segunda-feira, 26 de setembro de 2011

VAZANTE-MG: PMDB REALIZA ENCONTRO NESTA SEXTA-FEIRA (30)

O presidente do PMDB de Vazante, Sebastião Guimarães convida os filiados peemedebistas, e a população em geral para um importante encontro de filiações do partido nesta sexta-feira, a partir das 18 horas na Câmara Municipal de Vazante. Aberto ao público o evento reunirá lideranças locais e regionais do PMDB. A intenção é fortalecer a militância do partido em Vazante, além de promover o exercício da cidadania e o fortalecimento da legenda no município.

VOTORANTIM METAIS É DESTAQUE NA EXPOSIBRAM 2011

Votorantim Metais é um dos destaques da Exposibram 2011

Empresa apresentará durante o evento projetos nas áreas de sustentabilidade e exploração mineral, além de promover ações para captação de talentos

Belo Horizonte, 23 de setembro de 2009 - Maior feira do gênero no país, a Exposição Internacional de Mineração (Exposibram) terá a Votorantim Metais, que atua nos mercados de alumínio, níquel e zinco, como um dos seus principais destaques. Além de apresentar seus diversos projetos nas áreas de sustentabilidade e exploração mineral desenvolvidos no Brasil e no Peru, a empresa também aproveitará o evento para promover ações voltadas à captação de talentos.
Em relação aos projetos de exploração mineral, muitos deles são realizados em Minas Gerais. Em Vazante, por exemplo, há um na área de Hidrogeologia que consiste no mapeamento geológico da região onde está localizado o município, e outro de exploração de zinco silicatado que foi batizado com o nome da cidade. Na área de sustentabilidade, por sua vez, a empresa apresentará os projetos Polimetálicos, da Unidade Juiz de Fora, e Resíduo Zero, de Paracatu. Ambos têm como foco transformar resíduos de processos industriais em matéria prima para fabricação de novos produtos, e demonstram o comprometimento com o desenvolvimento sustentável de todas as comunidades onde a Votorantim Metais está presente.
O estande da empresa terá também um espaço reservado para que estudantes universitários possam obter diversas informações sobre a empresa e cadastrar currículos. Os visitantes também poderão conhecer mais sobre a produção do alumínio, do níquel e do zinco por meio de uma tela de LCD com infográficos dos processos produtivos.
A Votorantim Metais contará, ainda, com a participação do gerente geral de Sustentabilidade, Ricardo Barbosa dos Santos, em um painel no dia 29, quando serão debatidos os principais aspectos a serem observados para a sustentabilidade da mineração.

Demanda crescente

Expositores de 21 países já confirmaram presença no 14º Congresso e participação nos pavilhões internacionais: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, Japão, Peru, Reino Unido, Suécia e Suíça. A Exposibram 2011 pretende reunir 390 expositores em mais de 14 mil metros quadrados de estandes, com um público estimado de 45 mil visitantes.
Para o presidente do Ibram, Paulo Camillo Penna, este forte interesse pelo evento e também pelo 14º Congresso Brasileiro de Mineração se deve ao significativo aumento da demanda internacional por commodities minerais, o que eleva os níveis de produção e de negócios da mineração, superiores ao período pré-crise financeira de 2008.
Paralelo à Exposibram acontece o 14º Congresso Brasileiro de Mineração. Ambos os eventos serão realizados no Centro de Convenções Expominas, em Belo Horizonte, de 26 a 29 de setembro.

Sobre a Votorantim Metais
A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresarias da América Latina. A Companhia possui 17 unidades: 11 no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina e líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo. Esta sinergia reforça a posição da Companhia como segunda maior empresa brasileira de metais básicos, com faturamento de R$ 7,9 bilhões e aproximadamente 10 mil funcionários. Ao longo dos últimos 50 anos a Empresa vem investindo na auto-suficiência de energia. Hoje, possui 23 usinas hidrelétricas e participa de sete consórcios hidrelétricos e cinco termoelétricos.

