sexta-feira, 15 de julho de 2011

GUARDA-MÓR: REELEIÇÃO

Correligionários do prefeito Gilmar Ferreira de Guarda-Mor, estão otimistas com o chefe do executivo municipal. Segundo eles, Gilmar está fazendo uma administração capaz de leva-lo a reeleição. O prefeito ainda não anunciou se será novamente candidato.

LAGAMAR-MG: ARI BATISTA E A SUCESSÃO MUNICIPAL

O prefeito Ari Batista será capaz de conter o entusiasmo de Jorge Olívio para sair candidato a prefeito no próximo ano? Correligionários do prefeito acham que do jeito que ele está conduzindo o processo, chegará um momento que não terá outro saída, a não ser apoiar o primo.


Outra alternativa seria apostar num racha do grupo da oposição entre Wilson Rodrigues e Dr. Cássio Marra. E a terceira e última opção era sair três candidatos. Assim Ari acredita que suas chances seriam maiores para fazer o sucessor.

LAGAMAR-MG: ZICO E O PMDB

O PMDB é mesmo a bola da vez em Lagamar. O partido hoje é a legenda mais discutida quando o assunto é a eleição de 2012. Sobre a coordenação do ex-prefeito Zico, que sempre pautou suas decisões com ponderações e equilibrio ao lado de outras lideranças peemedebistas, o partido tem sido motivo de discussão, quando o tema é candidatura própria. Sem dar nenhum pronunciamento oficial até agora, diante das especulações, Zico sabe que o processo eleitoral pega mesmo pra valer é no próximo ano com as convenções partidárias. Por isso as discussões internas, fazem parte da elaboração da base para a campanha de 2012.

VAZANTE-MG: QUEM É O CARA PARA 2012?

Apesar de várias pesquisas realizadas em Vazante, nenhuma delas foi divulgada oficialmente para o conhecimento da comunidade. Deixando uma pergunta no ar? Se as eleições fossem hoje em quem você votaria para prefeito?

Orlando Fialho?
Dr. Jacques Soares Guimarães?
Dr. leonardo Queiroz?
Dr. Marciano Borges?
Alcides Diniz?
Dr. José Benedito?

Quem é o cara de Vazante para 2012?

REFORMA POLÍTICA?

A reforma política sempre foi tratada como tema prioritário em campanhas eleitorais. Entretanto, pouco evoluiu desde que o país se atentou para a necessidade de mudanças no sistema político-eleitoral. Hoje, como há 20 anos, tanto partidos quanto parlamentares, governadores e até mesmo prefeitos se dizem favoráveis à reforma. As mudanças são defendidas com discursos inflamados, mas, ainda assim, o projeto não sai do papel.

Historicamente, o que se percebe no país é que os partidos ou lideranças que reúnem as condições políticas para tocar a reforma não o fazem porque tal situação foi costurada exatamente por meio das regras vigentes. Aí, a conveniência se sobrepõe às questões de interesse público. Já os partidos que realmente se propõem a fazer as reformas não reúnem iguais condições - como o número de parlamentares para tocar o debate.

Em linhas gerais, as deformidades da legislação política são o centro de promessas de campanha e, passadas as votações, os políticos já beneficiados pelo sistema em vigor deixam o tema de lado e se abrigam na comodidade dos cargos até que se inicie a próxima disputa eleitoral.

Tais experiências mostram claramente que a reforma só será possível se houver um mínimo de consenso. Isso significa que partidos rivais precisarão, inevitavelmente, traçar projetos comuns. Está mais do que provado que essas alterações jamais serão aprovadas em bloco. E é aí que reside a principal insegurança em torno da chamada "mãe de todas as reformas".

Não há dúvidas de que a representatividade política, atualmente, no Brasil, passa por sérios conflitos. Somente uma mudança de mentalidade dos representantes poderá fazer com que os avanços, tão essenciais, saiam do papel. (Anderson Alves)

GREVE DOS PROFESSORES

A Justiça mineira rejeitou uma liminar requerida pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-ute/MG) contra a Secretaria de Educação. Sendo assim, os grevistas terão os dias parados descontados na folha ponto. A decisão é do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Belo Horizonte, Octávio de Almeida Neves.

