quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

NEM PADRE ESCAPA DAS AÇÕES DOS LADRÕES

Seis homens armados e encapuzados invadiram na noite de ontem (25) o mosteiro Karim, na cidade de Jacareí (84 km de São Paulo). Durante o assalto, 15 pessoas foram feitas reféns, entre freiras, jovens adotados, o caseiro do local e o padre Antônio Maria, que também é cantor e escritor e já fez parceria com artistas como Roberto Carlos.

O grupo foi amarrado e trancado em um quarto. Segundo uma das freiras, o padre, o caseiro e três jovens foram rendidos em uma casa separada do mosteiro, e um dos rapazes foi obrigado a levar os suspeitos até o mosteiro, onde os outros reféns foram rendidos.

O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Jacareí. Segundo a polícia, o grupo levou dois carros, televisores, computadores, celulares e R$ 1.100 em dinheiro. Até o momento, ninguém foi preso.




OBS: vocês se lembram? Padre Antônio Maria foi uma das atrações durante a Festa da Lapa de 2011, durante show realizado na área aberta do Santuário de Nossa Senhora da Lapa.

O TEXTO É GRANDE , MAS VALE APENA CONFERIR

O capitalismo brasileiro só desabrochou, e com ele o Brasil, depois que o presidente Lula e aliados empurraram o Partido dos Trabalhadores para o centro, fechando o consenso nacional em torno da economia de mercado.

Esse grande movimento tem um significado maior do que o compreendemos hoje porque seus desdobramentos ainda não acabaram.

Já está claro, porém, que o PT foi o partido que mais se beneficiou até aqui do sucesso do capitalismo brasileiro. Prova disso foram os números de aprovação recorde de 59% ao final do primeiro ano de mandato de Dilma Rousseff, divulgados esta semana pela Folha, acima da aprovação de Lula de 50% ao final do primeiro ano do segundo mandato.

É um número glorioso para uma presidente que não abraça o populismo (apesar da convivência com Lula e Brizola), aparece muito menos que seu antecessor, tem capacidade muito menor de comunicação e enfrentou uma série de escândalos.

A própria pesquisa Datafolha revela os motivos da aprovação: 46% dos brasileiros acham que economia vai melhorar e só 13%, que ela vai piorar. Mais importante, 60% acham que a sua própria situação financeira vai melhorar.

Esse otimismo econômico mesmo em um ambiente de crise externa revela o quanto o projeto PT é fruto e refém do sucesso das políticas pró-capitalismo que abraçou (que chamava, ainda chama, de "neoliberais"), como o atual processo de privatização dos aeroportos.

Foi o sucesso do capitalismo que deu a Lula e agora dá a Dilma esse patamar de popularidade. Só no ano passado foram criadas 1,9 milhões de vagas formais no Brasil. Em 2010, foram criados 2,5 milhões de novas vagas. São os dois anos de maior criação de empregos formais na série histórica do Ministério do Trabalho. Desde 2003, ano zero do lulopetismo, 14,8 milhões de vagas formais foram criadas no país.

Esse trabalhador segue empregado e quer continuar sua ascensão socioeconômica. Na campanha eleitoral de 2010, ele viu em Dilma a melhor guardiã do modelo econômico que lhe permite vida melhor. Foi muito mais essa aposta na continuidade do modelo econômico do que o carisma pessoal de Lula que elegeu Dilma.

Seu governo agora está calibrando a economia no curto prazo para manter índices de crescimento, emprego e renda robustos o suficiente para garantir a reeleição do PT em 2014. A condução econômica pode ser de curto prazo do lado econômico, mas ela é de longo prazo no lado político.

Vendo daqui, as chances de uma quarta vitória petista nas eleições de 2014 (com Lula ou Dilma) são enormes, emendando, pelo menos, 16 anos de governos nacionais do PT e consolidando o partido como a maior força política do Brasil moderno.

Para a vitória em 14, e muito mais, o lulo(dilmo)petismo só precisa não tirar dos trilhos o ciclo virtuoso da economia brasileira alavancado pelo mercado interno, com a ascensão de dezenas de milhões de brasileiros ao consumo, e pelo mercado externo, via exportação de commodities e atração de capitais.

Todas essas grandes tendências, que aumentam a formalização da economia, são geradoras de enorme caixa para os cofres dos governos, que nunca arrecadaram tanto. Esse bônus tributário sem precedentes dá muita margem de manobra para o governo atuar no sentido de se sustentar no poder.

Na interessante entrevista que deu ao site da revista "Economist", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz que o PSDB em geral tem mais força nas regiões mais avançadas economicamente, "áreas onde o mercado é mas forte e as pessoas, menos dependentes do governo".

