segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O FANTASMA DO FPM

fantasmasOs prefeitos serão atormentados mais uma vez pelo fantasma da queda do FPM:
O Tesouro Nacional divulgou na tarde desta sexta-feira (9) a nova previsão para o trimestre, o último de 2015. Em vez dos 19%, os repasses devem ficar no mesmo patamar de setembro. Para ser mais preciso, 0,3%.
Para os pequenos municípios – aqueles de coeficiente 0.6- a previsão é de um FPM na casa dos R$ 438 mil.

DE OLHO NA MINIRREFORMA ELEITORAL

A minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Rousseff trará implicações para o pleito do próximo ano. O prazo para filiação partidária foi reduzido pela metade (passando de um ano para seis meses), o financiamento privado de campanha está proibido e o tempo da campanha eleitoral está reduzido pela metade (passando de 90 dias para 45 dias).
Esses são apenas algumas das mudanças que já estarão em curso. A propaganda no rádio e na televisão foi reduzida em 10 dias, passando de 45 para 35 dias. No entanto, se antes a publicidade eleitoral não era exibida aos domingos, agora ela passa a ser.

WILL NUNES - A MANIPULAÇÃO DA CRISE

Que a crise existe todo mundo sabe, mas como ela está sendo manipulada e explorada com a finalidade de sangrar o governo e maltratar a população é de uma irresponsabilidade sem fim.Ela é colocada como se a mudança de poder resolvesse todos os problemas, ou seja estão enganando o povo mais uma vez. Respeitar as instituições é fundamental mas questionar e evitar os excessos é essencial para a democracia. 

12 DE OUTUBRO: A ORIGEM DO DIA DAS CRINÇAS



O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

12 DE OUTUBRO DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Nossa Senhora Aparecida

A virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.


História


A aparição da imagem ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!

A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo

JANOT: CUNHA PODE SER PRESO.


Marcello Casal Jr./Agencia Brasil: Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) julga os novos recursos da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Os ministros analisam os segundos embargos de declaração de dez réus. Na foto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot
Informação foi antecipada pelo jornalista Ricardo Noblat; segundo ele, na nova denúncia que será apresentada ao Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República deve pedir a prisão preventiva do presidente da Câmara dos Deputados; Noblat, no entanto, argumenta que Cunha, titular de várias contas secretas na Suíça, pode usar a denúncia para se vingar da presidente Dilma Rousseff, aprovando um pedido de impeachment e desviando o foco; "O segundo na linha direta de sucessão do presidente da República resistiria à tentação de usar os poderes do cargo para defender-se?", questiona Noblat, que argumenta que a oposição ainda mantém sua aliança com o deputado atolado em denúncias.