“Pessoas inteligentes falam sobre idéias; pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas mesquinhas falam sobre pessoas”
sábado, 17 de maio de 2014
VAZANTE: SECRETÁRIA DE SAÚDE EXPLICA SAÍDA DO DR. JULIAN PASSOS
Emiliana Rocha, secretária municipal de Saúde. Foto ANDERSON FRANQUE, arquivo RÁDIO MONTANHEZA. O afastamento do médico Julian Passos do quadro clínico do Hospital Municipal foi justificado pela secretária municipal de Saúde Emiliana Rocha, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura de Vazante. A secretária explicou que o contrato dele venceu e não foi renovado porque, atendendo reivindicações da população, o médico Leonardo Cortes voltará a atender consultas duas vezes por semana no Hospital Municipal. Atualmente, Dr. Leonardo atende consultas apenas na Policlínica Municipal e somente realiza procedimentos cirúrgicos no hospital. Emiliana Rocha aproveitou a oportunidade para informar que a prefeitura contratou outro médico cubano pelo programa “Mais Médicos”. Agora, além da médica Albânia Reyes, que atende no PSF do Novo Horizonte, o médico cubano Lázaro Hernandes, está passando por treinamento de adaptação para atender no PSF do Bairro Serra Dourada. |
Fonte: Rádio Montanheza |
CÂMARA DOS DEPUTADOS: MULTA PARA BITUCAS DE CIGARRO
O texto ainda deve passar nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado, vai direto para a sanção da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com a proposta, fica “proibido jogar filtro de cigarro no chão das vias, praças, parques e de quaisquer outras áreas e logradouros de acesso público.” A multa, que ficará a cargo dos agentes de trânsito federais, estaduais ou municipais, será cobrada em dobro em caso de reincidência.
ELEIÇÃO MINEIRA: PREFEITOS DE OLHO NA CONVENÇÃO PARA MANIFESTAREM APOIO A CHAPA DA OPOSIÇÃO
Conhecido como deputado do interior, prefeitos aguardam com ansiedade a confirmação do nome do deputado federal Antônio Andrade, como candidato a vice-governador de Minas, na chapa com Pimentel para manifestarem apoio a oposição ao governo. Dizem que depois das convenções do mês de junho, haverá uma forte manifestação no Noroeste e Alto Paranaíba a favor da ala oposicionista ao governo Mineiro.
ELEIÇÃO EM MINAS: FILHO DE JOSÉ ALENCAR MOSTRA ENTUSIASMO PARA DISPUTAR UMA CADEIRA NO SENADO
Em entrevista exclusiva ao 247, provável candidato ao Senado na chapa de Fernando Pimentel elogia estratégia do diálogo e defende gestão descentralizada no estado; "Descentralizar a gestão é muito saudável e necessário para um estado com as dimensões de Minas Gerais", declarou; filho do ex-vice-presidente José Alencar participou ontem do ato de apoio do PCdoB ao pré-candidato petista
¶ O empresário Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar, afirmou nesta quinta-feira, durante ato de apoio do PCdoB à pré-candidatura do ex-prefeito Fernando Pimentel ao Governo de Minas, que encara como uma "missão" a tarefa de disputar o Senado nas eleições de outubro.
Josué disse ao 247 que PT e PMDB confiaram a ele a "bandeira do desenvolvimento de Minas Gerais, com inclusão social". Ele defendeu a "descentralização da gestão" e elogiou a iniciativa de "de ouvir, cada vez mais, a população". "Fico muito feliz sabendo que o Pimentel compartilha dessa mesma percepção", sustentou.
Para o empresário, a aliança entre PT e PMDB no estado está consolidada. Ele adiantou que deve se juntar já nas próximas semanas às Caravanas da Participação.
Leia a íntegra abaixo:
A tendência é, de fato, PT e PMDB seguirem juntos em 2014 durante as eleições em Minas Gerais?
Sem dúvida. O PMDB tem sido, junto com o PT, o partido que demonstra que Minas pode ter outros caminhos, um caminho com maior desenvolvimento e com inclusão social. É natural que sigamos juntos e somando esforços. A união está consolidada. É claro que a convenção dá o aval final, mas está consolidada.
Como o PMDB pode contribuir com o Plano de Governo que será apresentado aos mineiros na próxima eleição para o governo do estado?
O PMDB certamente terá uma participação decisiva no processo de construção do Plano de Governo. A ideia do Fernando Pimentel de construir um projeto para Minas ouvindo as pessoas de todas as regiões é uma iniciativa brilhante. Descentralizar a gestão é muito saudável e necessário para um estado com as dimensões de Minas Gerais, com suas diversas características sociais, econômicas e culturais. Sempre defendi esta iniciativa de ouvir, cada vez mais, a população e fico muito feliz sabendo que o Pimentel compartilha dessa mesma percepção. Sei que o diálogo aberto nas Caravanas tem sido muito bem recebido em todos os rincões de Minas.
