quarta-feira, 31 de julho de 2013

FRASE

“Sou um homem mais de fé do que de culto. Posso recusar a extrema-unção, vou me entender pessoalmente com Deus”.
Câmara Cascudo


PATOS DE MINAS-MG: ENTRE AS 2O MELHORES CIDADES DE MINAS

Patos de Minas tem muitas questões a se melhorar e a divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal-IDHM, nesta segunda-feira (29), mostra que a luta tem que continuar. O IDHM em 2010 foi de 0,765, considerado alto, mas o crescimento foi abaixo das médias nacional e estadual. O município ocupa a 20ª posição no estado e 289ª no país. A dimensão que mais cresceu foi a Educação.

Entre 2000 e 2010, a Educação teve um crescimento de 0,156, seguido por Renda e por Longevidade. Entre 1991 e 2000, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos também foi a Educação com crescimento de 0,227, seguida por Longevidade e por Renda. A expectativa de vida do patense é de 76,31 anos e a renda média é de R$843,57. Em 2000, o IDHM da cidade era de 0,675 e em 1991 de 0,525.

Patos de Minas ocupa a 289ª posição em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que apenas 5,18% dos municípios estão em situação melhor. Em relação às 853 outras cidades de Minas Gerais, a terra do milho ocupa a 20ª posição, sendo que só 2,23% dos municípios estão melhor colocadas.

O que mais cresceu em Patos de Minas foi a educação, e ela continua sendo a dimensão que mais precisa se desenvolver. Apesar da posição, a cidade se desenvolveu menos do que a média nacional e estadual. Nas últimas décadas, a cidade teve um incremento no seu IDHM de 45,71%, abaixo da média nacional (47,46%) e inferior à média estadual (52,93%).

NOVA EDIÇÃO DO JORNAL "DE FATO"

Vem ai! Mais uma edição do jornal " DE FATO" destacando as principais notícias de Vazante e Regiões. Com uma linguagem simples e direta o impresso está ocupando um importante espaço na mídia valorizando a informação , debatendo temas de interesse dos cidadãos.

MINIRREFORMA ELEITORAL

A minirreforma eleitoral que prevê algumas alterações no sistema eleitoral brasileiro para vigorar já nas eleições do ano que vem deverá ser votada na segunda quinzena de agosto. A previsão é do coordenador do Grupo de Trabalho da Nova Lei Eleitoral, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). O parlamentar está trabalhando para buscar acordo que viabilize a aprovação da proposta.

O projeto da minirreforma eleitoral está tramitando em regime de urgência e poderá ser colocado em votação logo após a apreciação das medidas provisórias que estão trancando a pauta de votações da Câmara. De acordo com Vaccarezza, a proposta visa a tornar as eleições mais democráticas, transparentes e mais compreensíveis e fiscalizáveis.

Segundo o petista, a proposta tem três pontos “muito importantes”, como a regra que impede que um candidato renuncie à disputa a menos de 20 dias do pleito. “Atualmente, um candidato pode, no sábado anterior à votação, colocar outra pessoa para ser votada. Pela proposta, o prazo para o candidato deixar de concorrer a uma eleição será o suficiente para que o Tribunal Superior Eleitoral mude a imagem na urna”, explicou.


ELEIÇÃO DO PT


A eleição para a escolha do novo comando do PT de Minas Gerais caminha cada vez mais diretamente para um novo racha na sigla. Com a proximidade da data-limite para as inscrições das chapas – 12 de agosto –, as movimentações entre os apoiadores dos dois principais candidatos se intensificam.


Nos últimos dias, o nome do deputado federal Odair Cunha ganhou força, enquanto o da secretária de finanças do partido, Gleide Andrade, começou a ficar isolado.

Nos bastidores, a avaliação das principais lideranças é que Odair Cunha tem mais cacife político para fazer alianças dentro e fora dos limites do PT. Já Gleide teria força dentro do partido, mas sem expressão pública nem capacidade de negociação. Os dois têm raízes na ala Articulação, liderada pelo ex-ministro Patrus Ananias.

Odair é mais próximo do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, de quem tem o apoio. O parlamentar também é considerado o que tem mais proximidade com a presidente Dilma Rousseff entre os deputados petistas mineiros.



SERRA NUMA SITUAÇÃO DIFÍCIL

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) tem até o dia 5 de outubro para decidir se fica ou sai do partido. No entanto, possíveis siglas visadas para seu projeto presidenciável de 2014 já anunciaram que dificilmente poderão apoiá-lo.
O único partido que abriu as portas para o candidato é o PPS, de Roberto Freire. Mas sem a fusão com o PMN, a sigla tem menos de um minuto no horário eleitoral, o que inviabilizaria uma candidatura sozinha.