segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PP no poder em Vazante

Quando Dr. Jacques Soares Guimarães, deixou o governo municipal de Vazante em alta popularidade, talvez não tivesse imaginado o desgaste que teria com a assinatura do contrato entre o municipio e a Copasa. As suas ações e projetos que mudarão a cara da cidade, foi ocultada pela falta de um trabalho politico de esclarecimento a comunidade. O povo não teve informações suficientes para avaliar e entender o contrato. Aí, a oposição foi viva e teve seus méritos, quando fez fortes crítica a atitude do ex-prefeito. Em contra-partida, faltou habilidade ao grupo do ex-prefeito de rebater as críticas com dados concretos de uma ótima administração. Isso talvez seja explicado com a falta de crescimento do PP em Vazante. O partido progressista possui poucos filiados e uma legenda que vive sempre na provisória com o costume de não fazer reuniões , nem encontros. Isso causa falta de envolvimento emocional, compromisso partidário, algo que fica latente durante uma guerra eleitoral. Numa guerra eleitoral não basta apenas ter lideranças e pesquisas. É preciso ter alma, companheiros e pessoas fiéis as boas causas da politica. Acho que tá na hora do PP, rever sua politica partidária. Não é fácil repetir de novo, o que ocorreu na eleição passada. Unidos com o DEM e contando com parte do PMDB, o partido ganhou as eleições com Orlando Fialho /vice-prefeito Gabriel e elegeu para presidente da Câmara o vereador Olimpio Corrêa. Ou seja fez barba, cabelo e bigode. Para compreender isso é bom voltar ao passado quando o partido perdeu duas eleições municipais chegando ao poder depois de uma união entre as forças antagônicas da época (PMDB/PP) na eleição mal sucedida de Benedito Andrade. Os frutos só vieram com força total na eleição de 2000 com Dr. Jacques derrotando Alcides Diniz. Hoje o quadro requer para o PP uma nova engenharia, baseada no fortalecimento das suas bases. Que só acontecerá através de uma mudança radical no pensamento dessa nova ordem politica que surgiu em Vazante com a eleição de Orlando. Vejamos: As possiveis volta de Dr. José Benedito, Alcides Diniz, Donizeti Vida, Amir Pedro, Gilson Corrêa, etc...Todos com experiência pública e politica exigirá do PP e de outros partidos uma nova postura politica/partidária/popular. Todo mundo sabe, que um partido só se mantém no poder, com bases sólidas no apoio popular, sem isso está fadado ao fracasso e ao ostracismo.

Dr. Jacques afastado da politica?

Muitas pessoas estão estranhando o afastamento do Ex-prefeito Jacques Soares Guimarães do cenário politico de Vazante.É bom lembrar que a carreira politica do Jacques sempre foi desenhada dessa maneira. Ele fica de olho no processo, analiza, faz suas reflexões para depois tomar decisão.

Olho em 2012

A politica de 2012 em Vazante poderá trazer para o campo politico, nomes como o de Amir Pedro, Gilson Corrêa, Donizeti Vida, Alcides Diniz, etc... Com um detalhe: num quadro politico completamente diferente, de quando eles deixaram o cenário da vida pública vazantina. Esses nomes podem se unir em torno de um projeto, como podem ter caminhos diferentes, criando uma situação completamente nova para a politica de Vazante. São nomes experientes e podem colocar fogo no processo eleitoral.

Orlando vive uma situação diferente do ex-prefeito Jacques

Diferente da administração do ex-prefeito Jacques Soares Guimarães, que teve durante os 8 anos de administração o apoio de lideranças expressivas como o dep. Antônio Andrade, do ex-prefeito Dr. José Benedito , diversos partidos,vereadores e de uma oposição que não conseguiu acertar um discurso que contestasse a administração do Jacques..A situação hoje, já está bém diferente. Nesses quase 12 meses de governo do Orlando Fialho, o quadro é completamente antagônico: Hoje Dr. José Benedito foi para oposição atraindo uma parte do PMDB, alguns vereadores fazem oposição na Câmara, o ex-prefeito Alcides Diniz sonha em voltar, a taxa de esgoto, o mau cheiro da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e por ai vai....Isso exige no momento uma postura politica diferente, mais forte, contundente. Uma politica popular que envolva mais os companheiros, correligionários, partidos , com ações que envolvam um projeto dinâmico de governo. Essas decisões , são necessárias, para enfrentar a guerra que se aproxima de 2010. Lembrando que estamos exatamente a menos de um ano para começar mais uma batalha entre situação e oposição. Nesse novo momento que vive a politica de Vazante, exige uma espécie de planejamento e atitudes para o enfrentamento dessas forças contrárias que se enfrentarão novamente em 2010, pensando em 2012. Ano das eleições municipais.

Amir Pedro de Melo e a politica local

Durante visita a Vazante no último final de semana o advogado / economista e ex-presidente da Câmara Municipal de Vazante Amir Pedro de Melo, filiado ao PTB, manteve contatos com familiares, amigos e correligionários. Entre os assuntos locais, a politica também fez parte dos diálogos. Apesar de trabalhar na Caixa Econômica Federal ele continua de olho na politica de Vazante.