A partir de agora, o PMDB irá reforçar sua presença nas Caravanas da Participação?
Vamos nos integrar, de corpo e alma, nas Caravanas. É provável que estejamos com uma participação mais efetiva já na próxima semana.
Quais as suas perspectivas para uma provável candidatura ao senado por Minas Gerais?
Estou encarando esta missão que os companheiros do PT, do PMDB e da base aliada estão me confiando como uma bandeira importante na defesa de um projeto que viabilize um maior desenvolvimento para Minas, com inclusão social, e de continuidade do que já ocorre no governo federal, com a formação de uma chapa com PT e PMDB. Juntos, nós contribuímos de forma decisiva para os grandes avanços que o país registrou nos últimos anos.
ELEIÇÃO EM MINAS: BATE O DESESPERO NO PSDB
Partido lança nesta segunda-feira chapa para o governo do Estado; pesquisas mostram que 50% dos eleitores não conhecem o candidato Pimenta da Veiga e mineiros relacionam nome do PT, Fernando Pimentel, ao presidenciável tucano Aécio Neves
¶
247 – O PSDB-MG vai antecipar o lançamento da campanha de Pimenta da Veiga para conter o avanço do PT no Estado. Além disso, mineiros ainda não o identificam como o candidato do presidenciável tucano Aécio Neves, em seu reduto político.
Leia na nota do colunista Ilimar Franco, do Globo:
O PSDB mineiro vai antecipar sua campanha em Minas. Na segunda-feira, lança sua chapa para o governo. As pesquisas mostram que 50% dos eleitores não conhecem Pimenta da Veiga. E o que é pior: os mineiros pensam que o candidato de Aécio Neves é Fernando Pimentel (PT). Esta imagem foi criada em 2008, quando Aécio e Pimentel eram atores de jogral pedindo votos para eleger Márcio Lacerda (PSB) à prefeitura de Belo Horizonte
PREFEITOS EM CIMA DO MURO
Alguns prefeitos do Noroeste e Alto Paranaíba estão em cima do muro em quem apoiar para o governo de Minas. O detalhe são as verbas estadual e federal. Uma decisão agora pode prejudicar a liberação dos recursos. O negócio é ficar em cima do muro e prorrogar a decisão um pouquinho mais pra frente.
PATROCÍNIO-MG: GREYCE ELIAS FATO NOVO
O fato novo na política de Patrocínio-MG que continua repercutindo foi o lançamento da pré-candidatura a deputada federal da vereadora do PRB, Greyce Elias. Filha da ex-vereadora Marta Elias, ela tem sido a novidade no cenário político local e regional.
O DISCURSO DE MUDANÇA
Os tucanos pregam que a fadiga de material vai derrotar o PT nas eleições presidenciais. Os socialistas acreditam que esta fadiga é do PSDB também. E buscam convencer os eleitores de oposição que eles são a mudança viável. Os petistas não se veem como alvo do voto mudancista. Eles apostam no discurso de que nunca se mudou tanto e que é preciso impedir uma volta ao passado.
MARINA QUER O FIM DO PACTO COM AÉCIO
Vice na chapa de Eduardo Campos (PSB) à Presidência, ex-senadora Marina Silva volta a criar obstáculos para aliança com o PSDB, de Aécio Neves: “Numa eleição em dois turnos ninguém pode tentar colocar uma candidatura como linha auxiliar da sua. É preciso que a sociedade tenha alternativas. Eu e Eduardo vamos afirmar nossas ideias. O PT e o PSDB tem estruturas tão fortes que até parece que eles acham que tem o direito de ganhar”
Vice na chapa do presidenciável socialista Eduardo Campos, a ex-senadora Marina Silva, voltou a criar obstáculos para o PSB em relação aos PSDB.
Nesta sexta-feira, ela defendeu o fim do pacto de boa convivência com o presidenciável tucano Aécio Neves: “Numa eleição em dois turnos ninguém pode tentar colocar uma candidatura como linha auxiliar da sua. É preciso que a sociedade tenha alternativas. Eu e Eduardo vamos afirmar nossas ideias. O PT e o PSDB tem estruturas tão fortes que até parece que eles acham que tem o direito de ganhar”, disse.
Marina acrescentou que é importante se buscar a governabilidade. Mas tem que ser uma governabilidade programática, e não pragmática. “Eu e o Eduardo queremos discutir ideias. Não queremos ganhar de qualquer jeito, não queremos ganhar perdendo. É preferível perder ganhando”, afirmou.
Quanto à possibilidade de aliança regional com o PSDB de Geraldo Alckmin, ela afirmou que isso é fato superado e que o PSB/Rede/PPS terão candidato com Ricardo Young (PPS), Capobianco (Rede) ou Márcio França (PSB).