Exposibram 2011

Data: 26 a 29 de setembro
Local: estandes N5, N6 e N9 do Pavilhão Coberto do Expominas, Belo Horizonte (MG)
Mais informações: www.exposibram.org.br

LULA E O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

O presidente francês Nicolas Sarkozy recebeu nesta segunda-feira no Palácio do Eliseu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às vésperas da premiação acadêmica que o ex-chefe de Estado brasileiro receberá no prestigioso Instituto de Ciências Políticas de Paris. O ex-presidente do Brasil, de 65 anos, que deixou o cargo em janeiro, foi recebido pelo presidente francês quase com honras de um chefe de Estado em exercício.Depois de deixar o poder, o ex-presidente criou o Instituto Lula, que tem como objetivo coordenar estudos, formular políticas públicas, divulgar as experiências brasileiras na área social e envolver as ONGs em projetos de infraestrutura.

Fontes da Presidência francesa classificaram o encontro de "privado" e não divulgaram nenhuma informação sobre o teor da conversa.

Lula, que quando deixou o poder tinha um índice de popularidade superior a 80% após dois mandatos consecutivos, desembarcou no domingo em Paris, onde na terça-feira receberá o título de doutor Honoris Causa do Instituto de Ciências Políticas.

O ex-presidente do Brasil será a primeira personalidade latino-americana a receber o título desde a fundação do instituto em 1871.

A cerimônia na sede universitária acontecerá na terça-feira às 17H00 locais (12H00 de Brasília) na presença de convidados especiais e professores do instituto de altos estudos, que a cada ano conta com mais de 130 estudantes brasileiros.

"Mais que um reconhecimento pessoal, é um tributo ao povo brasileiro, que nos últimos oito anos protagonizou uma verdadeira revolução econômica e social de maneira pacífica e democrática", afirmou Lula há alguns meses.

Lula, metalúrgico e sindicalista sem formação acadêmica, será premiado pela abertura de mais universidades públicas no país, assim como pelos programas de combate à fome e à pobreza "Fome Zero" e "Bolsa Família".

Nos oito anos de governo Lula, o Brasil passou a ser uma das cinco principais economias emergentes do mundo e 29 milhões de brasileiros entraram para a classe média, enquanto outros 20 milhões saíram da pobreza.

Na quarta-feira, o ex-presidente se reunirá com o primeiro secretário do opositor Partido Socialista (PS), Harlem Désir.

O encontro acontecerá no momento em que os socialistas franceses celebram a conquista da maioria absoluta no Senado, um resultado que representa um forte apoio para as eleições presidenciais.

Lula chegou a Paris procedente dos Estados Unidos, onde se reuniu com o presidente da Federação Americana do Trabalho e do Congresso de Organizações Industriais, Richard Trumka.

No sábado, ofereceu uma conferência batizada de "Avanços e desafios da América Latina" em um encontro organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

Na quarta-feira viajará a Gdansk (Polônia), onde receberá o Prêmio Lech Walesa em reconhecimento por seu apoio à liberdade, democracia e cooperação internacional. Depois se reunirá com o ex-presidente polonês e Nobel da Paz.

No dia seguinte viajará a Londres, onde oferecerá duas conferências, uma sobre o "Crescimento econômico e o desenvolvimento social no Brasil" e outra, sexta-feira, com o título "Encontro sobre mercados de alto crescimento" promovida pela revista The Economist.

VOTAÇÃO COM IMPRESSÃO DIGITAL

Mais 800 mil eleitores passarão pelo recadastramento biométrico que está sendo feito pelo TSE. A próxima etapa atingirá 20 municípios nos Estados de Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins.

A meta do TSE é alcançar 10 milhões de pessoas habilitadas a votar em urnas eletrônicas por meio de impressão digital nas eleições municipais de 2012. O presidente da corte, Ricardo Lewandowski, disse que o recadastramento biométrico aumenta a segurança da votação. A estimativa do TSE é que, em 2018, todos os eleitores do país possam ser identificados biometricamente.

VAZANTE-MG: ANTÔNIO ANDRADE CONVERSA COM O PRESIDENTE DO PMDB

Final de semana o deputado federal Antônio Andrade foi visto num restaurante da cidade conversando com o presidente do PMDB de Vazante, Sebastião Guimarães. Será que o assunto abordado foi a filiação do prefeito Orlando Fialho no PMDB?

