quarta-feira, 16 de março de 2016

ADVOGADOS DO LULA E O GRAMPO

247 – Os advogados que conduzem a defesa do ex-presidente Lula, Roberto Teixeira e Cristiano Martins, afirmam que o juiz Sergio Moro, que conduz a Operação Lava Jato, pretende criar uma convulsão no País. Leia, abaixo, a primeira manifestação dos advogados.
"A divulgação desse áudio é uma arbitrariedade pois ele envolve a presidenta da República, que tem foro privilegiado. O juiz Moro liberou esse áudio quando a competência não era mais da justiça do Paraná num claro intuito de provocar uma convulsão social, algo que não é unção do poder judiciário."
O juiz Sergio Moro grampeou uma conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula e, em seguida, quebrou seu sigilo, vazando o teor para a imprensa.
WILL NUNES: imagine o que pode ocorrer na vida de um cidadão comum com esse tipo de decisão judicial? Tendo sua vida totalmente exposta? Hoje foi a presidente e amanhã? Aqui não estamos julgando o conteúdo do diálogo, mas a maneira como ele foi extraído.
Ou seja, o cidadão já não tem segurança em casa, na rua, no carro, no trabalho, agora nem usando o celular...Esse tipo de situação todo mundo sabe quando começa, nunca quando termina...A tendência é o país cair numa grande recessão, desemprego, confrontos entre grupos partidários, desespero e conflitos sociais...Lamentável!!!

WILL NUNES: O GRAMPO!!

O grampo ilegal feito pela a polícia federal com autorização do juiz Sérgio Moro mostra mais uma vez a inércia do governo Dilma. O país está ficando literalmente sem comando. Como pode um diálogo entre a presidente e um ex-presidente vazar dessa forma. Cadê a assessoria, sua segurança institucional? O governo está indo para o ralo.....E o pior, Dilma caindo quem assume? Michel Temer (citado também na lava jato), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (enrolado até o pescoço). E na oposição? Aécio (envolvido na lista de furnas)   numa nova eleição? Moro, presidente!?

Caso a emoção tome conta da população tudo pode acontecer, principalmente com o apoio da grande mídia, que está fazendo barba, cabelo e bigode. O quanto pior cada vez melhor, toma conta da consciência popular. Quero ver depois de tudo isso quando  a abundância não vier da forma como todos esperam da noite para o dia?




GRAMPO DO MORO ATINGIU ATÉ O STF


:
O juiz Sergio Moro, que conduz a força-tarefa da Lava Jato, autorizou grampos telefônicos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que atingiram também a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, a ministra Rosa Weber e também o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão; sobre a conversa de Lula e Dilma, ele afirmou que não há nenhum indício nas conversas, ou fora delas, de que as pessoas citadas tentaram, de fato, agir "de forma inapropriada"; sobre o chefe do STF, ele sugere que haveria tentativa de se evitar a prisão de Lula; em relação ao ministro da Justiça, há uma fala de Lula que diz "parece ser nosso amigo"; todo o material foi enviado ao STF, uma vez que, como ministro, Lula terá foro privilegiado; foram também gravadas conversas dos advogados de Lula, o que é ilegal.

O GRAMPO

Sem querer analisar o mérito do diálogo de Dilma com Lula , fico pensando.....Se a presidenta foi grampeada, imagine o que pode acontece com o cidadão comum?

OPOSIÇÃO VAI COM TUDO PRA CIMA DA DILMA E DO LULA

Logo após ser divulgado pelas emissoras de TV o áudio de uma conversa da presidenta Dilma Rousseff com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os líderes dos partidos de oposição protestaram no Plenário da Câmara e reuniram-se com a imprensa, no Salão Verde, para pedir a renúncia da presidenta Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Lula. Segundo eles, a presidenta está obstruindo a Justiça para tentar proteger o ex-presidente.
“É muito triste constatar que o Brasil está sendo governado por uma organização criminosa, se antes foi o senador Delcídio do Amaral [MS – o senador Delcídio do Amaral pediu desfiliação do PT] que tentou obstruir a Justiça, depois foi um ministro [Aloizio Mercadante] que tentou obstruir a Justiça, hoje o Brasil assiste estarrecido a presidente da República Dilma Rousseff, em diálogo com o ex-presidente Lula, tentando obstruir a Justiça. Não tem outro caminho senão a renúncia imediata da presidente da República”, disse o líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA).

