sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O PREFEITO E O LEGISLATIVO DE VAZANTE

Com a posse do Vereador Belchior Beca (PSDB) como presidente da Câmara o prefeito Orlando Fialho (PP), terá um parlamentar independente politicamente na presidência da Casa Legislativa, exigindo agora da bancada governista uma atuação mais firme e categórica.

WILL NUNES COMENTA: o Vereador Bechior Beca na sua tragetória política sempre esteve ao lado do executivo, independente de cores partidárias. Já como presidente da Casa costuma manter uma linha total de independência. Deixando uma incógnita diante dos temas do executivo abordados no Legislativo. Lembrando que como Vereador ele sempre costumava acompanhar o grupo da situação e agora com presidente ele deixa a base e passa a ter uma posição mais neutra.

STF NEGA POSSE DE DEPUTADO ESTADUAL EM MG

O deputado estadual Pedro Ivo Ferreira Caminhas, o Pinduca (PP), perdeu nessa quinta-feira o primeiro round no Supremo Tribunal Federal (STF) para assumir um novo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Enquadrado nas proibições previstas na Lei Ficha Limpa, o parlamentar teve o pedido de liminar para reaver a vaga, teoricamente conquistada pela coligação PSDB-PP-DEM no pleito de 2010, negado pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso. Apesar de ter tido votos suficientes para garantir um novo mandato, Pinduca foi considerado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) por prática de abuso de poder econômico.

REAJUSTE DOS PROFESSORES

A nova política do governo de Minas de remuneração para os professores da rede estadual de ensino, retroativa a 1º de janeiro, foi publicada quinta-feira no Minas Gerais. Os salários passam a ser calculados pelo sistema de subsídios, unificados por carreira, de acordo com tabelas estabelecidas por lei. Gratificações por tempo de serviço e outras foram incorporadas aos subsídios. Pelo sistema, conforme a Secretaria da Educação, os 310 mil professores ativos e aposentados terão aumento de salário real de, no mínimo, 5%, com impacto de R$ 1,2 bilhão por ano na folha de pagamento da pasta. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute-MG), no entanto, afirma que apenas 234 mil servidores, da ativa ou não, receberão contracheque mais alto com as mudanças adotadas pelo governo. As modificações foram feitas por resolução conjunta das secretarias de Educação e Planejamento e Gestão.

VOOS DOMÉSTICOS

A demanda por voos domésticos fechou 2010 com o maior crescimento dos últimos cinco anos, impulsionada por um avanço estimado de 7,5% no Produto Interno Bruto (PIB). Ante 2009, a procura por transporte aéreo em rotas internas subiu 23,5%. No segmento internacional operado por companhias brasileiras, a elevação da demanda também foi expressiva, de 20,4%.

LAGAMAR: ELEIÇÃO MUNICIPAL

Pedro Andrade é mais um nome que pode disputar a sucessão municipal de Lagamar em 2012. Ele estaria de olho na cadeira do prefeito Ari Batista.

WILL NUNES COMENTA:a disputa municipal em Lagamar tá apenas começando, muita água ainda vai passar debaixo da ponte.

ANTÔNIO ANDRADE E OS CARGOS DO PMDB EM MG

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Antonio Andrade, garantiu nessa quinta-feira (13) que o partido apoia a indicação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas, Gilson Queiroz, para o comando da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Queiroz é ligado ao ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT). Com o apoio, os peemedebistas mineiros esperam que os petistas abram caminho para a indicação do ex-senador Hélio Costa à presidência de Furnas.


“Em uma briga do PT mineiro com o PMDB nacional pela Funasa, fico com o PT, que tem um bom nome para o cargo”, afirma Andrade. Com um discurso de unidade, o peemedebista defende que todos os partidos que compõem a base da presidente Dilma Rousseff (PT) devem ser contemplados no segundo escalão. “Minas ficou à margem do Governo, defendo a importância do Estado no contexto nacional”, justifica.


Apesar de apoiar a distribuição de cargos para os partidos aliados, o presidente peemedebista nega que o partido tenha desistido de ocupar pastas. “Quero que o PMDB tenha o maio espaço possível no Governo”, afirma Andrade.


Hélio Costa é nome do PMDB para Furnas


A bancada do PMDB no Senado indicou o nome do senador e candidato derrotado ao Governo de Minas, Hélio Costa, para a presidência de Furnas. Outro nome cotado é o engenheiro e ex-diretor da estatal energética, Marcos Lima – que foi indicado pela bancada da Câmara. “Qualquer um dos dois que a Dilma escolher estamos bem servidos”, avalia o presidente peemedebista.