LAGAMAR-MG: CANDIDATURA DE DR. CÁSSIO A PREFEITO

O médico Dr. Cássio Marra com o recall (lembrança) junto ao eleitorado de Lagamar parece aguardar as posições das alas do governo e do PMDB, para se posicionar diante do pleito de 2012. Dr. Cássio sabe que para enfrentar mais uma eleição como candidato a prefeito necessita de uma estrutura capaz de dar oxigênio a sua caminhada rumo à prefeitura. Para isso precisa de um grupo forte e unido em torno do seu nome. Algo que no momento ainda não ficou muito claro.

PSD RÁPIDO NA HORA DE SUPERAR A BUROCRACIA

O Partido Social Democrático (PSD) já nasce, se aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com uma estrutura de fazer inveja aos concorrentes. Começará com 7,2 milhões de votos — cálculo aproximado de quanto receberam em 2010 os deputados federais, senadores e governadores que irão se filiar ao partido.

Deverá ocupar a terceira ou quarta maior bancada no Congresso, com, até agora, 49 deputados, que representam 4,4 milhões de votos, dois senadores e um par de governadores. Também terá forte representação nos estados. Mas não é só isso.

Todos os que estão de malas prontas para desembarcar na agremiação idealizada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM), querem trocar de legenda sem o risco da perda do mandato por infidelidade partidária. A maioria ainda pretende deixar de ser oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff.

O PSD surgirá como uma sigla independente, com tendência à base aliada do governo. Prova disso é a proximidade com o PSB, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, escudeiro do governo Dilma.

Mesmo antes de ser criado, o PSD tem dado demonstrações de que, além de ser “bom de voto”, é bom também na hora de superar a burocracia. Em nove meses, já trocou de nome e ainda afirma ter conseguido todos os documentos para obter o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo de criação de um partido leva, em média, um ano e meio.

A sigla, no entanto, conseguiu façanhas como obter um número de CNPJ na Receita Federal no mesmo dia em que deu entrada no pedido no cartório, ter registros deferidos em tribunais regionais em sessões que duraram menos de 10 minutos, além de reunir 500 mil assinaturas em pouco mais cinco meses.

DEM APOSTA QUE O PSD ESTÁ FORA DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

E se o PSD não sair do papel? Se o partido não formalizar sua criação perante a Justiça Eleitoral a tempo de participar das eleições de 2012?

Há um clima de insegurança entre dezenas, centenas e milhares de potenciais filiados, gente que em sua maioria deseja migrar de partidos de oposição para fixação à sombra do Governo Federal.

Em entrevista hoje ao jornal O Estado de São Paulo, o senador José Agripino, dirigente nacional do DEM, não revela muita boa vontade com essa manada.

Veja abaixo o que informa a reportagem de “O Estadão”:

No DEM, sigla que mais sofreu com a criação do PSD, a aposta é que a nova legenda está fora das próximas eleições. No partido, já se discute o que fazer com quem anunciou a saída e recuar. O presidente do DEM, José Agripino (RN), avisa que a análise será feita caso a caso. “O problema é dos que saíram, não nosso.“

GUARDA-MOR-MG: OPOSIÇÃO PREOCUPA PREFEITO

O prefeito de Guarda-Mor Gilmar Ferreira estaria preocupado com a força dos ex-prefeitos, Dr. Clênio e Rômulo, além do vereador Edgar José de Lima. Os três estariam bem avaliados pela a comunidade guardamorense.

LAGAMAR-MG: VICE PODE SER CANDIDATO A PREFEITO

Mais um nome está sendo lembrado no grupo da situação para disputar a prefeitura de Lagamar. Agora é a vez do vice-prefeito Vivaldo.

