De acordo com Henrique Pastl, “Chefe do Cartório Eleitoral de Vazante” o processamento final dos números de eleitores que estão aptos a votar, em 2012, é de 15.599 pessoas.
Segundo ele, o número elevado de títulos cancelados ainda se deve a revisão eleitoral ocorrida em 2006, na qual foram cancelados mais de 3.600 títulos dos eleitores que não compareceram ou não comprovaram domicílio em Vazante.
Em 2012, os eleitores de Vazante vão eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores. O primeiro turno das eleições municipais será no dia 7 de outubro. Vazante não terá segundo turno, para cidades com mais de 200 mil eleitores o segundo turno será dia 28 de outubro.
As convenções para escolha dos candidatos devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.
Após isso, partidos e coligações têm até o dia 5 de julho para registrar seus candidatos. No dia seguinte, fica liberada a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda gratuita na internet.
No dia 6 de agosto os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação pela internet, a primeira prestação de contas parcial dos recursos recebidos para financiamento de campanha. A segunda prestação de contas parcial deve ser apresentada por candidatos e partidos políticos até o dia 6 de setembro.
A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto e termina em 4 de outubro, três dias antes da realização das eleições. Nas cidades que terão segundo turno, a propaganda fica permitida já a partir do dia 8. Em rádio e TV, já pode começar dia 13 de outubro e se estende até o dia 26.
FONTE: vazantenet