domingo, 17 de janeiro de 2010

INVESTIMENTOS SUPREENDEM

Se a expectativa dos analistas de mercado se concretizar, o ano de 2010 deverá concentrar o segundo maior volume em investimentos estrangeiros diretos desde 1947, ano que marca o início da série histórica sobre os aportes. A projeção atual é de desembolsos de US$ 37,5 bilhões.


CÚPULA DO PMDB REUNIDA

A cúpula do PMDB se reúne na próxima quarta-feira em Brasília. As férias dos líderes partidários serão interrompidas para um jantar na casa do presidente da Câmara Michel Temer (PMDB/SP) por duas razões para lá de relevantes: a discussão da aliança federal para 2010 e a sucessão interna no partido.


O PMDB tem convenção marcada para março. É quando o partido escolherá o sucessor do presidente licenciado, Michel Temer. O cargo é hoje ocupado interinamente pela deputada Iris Araújo (PMDB/GO).

Michel Temer tem todo interesse em ser reconduzido ao cargo, e é tido como candidato natural. Embora licenciado, é o presidente de fato do partido. Homem de hábitos moderados, que se guia pela cautela, dentre todos os projetos políticos que lhe apresentam, prefere ficar com o que lhe garante poder sobre o maior partido do país, fundamental para a governabilidade, seja quem for o novo presidente da República.

Temer deve costurar sua chapa com aliados de absoluta confiança e que tenham em mente assumir a presidência do partido caso ele precise se licenciar, por exemplo, para ser vice de Dilma Rousseff, ou mesmo seguir presidente da Câmara. Eunício Oliveira (PMDB/CE) e Íris Araújo encaixam-se neste perfil. Cairia bem nesta chapa, como secretário geral, o senador Romero Jucá (PMDB/RR).

Outro ponto da conversa será a indicação pemedebista para a vaga de vice na chapa de Dilma. Causou certo incômodo na ala de Temer a cogitação do nome do Ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB/MG), para o posto. Embora a hipótese seja remota, a tese de que esta é a alternativa pacificadora para a disputa em Minas Gerais preocupou a cúpula pemedebista.

ANTÔNIO ANDRADE E VAZANTE

A confirmação da instalação da agência bancária da Caixa Econômica Federal expressa a força política e econômica do município de Vazante na nossa região. A nossa cidade definitivamente ocupa um espaço importante no contexto regional. E não é por acaso. O crescimento político do dep. Federal Antônio Andrade no cenário político estadual e nacional tem facilitado as reivindicações das autoridades locais nos projetos e ações que beneficiam à população. Desde que deixou a prefeitura de Vazante em 1999 para se candidatar a dep. Estadual, Antônio segue uma carreira extraordinária. Depois de ter sido eleito deputado estadual por três legislaturas (1989-1992/1995-1999/2003-2007, PMDB-MG). Tornou-se líder na Assembléia Legislativa de Minas Gerais da minoria, maioria, líder do PMDB, líder do então governador Itamar Franco, primeiro secretário da Assembléia.




Terminando esse ciclo político ele resolveu sair candidato a dep. Federal, alcançando uma votação superior a 100 mil votos. Com habilidade e uma capacidade incrível de liderança, logo foi ocupando espaços,  no Congresso Nacional tendo sido indicado para ocupar cargos importantes em comissões especiais. A sua mais recente conquista foi a presidência estadual do PMDB de Minas Gerais, colocando-o numa situação de destaque no mundo político.



Por tanto, seu crescimento político tem representando conquistas importantes para Vazante. A última delas sem dúvida foi confirmação da instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal para o município, fortalecendo a nossa força na região. Com a chegada da Caixa, com certeza a nossa economia será bombardeada com pessoas vindas das cidades vizinhas aquecendo o comércio, proporcionando renda, geração de emprego e mais recursos para a cidade. Sem dúvidas que as autoridades políticas do município devem aproveitar esse momento do deputado e juntos promover projetos capazes de fortalecer de maneira contínua o crescimento e a pujança da nossa gente.

Hoje, mesmo os adversários politicos do deputado Antônio Andrade reconhecem a sua força política no cenário estadual e federal. Isso é um fato, que impressiona, principalmente analisando sua tragetória, iniciada numa cidade pequena "Vazante" para ocupar esse espaço tão espetacular.



A CHAPA DOS SONHOS DO PMDB NO ESTADO

1- Hélio Costa: Governador, Patrus: Vice, Zé Alencar: Senador, Pimentel: Dep. Federal.