DILMA FALA SOBRE O GRAMPO

A presidenta Dilma Rousseff divulgou  nota em que explica o teor da conversa telefônica entre ela e o ex-presidente e agora ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, gravada pela Operação Lava Jato e divulgada após o juiz federal Sérgio Moro retirar o sigilo do processo. Dilma afirma que a conversa teve “teor republicano”, repudia “com veemência” a divulgação e diz que vai adotar medidas para reparar o que classificou como “flagrante violação” da lei e da Constituição Federal.
Segundo a presidenta, o termo de posse de Lula como novo ministro-chefe da Casa Civil foi encaminhado para que ele assinasse caso não pudesse comparecer à cerimônia, marcada para esta quinta-feira (17). “A cerimônia de posse do novo ministro está marcada para amanhã às 10 horas, no Palácio do Planalto”, disse Dilma. “Uma vez que o novo ministro, Luiz Inácio Lula da Silva, não sabia ainda se compareceria à cerimônia de posse coletiva, a Presidenta da República encaminhou para sua assinatura o devido termo de posse. Este só seria utilizado caso confirmada a ausência do ministro”, escreveu Dilma no comunicado.

PRB DEIXA O GOVERNO DILMA


prbO Partido Republicano Brasileiro (PRB) anunciou, , que saiu da base de apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, a bancada do PRB tem 21 parlamentares e é liderada pelo deputado Márcio Marinho (BA). O presidente nacional do partido, Marcos Pereira, anunciou a decisão após reunião com a bancada na Câmara. Segundo ele, o Brasil precisa superar a atual crise política e econômica para evitar mais sofrimento do povo.
Com a saída da base, o PRB deve abrir mão do seu principal cargo no governo: o Ministério do Esporte, comandando pelo ex-deputado George Hilton e de fundamental importância no ano em que o Brasil recebe os Jogos Olímpicos. 

JUÍZES APOIAM SERGIO MORO


sergiomoro
A Associação dos Juízes Federais divulgaram uma nota de apoio a Sergio Moro.
Leiam:
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vem a público manifestar total apoio ao juiz federal Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, na condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato.
O juiz federal Sérgio Moro retirou o sigilo do processo de interceptação telefônica deferido judicialmente – com concordância do Ministério Público Federal – em face do ex-presidente Lula, que revela diálogos de graves repercussões, inclusive com a presidente da República Dilma Rousseff.
O artigo 5º, LX, da Constituição Federal estabelece como princípio a publicidade dos atos processuais. A prova resultante de interceptação telefônica só deve ser mantida em sigilo absoluto quando revelar conteúdo pessoal íntimo dos investigados. Tal não acontece em situações em que o conteúdo é relevante para a apuração de supostas infrações penais, ainda mais quando atentem contra um dos Poderes, no caso o Judiciário.
“Nos termos da Constituição, não há qualquer defesa de intimidade ou interesse social que justifiquem a manutenção do segredo em relação a elementos probatórios relacionados à investigação de crimes contra a Administração Pública”, diz a fundamentação da decisão do juiz federal Sérgio Moro.
As decisões tomadas pelo magistrado federal no curso deste processo foram fundamentadas e embasadas por indícios e provas técnicas de autoria e materialidade, em consonância com a legislação penal e a Constituição Federal, sempre respeitando o Estado de Direito. No exercício de suas atribuições constitucionais, o juiz federal Sérgio Moro tem demonstrado equilíbrio e senso de justiça.
A Ajufe manifesta apoio irrestrito e confiança no trabalho desenvolvido com responsabilidade pela Justiça Federal no Paraná, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, bem como pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal – todas a partir da investigação da Polícia Federal, Receita Federal e do Ministério Público Federal.
A Ajufe não vai admitir ataques pessoais de qualquer tipo, principalmente declarações que possam colocar em dúvida a lisura, a eficiência e a independência dos juízes federais brasileiros.

PROJETO PODE DÁ NOVA ESPERANÇA AOS PORTADORES DO CÂNCER


Projeto que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com câncer, antes do registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), poderá seguir nesta quinta-feira (17) ao Plenário, caso seja votado antes em reunião extraordinária da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
O relator na CAS, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), leu nesta quarta-feira (16) seu voto favorável à proposta (PLC 3/2016), mas o texto não foi votado devido a pedido de vista apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE). O presidente da comissão, Edison Lobão (PMDB-MA), concedeu prazo de 24 horas ao parlamentar, que anunciou a apresentação de voto em separado.