VIAJAR DE AVIÃO PODERÁ SER MAIS AGRADÁVEL

Viajar de avião pelo Brasil a partir de 2012 será uma experiência mais agradável do que é hoje. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) planeja daqui para o fim do ano uma série de novas normas que ajustam a qualidade dos serviços prestados ao passageiro ou, pelo menos, obriga as companhias a fornecer-lhes mais informações sobre os voos que estão comprando

SUPERPODERES PARA JUÍZES

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 8.046 de 2010 que institui o novo Código de Processo Civil Brasileiro (CDC). A partir da simplificação dos procedimentos processuais e da limitação de recursos, o texto pretende reduzir em até 50% a tramitação de um processo. Apesar do ganho em tempo, magistrados de todo o país criticam a matéria que concede “superpoderes” aos juízes de primeira instância. Com base no novo código, o magistrado pode, inclusive, executar uma sentença antes mesmo da análise de um recurso pela segunda instância. O Código de Processo Civil em vigor data de 1973.


“Um processo conta com três partes que devem estar no mesmo patamar: o juiz, um promotor e um advogado. Quando você dá mais poderes para um, acaba caindo na arbitrariedade”, afirma o conselheiro nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e constitucionalista Mário Lúcio Quintão.

QUEDA NO FPM PREOCUPA PREFEITOS

Enquanto a presidente Dilma Rousseff conclamou os países a juntarem esforços para combater a crise econômica mundial durante pronunciamento na Organização das Nações Unidas (ONU), os efeitos da crise já chegaram às prefeituras do interior de Minas Gerais e podem comprometer o pagamento do 13º salário dos servidores municipais. Os prefeitos dizem que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) caiu drasticamente neste mês e que se a tendência continuar o pagamento do benefício em dia está ameaçado. A ordem agora é apertar o cinto para tentar pagar os salários.

Nos dois primeiros repasses de setembro, realizados nos dias 10 e 20, os municípios mineiros receberam pouco mais de R$ 213 milhões. A ONG Transparência Municipal estimou que o montante destinado aos mineiros neste mês atingiria R$ 360,9 milhões. Ou seja, para concretizar a previsão, no último repasse a ser realizado no dia 30, o valor teria que ser superior a R$ 147 milhões – montante menor do que a média dos repasses iniciais. Mesmo se a previsão se confirmar, o montante será inferior aos recursos repassados pelo Governo federal no ano passado, quando as prefeituras mineiras dividiram um bolo de R$ 379,3 milhões.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, argumenta que é o primeiro mês que o FPM apresenta curva para baixo e que se o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro diminuir vai reduzir toda a cadeia tributária e o repasses do FPM. Ele calcula que a perda média dos repasses em setembro é de 26%. “O FPM pode continuar caindo, mas as despesas continuam as mesmas. Se os prefeitos não foram prudentes fazendo reservas e continuarem assumindo atribuições dos governos estadual e federal, vão passar dificuldades. Vão precisar fazer um esforço para não entrar mal no ano eleitoral”, afirma o presidente da CNM.

Ziulkoski explica que há cerca de 700 municípios em todo país que já ultrapassaram os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal com o pagamento de funcionários. O presidente aponta o caminho para os municípios que estão com as contas no vermelho e sem dinheiro para pagar o 13º. “Tem que parar de investir, não criar despesas novas, parar de assinar convênios com os governos do Estado e federal, e buscar receitas novas de impostos a receber.”

DILMA E ANASTASIA SEM MUITAS NOVIDADES

Em nove meses de mandato, os chefes dos Executivos estadual e federal ainda não conseguiram imprimir marcas próprias em suas administrações. O governador Antonio Anastasia (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) estão em um período de transição. Ambos representam a continuidade dos projetos de seus antecessores, dos quais são afilhados políticos.

Tanto o senador Aécio Neves (PSDB), em Minas, quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, ficaram oito anos no poder, quase sempre voando no céu de brigadeiro da popularidade. A dúvida sobre os herdeiros das cadeiras é se, no primeiro ano de gestão, ou mesmo nos quatro, serão capazes de deixar um legado claro ou simplesmente vão reciclar os anteriores.

Em comum, Anastasia e Dilma têm a chamada "ênfase no gerencial", como aponta o cientista político Paulo Roberto Filgueira. Os dois, segundo o especialista, não aspiram ser grandes lideranças e, assim, preferem não arriscar e mantêm o que já vinha sendo executado.

