segunda-feira, 30 de março de 2015

PARANÁ: CRISE ABALA O PSDB

O PSDB do Paraná está apreensivo. A aprovação do governador Beto Richa despencou para 20% (Paraná Pesquisas). E o Grupo de Combate ao Crime Organizado deteve Luiz Abi, primo de governador. Ele é acusado de provocar prejuízo de R$ 500 milhões na Receita Estadual. O partido teme desgaste para 2018, quando o senador Álvaro Dias deve concorrer ao governo local.

PDT ANIMADO COM FILIAÇÃO DE MINISTRO

O presidente do PDT, Carlos Lupi, está exultante. Ele dá como certa a filiação ao PDT do ministro Armando Monteiro (Indústria e Comércio), na foto. Ele é filiado ao PTB, mas planeja deixar a sigla assim que for anunciada sua fusão com o DEM. O novo partido terá tintura de oposição e Armando apoia o governo Dilma e quer continuar ministro.

PSDB E A SUA REFORMA POLÍTICA

O PSDB tem sua preferência, o voto distrital misto, mas também lhe falta voto. Os defensores do distrital tentam convencer os tucanos que suas propostas são muito próximas, pois levam à redução do número de partidos. Mas ainda não há acordo. Por isso, Aécio Neves vai apresentar a reforma do seu partido, após a Páscoa. Ela contempla: voto distrital misto; fim da reeleição para o Executivo, com mandato de 5 anos; fim das coligações nas proporcionais; cláusula de desempenho; coincidência dos pleitos; e tempo de TV limitado à cota dos partidos do presidente e do vice.

VICE-PRESIDENTE E AÉCIO: VOTO DISTRITAL

O vice Michel Temer vai se reunir com o presidente do PSDB, Aécio Neves, nos próximos dias. Quer convencê-lo a apoiar o Distritão, pelo qual são eleitos os deputados mais votados. A proposta tem cerca de 246 votos na Câmara. Aprovada, ela elimina o quociente eleitoral e torna desnecessário votar leis para proibir as coligações ou instituir a cláusula de desempenho.

FUSÃO COMPLICADA ENTRE DEM E PTB

Segundo contam pelos corredores do poder, pelo menos sete deputados federais do PTB (1/4 da bancada) não acompanharão o partido na união com o DEM, comandado pelo senador José Agripino. O Partido Trabalhista Brasileiro tem 25 cadeiras na Câmara dos Deputados.

FALTA DE DINHEIRO NA ELEIÇÃO DE 2016

sem-dinheiroOs analistas eleitorais estão apreensivos com o financiamento das eleições municipais do ano que vem. A Operação Lava-Jato pegou em cheio os principais doadores, as empreiteiras, e criou uma grande insegurança sobre como doar.
Por Ilimar Franco, do Globo

JÍUÍZES DE OLHO NA VAGA DE JOAQUIM BARBOSA

barbosa STF
A vaga deixada pela aposentadoria do ex-ministro Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF), deve ser ocupada pelo tributarista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Heleno Torres, ou pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão. Torres e Salomão são os favoritos dentre os que disputam a indicação da presidente Dilma Rousseff (PT), para o cargo na Corte Suprema.
Em 2013, Heleno Torres chegou a ser convidado pessoalmente pela petista, no Palácio do Planalto, para assumir a vaga deixada pela saída do ministro Ayres Britto do STF, mas após a informação ter vazado na imprensa, Dilma recuou e indicou o advogado Luis Roberto Barroso. Ainda segundo o colunista, Luis Felipe Salomão tem a seu favor os anos de atividades no STJ e a simpatia de senadores e empresários do eixo Rio-São Paulo. Outro ministro do STJ, Benedito Gonçalves, também estaria sob a análise de Dilma.
Pela legislação, o nome indicado pela presidente deve ser sabatinado e aprovado no Senado para então ser efetivado como integrante do STF. Em Brasília é grande a expectativa para a indicação da presidente, pois o nomeado integrará a Turma da Corte responsável por julgar os políticos envolvidos no escândalo de corrupção na Petrobras, revelado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal.

MORRE JORNALISTA DA REDE GLOBO

Beatriz Thielmann
A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu em São Paulo neste domingo (29). A repórter tinha 63 anos e lutava contra um câncer. Ela deixa dois filhos e dois netos. Em nota, a Rede Globo diz: “Para os colegas, a perda é irreparável. A direção da Globo ressalta que Beatriz era uma profissional brilhante e uma colega de trabalho sem igual”.
Com mais de 30 anos de carreira, Beatriz Theilmann cobriu importantes momentos do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio.

O POVO QUER ALÉM DO CAFÉ COM LEITE , PÃO!







A gestão café com leite de muitos prefeitos em Minas, inclusive no Norte de Minas não estão agradando o eleitor que já manifestam desejo de fatos novos. É o vento da mudança chegando! O povo quer além do café com leite, pão, segurança, trabalho, saúde, educação, etc...
cafe com leite

A ONDA DE BOATOS CONTRA LULA

lulaiguais
A assessoria do ex-presidente Lula divulgou nota em que contesta “boatos e mentiras” espalhados pela internet de que o petista recebe uma aposentadoria por invalidez por ter perdido um dedo num acidente de trabalho, em 1964. O site do Instituto Lula reproduz uma imagem que faz referência ao assunto que circula pelas redes sociais e pelo Whatsapp, estampando a imagem do ex-presidente jogando futebol e o cientista inglês Stephen Hawking, que sofre uma doença degenerativa.