BELA NATAL-RN

natal

O TripAdvisor, site de planejamento e reserva de viagens, anuncia hoje as tendências no turismo nacional para a Páscoa. A pesquisa, realizada com usuários brasileiros entre 25 de fevereiro e 3 de março, revela que 42% dos entrevistados pretendem viajar durante o feriado nacional, dois pontos percentuais a menos do que o resultado obtido em 2015.
Dentre os dez destinos nacionais mais procurados, cinco estão na região Nordeste do país: Maragogi (AL), Jericoacoara (CE), Porto de Galinhas (PE), Porto Seguro (BA) e Natal (RN). Pelo segundo ano consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro é o destino mais popular para estadias entre os dias 24 e 27 de março.

DEPUTADO MINEIRO CONFIRMADO COMO MINISTRO



O deputado federal Mauro Lopes do PMDB Mineiro, foi confirmado pela a presidente Dilma como o novo ministro da Aviação Civil. A data posse está sendo marcada.

FERNANDO HENRIQUE SE DESESPERA


:
Incomodado com a ida do ex-presidente Lula para a Casa Civil, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso faz uma declaração deselegante e avalia ser "um erro do ponto de vista da organização do governo" e "escandaloso" o petista como ministro; "Tem que ter cabeça nova, não é só ser político, é preciso conhecimento. Conhecimento é fundamental. Você não pode dirigir esse país sendo analfabeto. Não dá", afirmou o tucano; pesquisa Datafolha recente apontou o ex-presidente Lula como o melhor da história do País, muito à frente de FHC; líderes mundiais também defenderam Lula recentemente, apontando que ele ajudou a projetar uma imagem positiva do Brasil no mundo; citado pela ex-amante como dono de apartamentos em Nova York e Paris em nome de um laranja, FHC pediu que a sociedade reaja energicamente à nomeação.

CHUVAS DÃO ALÍVIO AOS RESERVATÓRIOS DE MINAS

As chuvas que atingem Minas Gerais dão um alívio para os reservatórios. A represa de Três Marias, uma das principais usinas hidrelétricas do estado, localizada no Rio São Francisco, segue em constante crescimento em 2016. Desde o dia 1º de janeiro até esta quarta-feira, o volume de água quase quintuplicou, saindo de 6,9% para 33,7%. Mesmo assim, a situação ainda requer atenção, já que não estão previstas precipitações significativas para região nos próximos meses. Por isso, a Cemig vai diminuir a vazão de 150 metros cúbicos por segundo, para 100 metros cúbicos por segundo. A intenção é armazenar água na represa.

SENADOR RENAN CALHEIROS: LULA TEM UMA BOA RELAÇÃO COM O CONGRESSO

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quarta-feira que "indiscutivelmente" o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem boas relações com o Congresso, mas ressalvou que não dá para avaliar se a ida dele para um ministério teria condições de resolver a crise por que passa o governo Dilma Rousseff. A fala de Renan ocorreu pouco antes de integrantes do governo e petistas confirmarem o nome de Lula para ministro da Casa Civil.

O MEDO DE LULA NO GOVERNO DILMA

Lula ministro da Dilma assusta a oposição e a grande mídia que torcem para o quanto pior melhor. O medo agora é Lula fazer as coisas darem certo e o Brasil voltar a retomada econômica e social. A torcida é grande para as coisas não darem certo.

P C DO B MINEIRO: A INGRATIDÃO DO CAIXA

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lamenta a desfiliação do deputado estadual Mário Henrique Caixa, atual secretário de Estado de Turismo.
Há 13 anos filiado ao PCdoB, sempre recebeu dos dirigentes e militantes do Partido a atenção e a solidariedade, continuamente manifestados através de diálogo franco, aberto e solidário. O Partido sempre reconheceu e valorizou sua trajetória política, expressos na sua eleição e na indicação para ocupar a Secretaria de Estado de Turismo bem como aprovou, por unanimidade, sua pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte.
Sua desfiliação, por sua longa trajetória no Partido como também pelo momento vivido pelo País, pelas missões que desempenhou e a confiança recebida pelos militantes e eleitores, quando de sua vitoriosa campanha para a Assembleia Legislativa, nos surpreende. Entendemos que sua desfiliação, além de contrariar o princípio da fidelidade partidária, essencial à evolução da vida política e partidária brasileira, revela que optou por um projeto pessoal em detrimento de um projeto coletivo, conforme propõe o PCdoB. Entendemos, finalmente, que a vida pública pressupõe compromisso e fidelidade, sem o que não é possível construirmos partidos políticos fortes, representativos, respeitados e merecedores da confiança popular.
 

