segunda-feira, 10 de junho de 2013

CRIAÇÃO DE PARTIDOS GERA MUITA GRANA

Segundo o jornal O Globo, criar um partido político no Brasil é garantia de acesso a dinheiro fácil. Só no ano passado, quando houve eleições municipais, somando o Fundo Partidário e as doações, os 30 partidos registrados na Justiça Eleitoral movimentaram a cifra de R$ 1 bilhão — isso sem contar eventual caixa dois, prática já admitida nos últimos anos, depois do mensalão, por políticos de todas as tendências.

Em ano de eleição presidencial, esse valor é muito maior. Para poder pegar um naco desse filé, não é preciso ter representante na Câmara dos Deputados nem filiados. Basta existir formalmente.

CONSUMIDOR E OS IMPOSTOS

A partir de hoje (10), os estabelecimentos comerciais de todo o país são obrigados a discriminar na nota fiscal ou em local visível os impostos embutidos no preço dos produtos e serviços. De acordo com a Lei 12.741, quando fizer uma compra, o consumidor tem de ser informado sobre o valor aproximado do total dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influi na formação dos preços de venda.

Embora a lei estabeleça para esta segunda-feira a data em que a exigência entra em vigor, muitas empresas alegam que falta ainda a regulamentação e dizem que, por isso, não sabem como adequar seus sistemas informatizados às novas regras.

LAGAMAR-MG: ONDA NEGATIVA

O prefeito de Lagamar-MG Dr. Cássio Marra (PDT) precisa urgentemente ficar atento as manifestações silenciosas da comunidade lagamarense. A onda negativa dos últimos acontecmentos em Vazante-MG parece começar a chegar ao município.

VAZANTE-MG: AINDA REPERCUTE EXONERAÇÃO DE ADVOGADO

Dizem nos bastidores que a exoneração do advogado Júlio Verneck da prefeitura de Vazante terá o troco. Como será, ninguém  não sabe ainda, mas dizem que ocorrerá o mais rápido possivel.

WILL NUNES:

Dr. Verneck é um dos mais importantes advogados de Vazante. Na campanha tanto ele como o seu pai, Dr. Marciano Borges tiveram papel fundamental na eleição de Dr. José Benedito e Jeovanine. No ínicio da administração foi considerado o nome mais importante do governo.

Já o seu pai, Dr. Marciano, foi um forte combatente na então oposição, tendo papel de destaque nas críticas aos ex-prefeitos Orlando Fialho e a Dr. Jacques Soares Guimarães. Agora com a exoneração de Verneck, tem gente apostando que o mesmo voltará a escrever no seu site (parado) e na mídia local com a mesma intensidade de antes. Será?

Outros acreditam que Dr. Marciano deixará de vez de participar da vida pública de Vazante. Independente financeiramente e muito ligado a cultura, estaria mesmo preocupado em escrever um novo livro.

LULA CONTINUA MAIS POPULAR DO QUE NUNCA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deixou claro, em inúmeras oportunidades, que não pretende concorrer novamente à presidência da República. Numa conversa com empresários, usou a imagem do piloto alemão Michael Schumacher, que venceu tudo na primeira fase da carreira e só acumulou frustrações, após seu retorno à Fórmula 1, para justificar suas razões (leia mais aqui). 

No entanto, a análise detalhada da pesquisa Datafolha deste fim de semana pode reativar as pressões, dentro e fora do PT, especialmente em setores da base aliada insatisfeitos com a relação com o Palácio do Planalto, para que ele reveja sua posição. Os dados revelam que, diferentemente do que ocorria em pesquisas anteriores, Lula teria hoje mais facilidade para se eleger do que a presidente Dilma – muito embora ambos pareçam capazes de vencer, com folga, no primeiro turno.

Ao todo, o Datafolha pesquisou quatro cenários: dois com Lula e dois com Dilma concorrendo pelo PT. Em vez de incluir apenas os candidatos já conhecidos, como Aécio Neves, do PSDB, Eduardo Campos, do PSB, e Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, o Datafolha fez também uma simulação com o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal.
Eis os resultados da pesquisa realizada nos dias 6 e 7 de junho de 2013:
Cenário A (com Dilma)
Dilma                              51%
Marina                             16%  
Aécio                               14%
Eduardo Campos                 6%
Dilma teria uma vantagem de 15 pontos em relação aos adversários, que, em março deste ano, era de 26 pontos.
Cenário C (com Lula)
Lula                                 55%
Marina                             15%
Aécio                               13%
Eduardo Campos                 5%
Lula teria uma vantagem de 22 pontos em relação aos adversários, que, em março deste ano, era de 30 pontos.
Cenário B (com Dilma)
Dilma                              49%
Marina                             14%  
Aécio                               12%
Joaquim Barbosa                 8%
Eduardo Campos                 5%
Dilma teria uma vantagem de 10 pontos em relação aos adversários, que, em março deste ano, era de 21 pontos.
Cenário D (com Lula)
Lula                                 55%
Marina                             12%
Aécio                               11%
Joaquim Barbosa                 8%
Eduardo Campos                 3%
Lula teria uma vantagem de 21 pontos em relação aos adversários, que, em março deste ano, era de 22 pontos.
----
A pesquisa revela, portanto, que, sem Joaquim Barbosa, Dilma teria 15 pontos de vantagem sobre os adversários contra 22 de Lula. Com o ministro do STF no jogo, a margem de Dilma seria de 11 pontos contra 21 de Lula.
Em todos os cenários, trata-se de uma vantagem considerável, mas o fato é que a pesquisa acrescenta um elemento a mais de incerteza no jogo.

