quarta-feira, 2 de junho de 2010

O BICHO PEGOU: PMDB X PT MG


Segundo o blog de Roberto Rodrigues os números envolvendo os candidatos do PMDB e PT em Minas, segundo pesquisa elaborada pelo o PT é o seguinte:

Saíram os resultados preliminares da pesquisa interna encomendada pelo PT de Minas Gerais sobre a disputa pelo governo local. Realizado pelo instituto Sensus com 1.500 eleitores de 27 a 29 de maio (5ª, 6ª e sábado passados), o levantamento mostra um resultado espontâneo (quando os entrevistados não são estimulados com uma cartela de nomes) Fernando Pimentel (PT) com 10%, Antonio Anastasia (PSDB) com 9% e Hélio Costa (PMDB) com 7%. Ou seja, estão todos empatados e com diferenças na redondeza da margem de erro (que não foi informada em detalhes ainda). O Blog também publicou os números finais da pesquisa.

Aqui, as últimas pesquisas conhecidas sobre a disputa em Minas Gerais.

Na pesquisa estimulada, foram testados 2 cenários. Um com Hélio Costa e outro com Fernando Pimentel. Em ambos os casos, o tucano Antonio Anastasia já aparece com 21%, segundo resultados preliminares. Costa tem algo próximo a 32%. Pimentel teria cerca de 30%. Ou seja, a presença de Costa ou Pimentel não faria muita diferença hoje contra o candidato do PSDB, sustentado pelo ex-governador mineiro Aécio Neves.

A diferença, aparentemente, está na perspectiva de vitória de Costa e de Pimentel. É que a rejeição ao peemedebista Costa é de 26%, a maior entre todos os candidatos. Pimentel é rejeitado por 16% dos entrevistados na pesquisa Sensus.

O PMDB mineiro também encomendou uma pesquisa de opinião e contratou o Ibope. A coleta de dados começou em 29 de maio e termina hoje (1.jun.2010). Os resultados das duas pesquisas –Sensus-PT e Ibope-PMDB– devem ser analisados na segunda-feira, dia 7 de junho numa reunião conjunta dos 2 partidos e outros aliados.

Em tese, o candidato que estiver mais bem posicionado nas pesquisas será o escolhido para disputar o Palácio da Liberdade. Como os levantamentos apontam para um empate técnico entre Hélio Costa e Fernando Pimentel, há um impasse à vista.

Essa novela só será resolvida com a intervenção direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para Lula, o PT deve priorizar a eleição de Dilma Rousseff para o Palácio do Planalto. Ou seja, desistir de eleições para governador em Estados nos quais o PMDB considera necessário ficar sozinho na disputa (o caso de Minas Gerais).