PSDB VAI PERDENDO O DISCURSO

247 – A avaliação geral dentro do PSDB é de que o envolvimento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) prejudica como um todo o discurso do partido, que vem defendendo o afastamento da presidente Dilma Rousseff.
O discurso pelo impeachment foi reforçado nesta semana, depois que, no domingo, diversas cidades em todo o País foram palco de manifestações contra o governo.
Nos gabinetes tucanos, a palavra de ordem é obstruir qualquer iniciativa do Planalto, manter o Congresso sob pressão e a opinião pública focada no impedimento, de acordo com reportagem no Estado de S. Paulo nesta quarta-feira

AÉCIO NEVES: SITUAÇÃO VAI SE COMPLICANO

Aécio emprestou avião para Delcídio do Amaral quando era governador de Minas
Senador Aécio Neves negou também ter recebido propina de Furnas, conforme delação de Delcídi
O senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS), novo delator da Operação “Lava Jato”, usou uma aeronave do governo de Minas para se deslocar de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro em 7 de junho de 2006.

O objetivo da viagem, segundo Delcídio, seria para tratar do suposto envolvimento do então governador Aécio Neves e de aliados com os fatos que estavam sendo investigados pela CPI dos Correios. Em delação, Delcídio disse que Aécio teria mandado emissários para adiar prazos na entrega de sigilos bancários do extinto Banco Rural para a CPI. Delcídio era o presidente da CPI.

O registro do voo foi confirmado nessa terça (15) ao Hoje em Dia pela assessoria do atual governo estadual, com base em registro do gabinete militar. O motivo do deslocamento não foi explicado.

No anexo 13 da delação, Delcídio sustenta que Aécio atuou para interferir no andamento da CPI. A comissão investigou o esquema do mensalão do PT e, segundo Delcídio, Aécio estava incomodado com a quebra de sigiloso bancário do Banco Rural.
Mensalão tucano

Além do esquema petista, o Rural é acusado de ter operado o mensalão mineiro, também conhecido como mensalão tucano.

Em depoimento, Delcídio sustentou ter tratado esse tema com Aécio em Belo Horizonte, no palácio do governo, e que depois dessa reunião o tucano “franqueou o avião do Governo de Minas Gerais para que o declarante viajasse para o Rio de Janeiro”.

As maquiagens das informações do extinto Banco Rural realmente foram realizadas e, segundo Delcídio, ‘serviram para esconder’ dados de Aécio, do ex-senador Clésio Andrade, ex-vice do tucano, de Marcos Valério e “companhia”.

“Marcos Valério comentou com o declarante (Delcídio do Amaral) que a tecnologia do mensalão foi desenvolvida no Estado de Minas Gerais e exportada para o PT”, diz trecho da delação.

Furnas

Em outro ponto da delação, Delcídio acusa Aécio de ter recebido propina de Furnas.

No anexo 5 da delação, Delcídio disse que “sem dúvida” Aécio recebeu vantagens indevidas do esquema de corrupção de Furnas, semelhante ao da Petrobras, envolvendo inclusive as mesmas empreiteiras. O operador apontado por Delcídio é o ex-diretor de engenharia da estatal Dimas Toledo, indicado pelo PSDB e PP.
Com chegada do ex-presidente Lula ao poder, Dimas passou a colaborar também com o PT. A defesa de Dimas Toledo repudiou a delação de Delcídio.

Em nota ao Hoje em Dia, Aécio confirmou ter cedido a aeronave a Delcídio, mas não explicou o motivo da viagem. Segundo o comunicado, o deslocamento da aeronave ocorreu dentro da legislação, que prevê o transporte de autoridades e agentes públicos em missões oficiais.
Ainda segundo a nota, autoridades de diferentes partidos, como o ex-prefeito Fernando Pimentel, os governadores Sérgio Cabral e Paulo Hartung, além do deputado petista Arlindo Chinaglia (PT), também utilizaram as aeronaves do Estado. Em relação a Furnas, o tucano disse ser falsa a acusação.

