agências abrirão para atendimento ao público ao meio-dia. As contas de consumo (água, energia, telefone e etc) e carnês que tiverem marcados essas datas para o vencimento poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriadão, sem acréscimo.
 
A população ainda pode utilizar os meios alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking e banco por telefone. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados.
 
 

KENNEDY ALENCAR: A FORÇA DE LULA NA CAMPANHA DE DILMA

Ao perguntar quem está mais preparado para fazer mudanças no Brasil, o Datafolha obteve respostas que reforçam a avaliação de que a reeleição da presidente Dilma Rousseff dependerá bastante do empenho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Segundo o Datafolha, Lula é o mais preparado para mudar o Brasil na opinião de 28% dos entrevistados. Dilma aparece em segundo nesse quesito: 19%. Depois, vem o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, com 14%. A ex-senadora Marina Silva (PSB) ficou com 11%.
 
Mas Barbosa já disse que não vai disputar o Palácio do Planalto neste ano. E Marina deverá ser vice do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também do PSB. Por ora, estão fora do páreo.
O senador Aécio Neves (MG), candidato do PSDB à Presidência, teve 10%. E Campos, que disputará o Palácio do Planalto pelo PSB, foi apontado por 5% como o mais preparado para promover alterações no país. Dos entrevistados, 6% optaram pela resposta nenhum. Outros 6% não souberam responder.
 
Os dois prováveis candidatos da oposição deverão dizer que suas taxas refletem o baixo índice de conhecimento na comparação com figuras como Lula, Dilma, Marina e Barbosa. Sim, isso explica um pouco. Mas não garante que, ao se tornar mais conhecidos, também serão apontados como os mais preparados para mudar o Brasil.
 
Há uma hipótese para justificar as respostas a essa pergunta do Datafolha: uma parcela significativa da população enxerga na dupla Lula-Dilma o caminho para alterações porque os governos do PT já mudaram para melhor a vida dos mais pobres.
 
Se os petistas já fizeram esse trabalho, é natural que sejam vistos como os mais preparados para continuar a missão. Por isso, os estrategistas de Dilma já entoam o discurso de que ela seria a mais indicada para promover as alterações que dois terços do eleitorado desejam.
 
Na campanha, voltará a ser reforçada a ligação entre Lula e Dilma. O ex-presidente será usado para tentar relembrar à maior parte do eleitorado que Dilma seria a mais indicada para dar continuidade ao trabalho que ele começou.
 
Depois de massificar as políticas públicas para os mais pobres e de criar um mercado consumidor que permitiu o nascimento de uma nova classe média, seria o momento de outra mudança de patamar na qualidade de vida da população.

MARQUETEIRO COBRA R$ 4,2 MILHÕES DO PSDB NA JUSTIÇA

José Serra ouve o marqueteiro Luiz González durante intervalo no debate da TV Bandeirantes (Foto: AE)
José Serra ouve o marqueteiro Luiz Gonzalez durante intervalo no debate da TV Bandeirantes (Foto: AE)

O marqueteiro Luiz Gonzalez entrou nesta terça-feira com uma cobrança judicial, para receber R$ 4,2 milhões que até agora não lhe foram pagos pelo PSDB.
 
A conta se refere à eleição de 2010, mais especificamente à campanha presidencial do ex-governador José Serra.
A ação veio acompanhada da promessa de que nada disso extrapola a esfera comercial. Amigos, amigos. Negócios à parte.