A maior dessas áreas é São Paulo, e será aqui que Lula e a máquina governista concentrarão tropas e fogo nas eleições municipais deste ano. Se levar São Paulo, o reinado petista conquista não só o centro do poder tucano, como o centro do poder econômico. E ganha muito mais força para consolidar seu projeto de hegemonia do poder político nacional.

Para conquistar São Paulo, o PT irá mais para o centro. E isso só reforçará sua penetração no eleitorado.

Por todos esses motivos, as chances de a era PT coincidir com a maior era de prosperidade do Brasil são enormes. Ela pode durar tanto quanto o atual ciclo de prosperidade, e ele parece duradouro.

Bastam moderação e boa gestão.

fonte:Sérgio Malbergier é jornalista

VAZANTE-MG: ORLANDO E A SUA ADMINISTRAÇÃO

Ter recebido a prefeitura de uma dos maiores prefeitos da história de Vazante (Jacques Soares Guimarães) não é uma missão fácil. talvez seja por isso que as vezes não se perceba os grandes avanços da administração Orlando Fialho que priorizou avançar no social usando a grande estrutura deixada pelo o antecessor. Com uma rede municipal de educação de ensino estruturada, investimentos fortes na saúde e ações na área social , quase 30 veiculos adquiridos entre : veículos, máquinas,caminhões,tratores e ônibus.


Criação do PROAF,melhoramento de estradas rurais,asfalto na cidade, conclusão do maior projeto da história de Vazante o planejamento e execução da mudança da água do córrego carrancas, pleno funcionamento do centro educacional infantil, o andamento das obras de conclusão pró-infância, policlínica,o parque de exposição municipal, apoio para a instalação de uma agência da Caixa Econômica em Vazante ( a obra começa dia 02 de fevereiro) etc.... São ações projetos que deram uma nova vida a cidade e o meio rural. Negar isso é não enxergar o óbvio.


Isso é fato. Agora quem deve avaliar mesmo o governo e opinar sobre a administração é a comunidade já que o prefeito é escolhido democraticamente pela a população para dirigir os destinos do município. Na verdade ele é o funcionário do povo.

VAZANTE-MG: O CANDIDATO DO DEPUTADO FEDERAL ANTÔNIO ANDRADE?

O deputado federal Antônio Andrade é um exemplo de simplicidade. Sempre presente em Vazante faz questão de bater papo com as pessoas simples da comunidade -nesses diálogos sempre que é perguntado quem será o seu candidato a prefeito no grupo da situação - simplesmente diz: é o nome que vocês escolherem.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG: LICO X PALITO?

A eleição municipal de Presidente Olegário pode deixar novamente frente a frente o atual prefeito Lico e o ex-prefeito Palito. Para quem conhece a política de Presidente sabe que o eleitor agora poderá avaliar quem é mais administrador. Palito? Ou Lico? Palito além de popular realizou uma das maiores administrações do município, já o Lico com o temperamento mais fechado costuma administrar mais isolado e averso a diálogos.

AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E A FICHA LIMPA

Deverá ser por volta de março o julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF) do impasse quanta à validade e profundidade da Lei do Ficha Limpa. Quem tiver pendência legal, que se cuide.

A Lei da Ficha Limpa cria vetos a postulações eletivas para quem possui condenações judiciais e restrições pelos Tribunais de Contas do Estado e da União, os TCE´s e TCU.

O que o STF decidirá é quanto à retroatividade ou da lei, numa provocação feita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A lei deve impedir a postulação a quem foi condenado antes da sanção da lei? Eis a questão. Estamos nos referindo a maio de 2010, período de sanção.

O que acontecerá em março é a continuidade da votação. Dois dos 11 ministros do STF já se posicionaram pela retroatividade. Os ministros Luiz Fux e Joaquim Barbosa são a favor da plenitude.

Caso a lei da Ficha Limpa seja considerada válida sob essa ótica, os políticos condenados em segunda instância no judiciário e nos Tribunais de Contas do Estado e da União estarão impedidos de disputarem o pleito eleitoral.

É importante assinalar, ainda, que o STF na apreciação dessa matéria poderá ampliar a inelegibilidade de três para oito anos. Esse tempo de 3 anos é mais uma “arrumação” dos legisladores, para facilitar o ressuscitamento de políticos a tempo de participarem de outra eleição, haja vista que o mandato eletivo no país é de quatro anos.

Muitas vezes o político é cassado e quatro anos depois, após a “punição”, está de volta para nova empreitada.