fonte:hojemdia

LULA NA CASA CIVIL

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula ministro
Depois de mais de sete horas de negociação direta com a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assumir a Casa Civil no lugar de Jaques Wagner. A informação foi confirmada no final da manhã desta quarta-feira  (16) por interlocutores do Planalto, por lideranças petistas na Câmara e também por fontes ligadas ao ex-presidente.
Wagner já deixou a reunião no Alvorada e seguiu para Salvador, para celebrar o seu aniversário. Segundo fontes, Wagner assumiria uma chefia de gabinete do governo. A reunião entre Lula e Dilma no Alvorada, que começou por volta das 9h, acabou agora pouco e Dilma veio para o Palácio do Planalto.
Desde que tiveram início os rumores sobre Lula integrar o governo Dilma, a Casa Civil foi apontada como a principal alternativa para que Lula viesse para o governo. Ontem, entretanto, nas negociações a possibilidade apontada era que o ex-presidente assumisse a Secretaria de Governo, no lugar de Ricardo Berzoini.
O ministério de Dilma passará por uma pequena reforma com o ingresso de Lula, mas ainda não são conhecidos os detalhes das mudanças.

DELCÍDIO: EMPREITEIRAS DO PT E DO PSDB

delcidio
Ao relacionar, em sua delação premiada, algumas das principais doadoras de campanhas eleitorais no país, o senador Delcídio Amaral (sem partido – MS) declarou que a empreiteira Odebrecht e a OAS são mais petistas, e que a Andrade Gutierrez é mais ‘tucana’, mas todas elas atuam ecumenicamente quanto o assunto é doação de campanha.


UM EXEMPLO QUE O BRASIL PODE COPIAR


asupermercadoA fome é um dos principais problemas da humanidade. Mas há muito tempo que o mito de não há comida para todos foi quebrado. O que existe é uma má distribuição e a desigualdade de oportunidades e de acesso a uma alimentação digna. Diante disso, o desperdício é um grande vilão. ONGs e ativistas lutam fortemente para mudar essa situação. E eles tiveram uma notícia positiva neste mês.
A França é o primeiro país a aprovar a lei que proíbe os supermercados de jogarem alimentos não vendidos no lixo. Em vez disso, os estabelecimentos são obrigados a doá-los a alguma ONG ou banco de alimentos. Os supermercadistas que não assinarem o contrato de doação vão ter de pagar uma multa de mais de 3 mil euros. De acordo com o jornal britânico The Guardian, a lei foi aprovada por unanimidade no senado francês e diz que os estabelecimentos comerciais não poderão se desfazer de alimentos que se aproximam da data de validade

AYRTON E PROST: O FILME


sennaUOL – A história da rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost vai virar filme. A produção, que deve ser intitulada simplesmente “Prost”, tem previsão para ser filmada no ano que vem, na França. O anúncio foi feito pela Labyrinthe Films e pela Mars Films. Não há previsão de data de lançamento.
Por enquanto, apenas o ator que interpretará o piloto francês foi definido: será seu compatriota Guillaume Gouix, conhecido no país por seu papel na série de TV The Returned. O filme vai focar na vida do piloto francês, desde sua infância até chegar aos quatro títulos mundiais da Fórmula 1, mas dará atenção particular aos duelos com Senna. A próprio Prost estará envolvido no projeto, que contará com a direção de Julien Leclercq.

O GRUPO GLOBO DÁ SINAIS QUE TAMBÉM ABANDONOU AÉCIO


ter o globo

SUCESSÃO DE BH: AÉCIO E LACERDA AINDA NÃO CHEGARAM A UM ACORDO


A reunião entre o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB), em Brasília, foi marcada pelo afunilamento de nomes que podem disputar a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). E, ao mesmo tempo, segundo interlocutores ligados ao processo, a sessão trouxe ainda mais dúvidas para os aliados.

Fontes próximas dos líderes confidenciaram ao Aparte que foi encomendada uma nova pesquisa com a presença de somente quatro nomes de possíveis prefeituráveis: o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros (PV), e o deputado estadual João Leite (PSDB), indicados por Aécio; o secretário de Obras e Infraestrutura da PBH, Josué Valadão, e o diretor-presidente da Cenibra, Paulo Eduardo Rocha Brant, sugeridos por Lacerda.

Dessa forma, foram excluídos da pesquisa outros nomes técnicos indicados pelo prefeito, como a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, e o ex-secretário da gestão tucana Wilson Brumer. Saiu também o do vereador Daniel Nepomuceno (PSB). Da parte tucana, também deixou a lista o nome do ex-governador de Minas Alberto Pinto Coelho (PP). Por meio de sua assessoria, ele informou nesta terça não ser mais pré-candidato.