"A tendência é ficar no fio da navalha, sem colocar em risco a boa avaliação do governo antecessor", analisa o professor da UFJF.

Vazio. O projeto de continuidade explícito nas gestões em Minas e no governo federal dificulta a afirmação de que as duas gestões não têm marcas. A avaliação é do cientista político Bruno Reis, da UFMG. "À primeira vista, a marca é a marca dos governos anteriores", diz.

Reis acrescenta que é injusto julgar, neste momento, as duas administrações "porque não foi isso que ofereceram na campanha". A ressalva é feita pela perspectiva das carreiras do governador e da presidente. "Os dois são atípicos, não têm vasta carreira política e não estariam preocupados em estabelecer uma estampa".

INSS: PAGAMENTO DOS APOSENTADOS

Os aposentados que recebem até um salário mínimo começam a receber o benefício referente a setembro hoje. O pagamento dos beneficiários que têm o cartão com o final 1, desconsiderando o dígito, continua até o dia 7 de outubro. Os segurados que recebem acima do salário mínimo e cujos cartões têm final 1 e 6 começam a receber no dia 3 de outubro.

A primeira parcela de segurados que têm direito à revisão do teto, no caso aqueles que vão receber até R$ 6 mil, teve o depósito dos benefícios antecipado. Esses segurados vão receber entre os dias 3 e 7 de outubro, junto com a folha de pagamento referente à folha de setembro. Antes, a previsão era que eles recebessem o dinheiro da revisão do teto no dia 31 de outubro.

GERAÇÃO DE EMPREGOS DURANTE A COPA EM MG

Duas notícias recentes tranquilizaram os organizadores responsáveis pela infraestrutura da Copa de 2014 em Belo Horizonte: os trabalhadores voltaram a arregaçar as mangas na reforma do estádio Mineirão e o canteiro de obras para a ampliação do terminal 1 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, finalmente vai sair do papel nesta semana. Alívio? Sim, se não fosse outro forte gargalo que ronda o segmento de turismo: a escassez de profissionais e de qualificação na área de hotelaria, serviços de táxis e tecnologia da informação já mesmo para a Copa das Confederações em 2013.

Se for depender do número de leitos, os turistas vão estar bem servidos: a previsão do Comitê Executivo da Copa em BH é que sejam construídos 37 hotéis até 2014, com 9 mil novos quartos. Ao todo, serão 18 mil quartos até o Mundial, o dobro do disponível hoje. A grande preocupação dos profissionais do setor, no entanto, é a seguinte: onde conseguir profissionais para trabalhar nos novos empreendimentos?

Os hotéis de Belo Horizonte empregam hoje cerca de 2,5 mil profissionais. O segmento de hotelaria vai abrir cerca de 2 mil vagas de emprego até o Mundial, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais (ABIH-MG). “Não corremos o risco de faltar leitos, mas profissionais sim. Já está faltando”, afirma Rafaela Fagundes Vale, presidente da ABIH.

Os cozinheiros devem estar entre os profissionais mais disputados na hotelaria, seguidos das recepcionistas bilingues. “O tempo de formação desse profissional é grande. Demora cerca de seis meses para o auxiliar de cozinha, quase dois anos para o cozinheiro e cerca de cinco anos para o chef”, observa Silvania Capanema, vice-presidente da ABIH

GREVE DOS BANCÁRIOS

Insatisfeitos com a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bancários de todos o país pretendem iniciar uma greve na próxima terça-feira. A categoria quer reajuste de 12,8%, mas a última proposta da Fenaban é de 8%.

O Comando Nacional dos Bancários informou ter comunicado à Fenaban que, nesta segunda, haverá assembleias em todo o país para organizar a greve a partir do dia 27.

Na pauta da Campanha Nacional de 2011, os bancários também reivindicam a valorização do piso salarial, aumento do vale-alimentação, auxílio-educação com pagamento para graduação e pós-graduação, ampliação das contratações, mais segurança nas agências, combate às terceirizações e à rotatividade e aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).