De acordo com o processo, o sindicato esclareceu que o que motivou a greve foi o descumprimento, pelo Estado, da lei que regulamenta o piso salarial para os profissionais do magistério público. Ainda argumentou que a greve não traria prejuízo para o calendário escolar, “diante da reposição dos dias não trabalhados”. O juiz, no entanto, esclareceu que a matéria relativa ao piso salarial da categoria ainda está sendo discutida no Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar de reconhecer a greve como “instrumento a serviço da cidadania”, o magistrado citou entendimento do STF em que o órgão recomenda que, até a edição de legislação específica pertinente, deverão ser aplicadas as lei que dispõem sobre a especialização de turmas dos tribunais do trabalho em processos coletivos e sobre o exercício do direito de greve, respectivamente. Segundo o juiz, o STF decidiu que a paralisação de servidores públicos por greve implica no desconto da remuneração relativa aos dias de falta.

Octávio Neves concluiu, então, que os grevistas devem assumir os riscos que a “deflagração do movimento lhes impõe” e ressalvou que, havendo reposição dos dias paralisados, o poder público ficará obrigado a pagá-los.

BELO HORIZONTE-MG: TUCANOS DE OLHO NA PREFEITURA

A possibilidade da reedição da aliança com Marcio Lacerda também não é consenso no PSDB, embora os líderes do partido admitam a possibilidade de um novo apoio informal.

O deputado estadual João Leite, presidente da legenda na capital, considera "difícil" a reedição do modelo de apoio a Lacerda. "Não acho que seja uma coisa simples. Existem outros movimentos, inclusive de aliados do PSDB, como o PV, que precisam ser considerados. Além disso, há um desejo maior da base do partido em ter candidatura própria", disse.

Já o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, um dos principais articuladores do partido em Minas, preferiu deixar em aberto e declarou que a decisão das alianças em 2012 terão como referência o fortalecimento do nome do senador Aécio Neves para a Presidência da República. "Em política, tudo é possível. Mas qualquer aliança que for feita passará pelo crivo do senador Aécio Neves e do governador Anastasia, visando os objetivos do partido, um deles, o de fazer Aécio presidente".

BELO HORIOZNTE-MG: PREFEITO JÁ TÁ DE OLHO NUM VICE DO PT

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, já trabalha para a escolha de um outro nome para compor sua chapa à reeleição no ano que vem. Nos bastidores, dois integrantes do PT surgem com fortes possibilidades. O certo é que a chapa de 2008, com Roberto Carvalho como vice, não vai se repetir, devido às dificuldades de relacionamento entre os dois. Além disso, o prefeito também se esforça para manter a aliança que o elegeu em 2008, inclusive com o apoio do PT e do PSDB.

Segundo informações de bastidores, Marcio Lacerda já teria o seu nome preferido para substituir Carvalho. É o do atual secretário de Ação Básica em Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, ex-secretário de Planejamento da prefeitura na gestão do socialista

PT E PMDB MUDANÇAS NA PETROBRAS

O PT e o PMDB estão articulando mudanças profundas na direção da Petrobras, mas de forma a garantir que a gestão da estatal continuem sob o controle dos dois partidos.

Segundo fontes próximas ao governo, a proposta das mudanças na diretoria assim como o novo Plano de Negócios com os investimentos para o período de 2011/15 deverão ser apreciados pelo Conselho de Administração da Petrobras em reunião prevista para o próximo dia 22.

LAGAMAR-MG: VEREADOR ACHA O PROCESSO INDEFINIDO

O Vereador Marcinho(DEM) observa com atenção o cenário político de Lagamar. Segundo ele o processo da sucessão municipal do prefeito Ari Batista (DEM) ainda não está definido e pode surgir fatos novos no decorrer do processo que antecede as eleições.

VAZANTE-MG: PROCESSO ELEITORAL

Chegou a hora dos grupos interessados em lutar pelo o poder executivo municipal de Vazante despertar para o próximo ano. O prazo para organizar os partidos está se encerrando exigindo das lideranças a necessidade de intensificar as articulações visualizando o processo eleitoral de 2012.