“Em nome da construção da unidade e do consenso para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte irei, a partir deste momento, trabalhar não mais como pré-candidato, mas atuando, como sempre fiz, para o entendimento e o fortalecimento de uma única candidatura do grupo de partidos aliados que compõem a base do Executivo Municipal. Externo meus profundos agradecimentos às manifestações de apoio recebidas pública e pessoalmente”, disse.

Também foi retirado da pesquisa o nome do deputado estadual João Vítor Xavier (PSDB), que pode migrar para o PSD, de Gilberto Kassab, para tentar entrar na disputa pelo cargo do Executivo.

Mas, o cenário ainda é nebuloso. “Até o dia 2 (quando se fecha a janela de troca partidária), não vai ter como cravar um nome. Aécio e Lacerda não querem recuar da indicação do cabeça de chapa. Podem até aparecer outros (nomes) pelo andar da carruagem. Nada está definido. E, enquanto isso, os outros partidos comemoram, já que querem é ver PSDB e PSB separados e enfraquecidos”, disse um tucano à coluna.

Ainda segundo conversas dos bastidores políticos, se Délio Malheiros não concorrer à prefeitura pelo PSDB, ele pode sair pelo PPS, já que é um desejo antigo do parlamentar concorrer à PBH.

SUCESSÃO EM BH: DEPUTADA JÔ MORAIS PODE SER CANDIDATA À PREFEITURA

Hoje, o secretário de Turismo de Minas, Mário Henrique Caixa, irá se filiar ao Partido Verde (PV). A atitude do radialista pegou muitos políticos de surpresa, já que a cadeira que ele ocupa no Estado é do PCdoB. Como o Aparte já havia revelado, a legenda comunista iria “aproveitar” a popularidade de Caixa para que ele disputasse a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pela sigla. Com essas mudanças, segundo fontes que acompanham a negociação, o PCdoB irá reivindicar a pasta de Turismo, já que “só iriam lançar o nome dele para pré-candidato a prefeito porque ele, além de popular, estava sendo fiel ao partido”. Conforme um interlocutor, com essas mudanças, a deputada federal Jô Moraes começa a ser o nome natural do partido para a disputa do cargo. “Basta que ela aceite”, resume.

LULA A QUALQUER MOMENTO NO GOVERNO DILMA

Aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmaram que sua nomeação deverá ser anunciada a qualquer momento.
Segundo petistas e integrantes do governo, sua nomeação, se confirmada, poderá ser acompanhada da entrada de um time no governo Dilma. Essa seria uma condição imposta por Lula para aceitar o apelo da presidente.
Entre os nomes que Lula gostaria de levar para o Governo está o de Celso Amorim para Relações Exteriores. Não está descartada a substituição de Aloizio Mercadante, na Educação. Outros nomes, como o de Ciro Gomes, são ventilados por petistas.

Nas conversas, Lula alega que de nada valerá sua chegada ao Governo sem a montagem de uma equipe que sinalize para mudanças, inclusive na política econômica.
Uma guinada na condução política do país justificaria sua presença na Esplanada dos Ministérios e afastaria a tese de que só pretenda escapar da prisão, já que ministros têm prerrogativa de foro privilegiado.
Ainda nesta terça (15), Lula hesitava sobre a hipótese de ocupar a Secretaria de Governo. Na conversa com a presidente, impôs condições, incluindo carta branca para compor sua equipe. Essa engenharia foi objeto de discussão numa reunião que consumiu mais de quatro horas e invadiu a madrugada.

AÉCIO VAI SE COMPLICANDO


:
Documentos apreendidos em operação da PF de 2007, divulgados pela revista Época, revelam que Norbert Muller abriu contas bancárias no LGT Bank, sediado no principado de Liechtenstein, para o tucano Aécio Neves, presidente do PSDB; em uma das pastas encontradas na casa do doleiro constava uma etiquetada por “Bogart e Taylor”; era o nome escolhido por Inês Maria Neves Faria, mãe e sócia do senador mineiro, então presidente da Câmara dos Deputados, para batizar a fundação que, a partir de maio de 2001, administraria o dinheiro da conta secreta 0027.277 no LGT; a conta foi citada pelo Delcídio do Amaral, na delação homologada no STF, e está sendo investigada pela PGR na Lava Jato; Globo parece ter rifado de vez o senador Aécio