LULA: MARCO REGULATÓRIO DA IMPRENSA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a falar pela aprovação de um marco regulatório para os meios de comunicação. Em palestra do Encontro de Blogueiros, em São Paulo, Lula disse que o debate sobre o tema está “amadurecendo” e que colocará a discussão em todo evento público do qual participar daqui para frente.
Lula leu um texto que citou medidas de regulação do setor na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Argentina e em Portugal, dentre outros. “Para não dizerem que sou socialista, citei apenas países que são símbolos da democracia ocidental. Então que não venham dizer que isso (proposta de regulação) é censura.” E citou a canção:
“Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós”. No início da sua fala, Lula criticou, em tom irônico, a atuação da imprensa. “A imprensa só me trata bem”, disse. Mas defendeu que a regulação seria importante para manter o equilíbrio no tratamento de informações.
GOVERNO DILMA FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DOS PROTESTOS
O governo Dilma fez uma avaliação positiva dos protestos da quinta (15), mas que contém uma preocupação que vai levá-lo a intensificar as operações de inteligência e de controle de atos violentos. Segundo assessores presidenciais, o ponto positivo foi a confirmação de que as manifestações não atraíram grandes concentrações de pessoas, não tiveram apoio da classe média e foram organizadas por movimentos difusos, sem lideranças.
O ponto negativo ficou por conta dos atos violentos, principalmente em São Paulo –insuficientes para impedir algum jogo da Copa, mas com potencial para prejudicar a imagem do país no exterior. Por isso, segundo a Folha apurou, o governo vai ficar mais atento e rigoroso no controle da atuação de grupos como os “black blocs”, que, apesar de minoritários, têm poder para causar desgastes.
ENEM: AUMENTO DE 11% NAS INSCRIÇÕES
Até as 22h desta sexta-feira (16), a edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 3.275.000 inscrições, segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O prazo para participar vai até as 23h59 do dia 23, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/. O Enem deverá ser usado por pelo menos 115 universidades federais para o acesso a cursos de graduação.
Segundo o Inep, o ritmo de inscrições aponta um aumento de 11% em relação a edição de 2013. Os estados com maior número de inscritos são São Paulo. Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e Bahia. As mulheres respondem por 59% das inscrições.
ORION TEIXEIRA: PSDB PREOCUPADO COM A PRÉ-CANDIDATURA DE PIMENTA DA VEIGA
Além da desvantagem ante o rival e pré-candidato a governador pelo PT, Fernando Pimentel, o PSDB decidiu se antecipar e lançar a chapa completa às eleições estaduais na próxima segunda-feira (19). A maior preocupação dos tucanos, hoje, é com a Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho e deve “engolir” um mês de campanha, ofuscando e anulando quaisquer atos com repercussões eleitorais.
Como Pimenta precisa melhorar a posição nas pesquisas, decidiram colocar os três pré-candidatos na rua: além do cabeça de chapa, oficializarão Dinis Pinheiro (PP), atual presidente da Assembleia Legislativa, para a vaga de vice, e o ex-governador Antonio Anastasia para a de senador, durante megaevento.
PT e PSDB não abrem seus números de pesquisa, mas a convicção geral é de que o petista continua liderando a disputa a exemplo do que acontecia no final do ano passado, quando a última pesquisa foi divulgada. Inicialmente, o ato de segunda-feira marcaria apenas a pré-candidatura de Dinis, deixando a de Anastasia para outro momento.
Com a mudança, pretendem usar, daqui pra frente, a liderança do ex-governador e de Dinis para compensar também a ausência, cada vez mais acentuada, do pré-candidato presidencial do PSDB, Aécio Neves, após a melhora da posição deste nas pesquisas nacionais. Já a convenção partidária está marcada para 10 de junho, o primeiro dia permitido pela legislação para esse tipo de evento. Com esse movimento, além dos programas partidários de televisão exibidos nos últimos dias, os tucanos esperam que Pimenta da Veiga possa aprumar. Concluída a montagem da chapa, ficarão abertas somente as vagas de primeiro e segundo suplentes. A primeira está prometida para o PSD, por meio de seu presidente regional e deputado Alexandre Silveira; a segunda está entre o PSB e o DEM.
O PSB ainda não se definiu, dividido que está entre candidatura própria e aliança com o PSDB. Os dois partidos são aliados há 14 anos no Estado e não haveria razão, a não ser a orientação nacional, para que não mantenham a coligação. O presidenciável Eduardo Campos (PSB) tinha, ou ainda tem, pacto informal com Aécio Neves, mas o crescimento do tucano e a presença da ex-ministra Marina Silva, futura candidata a vice do pessebista, podem antecipar mudanças.
Assinar:
Postagens (Atom)