segunda-feira, 2 de maio de 2016

MONTES CLAROS: RUY MUNIZ AINDA TEM UM PAPEL IMPORTANTE NO CENÁRIO POLÍTICO

Diante do quadro que vive o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB) existe aí uma situação que paira no ar. Tirando as paixões de ambos os lados (situação e oposição) continua incerto qual será a reação da população montes-clarense quando a situação se normalizar.

A opinião externa diante da propagação dos fatos é uma. O pensamento local de uma ala importante da população é outro bem diferente. Mas ninguém até agora ousa opinar o que ocorrerá nos próximos dias. Já que tudo depende da situação principal da peça do tabuleiro, o prefeito Ruy.

Caso obtenha a liberdade em breve terá ele condições de comandar novamente seu grupo político e força suficiente para convencer a população diante de tudo que aconteceu com potencial para novamente entrar na guerra em busca da reeleição?

O que o montes-clarense pensa exatamente sobre os fatos ocorridos? Como será sua reação? Um novo nome pode virar um fato capaz de supreender? Quem seria? A verdade é que o quadro político em Montes Claros continua completamente confuso, sem direção.

E tudo depende do destino e das decisões do prefeito Ruy Muniz(PSB), ele é a pedra mais importante do jogo, já que a oposição não consegue ainda nem como explorar os últimos acontecimentos. Quem conseguiu fazer foi somente a mídia, que captou o momento histórico (fala da deputada Raquel Muniz) que vive o país e deu dimensão aos acontecimentos.

MONTES CLAROS: VICE PODE VIRAR PREFEITO

A indefinição sobre a situação do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB) coloca o vice-prefeito José Vicente (PMDB) na linha de frente, com a possibilidade de assumir a cadeira do executivo municipal.

SENADORES QUE APOIRÃO PEDALADAS, AGORA SÃO CONTRA A DILMA

:
Levantamento da Folha aponta que quase metade dos 51 senadores que declaram que a presidente Dilma Rousseff deve ser afastada por crimes contra o orçamento liberou o governo a gastar além do autorizado pelo Congresso; 24 desses senadores votaram em 2014 ou em 2015 a favor da mudança da meta fiscal, entre eles, Romero Jucá (PMDB-RR) e a ex-petista Marta Suplicy.

WILL NUNES: dizer o quê?

COMEÇA A SE COMPLICAR A VIDA DE AÉCIO NEVES

Com base na delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STF pedido para que sejam abertos inquéritos contra o senador Aécio Neves e a cúpula do PMDB no Senado, incluindo Romero Jucá (RR), Jader Barbalho (PA), Valdir Raupp (RO) e Renan Calheiros (AL), presidente da Casa; caso o ministro Teori Zavascki determine o início das investigações, Aécio passará a ser oficialmente investigado pela Lava Jato; contra ele, há duas linhas de investigação: uma envolvendo suposto recebimento de propina de Furnas, e outra sobre maquiagem de dados do Banco Rural em CPI para esconder irregularidades envolvendo o PSD.

WHATSAPP FICARÁ FORA DO AR

Folha de S.Paulo

A Justiça mandou as operadoras de telefonia fixa e móvel bloquearem o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp em todo o país por 72 horas. A medida começará a valer a partir das 14h desta segunda-feira (2). A decisão, de 26 de abril, é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE).

As cinco operadoras —TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel— já receberam a determinação e informaram que vão cumprir. Em caso de descumprimento, estarão sujeitas a multa diária de R$ 500 mil.

O juiz Marcel Montalvão é o mesmo que, em março, mandou prender o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan. Na época, a decisão ocorreu após a empresa não colaborar com investigações da Polícia Federal a respeito de conversas no WhatsApp em processo de tráfico de drogas.
Em dezembro, o WhatsApp havia sido bloqueado no Brasil por 48 horas devido a uma investigação criminal. Na ocasião, as teles receberam a determinação judicial com surpresa, mas a decisão não durou 48 horas.

O bloqueio foi uma represália da Justiça contra o WhatsApp por ter se recusado a cumprir determinação de quebrar o sigilo de dados trocados entre investigados criminais. O aplicativo pertence ao Facebook.
Em fevereiro, um caso parecido ocorreu no Piauí, quando um juiz também determinou o bloqueio do WhatsApp no Brasil. O objetivo era forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com investigações da polícia do Estado relacionadas a casos de pedofilia.

A decisão foi suspensa por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí após analisar mandado de segurança impetrado pelas teles.

NORTE DE MINAS - MANGA-MG: EX-PREFEITO INDECISO

Em Manga a movimentação é intensa nos bastidores para definição do cenário político. Uma das peças é o ex-prefeito de Manga Quinquinha Oliveira (PTB) que apesar de manifestar desejo de voltar a comandar a cidade ainda não se definiu. 

ESCADÂLO MILIONÁRIO ATINGE EM CHEIO O EX-GOVERNADORES ANASTASIA E ALBERTO PINTO COELHO


A Controladoria Geral do Estado (CGE) de Minas Gerais afirma ter encontrado irregularidades em três órgãos do Estado, que teriam sido praticadas em períodos compreendidos nas gestões anteriores, ocupadas pelos então governadores Antonio Anastasia (PSDB) e Alberto Pinto Coelho (PP).


Os controladores do Estado afirmam que os supostos problemas podem ter causado danos de aproximadamente R$ 72,5 milhões ao patrimônio público, apenas no Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop) e na Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).


As irregularidades, segundo a CGE, aconteceram entre 2011 e 2014 no Deop, e entre 2013 e 2014 na Seds, além de também atingirem o Instituto de Geoinformação e Tecnologia (Igtec).

Tanto o Igtec quando o Deop podem ser alvos da reforma administrativa. O primeiro pode ser extinto nas próximas semanas. Já o Deop pode ser fundido com o atual Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O governo atual alega que há sobreposição de alguns deles e busca cortar 10% dos cargos no Estado com a medida. Os relatórios da CGE podem ajudar a embasar a reforma que será enviada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Falta de fiscalização. A reportagem de O TEMPO teve acesso a documentos que resumem alguns dos problemas. As principais irregularidades seriam, de acordo com os relatórios da CGE, falta de fiscalização e execução precária de serviços administrativos, o que teria levado a sobrepreço; serviços cobrados em duplicidade; editais irregulares; pagamento indevido a empresas e ausência recolhimento de taxas.

“Por exemplo, no caso do Deop, os trabalhos de auditoria revelaram uma falta de comprometimento com a fiscalização de contratos de obras, o que implicou na irregular execução do recurso público e consequente dano ao erário”, explicou o controlador geral do Estado, Dany Andrey Secco.

Também haveria, de acordo com a CGE, problemas no controle do ponto de servidores do Igtec, além de vínculos de parentesco entre sócios de empresas cotadas em uma licitação para aquisição e controle de equipamentos de segurança da Seds.

Indagado sobre os relatórios, Secco disse que não é possível afirmar, por meio das irregularidades constatadas, que houve a intenção de fraudar os órgãos, ou que os erros foram praticados diretamente pelos dirigentes das instituições.

EDUARDO CUNHA : QUEREM BARRAR SUA CASSAÇÃO

LULA MARQUES: <p>Brasília- DF 26-04-2016 Presidente da câmara dos deputados, Eduardo Cunha durante sessão da câmara. Lula Marques/Agência PT</p>
Mesa Diretora da Câmara deve barrar um recurso ao plenário dos defensores da cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se o Conselho de Ética decidir por uma pena mais branda, como uma suspensão; “Esse Conselho se tornou impotente", declarou, em reunião na semana passada, Zé Geraldo (PT-PA), integrante do colegiado.