“Recentemente, um site reproduziu em seu Twitter uma velha mentira. Sem citar fonte ou qualquer outro dado, a conta diz que ‘Lula se aposentou por perder 1 dedo, qd deveria ter sido indenizado’ (sic). Essa história sempre reaparece, sugerindo que o ex-presidente estaria recebendo um valor indevido”, diz o instituto. A assessoria esclarece que, pela legislação brasileira, quem recebe aposentadoria por invalidez não pode trabalhar e receber salários de qualquer natureza. Ou seja, se tivesse se aposentado por invalidez, Lula não poderia ter sido metalúrgico nem presidente da República.

PRINCIPAL ALGOZ DO GOVERNO DILMA, SENADOR JOSÉ AGRIPINO SE COMPLICA COM A JUSTIÇA

agripinotribuna
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para investigar se o senador José Agripino Maia (RN), presidente do DEM, cometeu crime de corrupção passiva. A decisão foi tomada após pedido da Procuradoria Geral da República e o inquérito tramita em segredo de Justiça.
Em acordo de delação premiada, o empresário George Olímpio afirmou que pagou R$ 1 milhão ao senador para tentar implantar o sistema de inspeção veicular no estado, governado pelo DEM. As informações foram veiculadas no Fantástico no fim de fevereiro.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO QUESTIONA JUSTIÇA DIANTE DO MENSALÃO TUCANO

:
Jornal de Otavio Frias cita o julgamento contra o ex-senador Eduardo Azeredo, que há um ano está parado na Justiça de Minas Gerais, lembrando que “outros envolvidos já escaparam” da condenação com a prescrição; menciona ainda o caso de um desembargador que retardou, por três anos, o exame de irregularidades na gestão do hoje deputado estadual Barros Munhoz à frente da Prefeitura de Itapira: “Prescrição, atrasos, incúria e engavetamento beneficiam políticos do PSDB acusados de irregularidades, inclusive no dito mensalão tucano”

a abaixo o editorial:
Justiça tarda e falha
Prescrição, atrasos, incúria e engavetamento beneficiam políticos do PSDB acusados de irregularidades, inclusive no dito mensalão tucano
A liberdade, como ensina o lema dos inconfidentes, será sempre desejável, mesmo que tardia. Nem sempre se pode dizer o mesmo, contudo, da Justiça.
Uma decisão tardia pode bem ser o equivalente da iniquidade completa, e um processo que se arrasta sem condenados nem absolvidos só pode resultar no opróbrio de todos --inocentes e culpados, juízes e réus, advogados e acusadores.
Há um ano, o Supremo Tribunal Federal encaminhou à primeira instância da Justiça de Minas Gerais o julgamento do ex-senador Eduardo Azeredo, do PSDB. Nada aconteceu desde então.
Ex-presidente de seu partido, Azeredo é acusado de ter abastecido sua campanha ao governo de Minas, em 1998, com verbas desviadas de estatais, valendo-se de empréstimos fictícios.
Não são mera coincidência as semelhanças desse episódio com o que viria a ser revelado no escândalo do mensalão petista, alguns anos depois. Um de seus principais personagens, o empresário Marcos Valério, havia sido também responsável pelo esquema tucano.
Apesar de inúmeros adiamentos e dificuldades, o caso petista foi julgado no STF. Natural que inspire movimentos de revolta e consternação o fato de que, embora ocorrido alguns anos antes, seu equivalente tucano continue a repousar no regaço da Justiça mineira.
Correndo inicialmente no Supremo, uma vez que parlamentares como Clésio Andrade (PMDB) e o próprio Azeredo figuravam entre os implicados, o processo teve de ser enviado à primeira instância: os réus tinham renunciado a seus cargos no Congresso.
A decisão do STF, remetendo o caso a Minas Gerais, foi tomada em março de 2014. O trajeto de Brasília a Belo Horizonte consumiu cinco meses. Em 22 de agosto, o processo chega à 9ª vara criminal. Era só proceder ao julgamento; nenhuma instrução, nenhuma audiência, nada mais se requeria. Que o juiz examinasse os autos.
Juiz? Que juiz? A titular da vara aposentou-se em janeiro; não se nomeou ninguém em seu lugar.
Havia --e ainda há-- pressa: alguns réus, dentre eles Azeredo, podem beneficiar-se da prescrição; outros envolvidos já escaparam por esse motivo.
A lentidão mineira se soma ao caso de entravamento da Justiça ocorrido em São Paulo, para benefício de outro político do PSDB.
Por três anos, um desembargador retardou o exame de irregularidades na gestão do hoje deputado estadual Barros Munhoz à frente da Prefeitura de Itapira. Veio a prescrição, e as suspeitas sobre crimes como formação de quadrilha e omissão de informações nem chegaram a ser julgadas.
Não se trata, claro está, da "liberdade ainda que tardia" ostentada na bandeira de Minas Gerais. Entre essas figuras do PSDB, "impunidade na última hora" há de ser lema bem mais adequado.