LEI ELEITORAL

Em sessão extraordinária nesta terça-feira (11), os deputados podem votar o Projeto de lei 5735/13, do deputado Ilário Marques (PT-CE) e outros, que altera regras das leis das Eleições (9.504/97), dos Partidos Políticos (9.096/95) e do Código Eleitoral (4.737/65).
O texto foi formulado pelo Grupo de Trabalho da Nova Lei Eleitoral, coordenado pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Entre as mudanças está a criação da pré-campanha eleitoral, que poderá ser feita por meio da rede social individual do candidato ou por declarações públicas que não sejam ações próprias do período eleitoral de campanha.

O projeto também estabelece a necessidade de novas eleições caso o eleito em eleições majoritárias seja cassado. Atualmente, quando ocorre a cassação, o segundo mais votado assume o cargo.
Para valer para as eleições do ano que vem, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado e ser sancionado antes do começo do mês de outubro, um ano antes do pleito.

REFLETIR

“Ninguém ouse aconselhar os outros antes de seguir seus próprios conselhos.”
Sêneca

RIO PARANAÍBA-MG: PRODUTOR VENCE CONCURSO DE QUEIJO

Entre os 21 concorrentes, o produtor José Maria de Oliveira, do município de Rio Paranaíba, na região do Alto Paranaíba, foi o vencedor do 6º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, realizado na última semana, na 9ª Superagro.

O Concurso classificou cinco produtores. O segundo lugar ficou com José Geraldo Moreira da Silva, de Serra do Salitre. O terceiro foi para Cleniudo Alves Teixeira, do município de Medeiros, região da Serra da Canastra. O quarto lugar ficou com Valdete Alves de Oliveira, também do Rio Paranaíba. O quinto lugar foi para Tapiraí, na Região da Canastra, com o produtor Nereu Ramos Martins.
Segundo a técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Marinalva Soares, coordenadora Estadual de Queijo Minas Artesanal, o julgamento dos queijos segue critérios de paladar e olfato, consistência, textura, cor e apresentação do produto. “O mais importante no Concurso é a valorização e divulgação no estado e no país, evidenciando o produto, a cidade e a região produtora”.

A Superagro/2013, realizada no Expominas, reuniu importantes eventos do segmento. Além do Concurso Queijo Minas Artesanal, teve a Exposição Agropecuária, a Vila da Agricultura Familiar e a Expocachaça, atraindo milhares de visitantes e gerando oportunidade de negócios.

VAZANTE-MG: PAGAMENTO DO IPTU

A Secretaria Municipal da Fazenda informa que o boleto do Imposto Predial e Territorial (IPTU) já está sendo enviado para os contribuintes via correio. São mais de sete mil guias que serão entregues até está sexta-feira, 07.
O pagamento do IPTU para quitação integral ou 1ª parcela vence no dia 11 de junho (terça-feira). O contribuinte tem a opção de pagar integral com desconto de 25% ou em três parcelas sem desconto, sendo junho, julho e agosto.
O município, atualmente, possuí o valor de R$1 milhão de reais de impostos a receber e visando a quitação dessa dívida, a Secretaria da Fazenda está concedendo o desconto de 75% de juros e multas.
A destinação deste imposto será em benefício do município, porém será definido após a arrecadação total.
O contribuinte poderá realizar o pagamento do IPTU nas Casas Lotéricas, nos Correios, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica. 
 
fonte:vazantenet

GOVERNO DE MINAS OMITE DADOS OFICIAIS

O governo de Minas Gerais omitiu dados e usou datas arbitrárias em gráficos sobre segurança pública e mortalidade infantil ao fazer propaganda do chamado “choque de gestão”, a reforma administrativa promovida na última década pelo ex-governador Aécio Neves e por seu sucessor, Antonio Anastasia, ambos do PSDB.
Implantado em 2003, o choque de gestão é, segundo o governo mineiro, “uma metodologia de administração pública para reduzir custos e ampliar resultados”. Seus pontos centrais são o enxugamento da estrutura administrativa, a adoção de metas pelas secretarias e a bonificação de servidores segundo os resultados alcançados.
Anastasia criou um site para promover a principal vitrine do PSDB de Minas (choquedegestao.mg.gov.br), no qual fica evidente a preocupação de mostrar que seus efeitos não são meramente burocráticos, mas se refletem no cotidiano dos eleitores, em áreas como educação, saúde e até desemprego. Há quatro gráficos sobre os supostos efeitos do choque - em dois deles, os resultados estão artificialmente ampliados.
Ao tratar de segurança pública, o site do governo mineiro transformou um aumento nos assassinatos em redução. Ao colocar o ponto inicial da série histórica em 2004, um gráfico com a taxa de homicídios por 100 mil habitantes mostra aumento de 1,4% nas mortes no Brasil e redução de 18% em Minas. Mas o governo tucano não começou em 2004. O choque de gestão foi aplicado em 2003 e, portanto, seus efeitos tem de ser medidos em relação ao ano anterior - o último de Itamar Franco, antecessor de Aécio.

fonte:jornalotempo