Como é de praxe no começo de legislatura, os deputados novatos vão participar de um sorteio para saber qual gabinete irão ocupar. Assim, os 26 estreantes terão que contar com a sorte caso queiram ficar com os gabinetes mais cômodos. O sorteio será no próximo dia 29.
“Pessoas inteligentes falam sobre idéias; pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas mesquinhas falam sobre pessoas”
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
MINAS GERAIS: PIMENTEL ATRAE O PSD E ISOLA A OPOSIÇÃO NA ASSEMBLEIA
O governador Fernando Pimentel (PT) deu mais uma cartada na costura política que tem promovido para isolar de vez o PSDB, principal partido de oposição no Estado, na Assembleia Legislativa. Ao entregar a primeira vice-liderança de governo ao deputado Fábio Cherem, do PSD, o governador atrai a sigla para sua base no Legislativo.
O acordo, fechado num encontro que reuniu o deputado, o secretário de Governo, Odair Cunha, e o deputado Durval Ângelo, nesta quarta na Cidade Administrativa, afasta definitivamente o PSD dos tucanos. Essa pelo menos é a avaliação de lideranças ligadas ao Executivo. Ainda estão em jogo outros quatro cargos de vice-líder no Legislativo que serão distribuídos pelo governador a legendas que não o apoiaram na eleição do ano passado, mas que são importantes para a base, como PV, PDT e PR.
Segundo o líder do governo, deputado Durval Ângelo (PT), não há mais dúvidas sobre o apoio do PSD. “Em dezembro, o presidente Gilberto Kassab disse que o partido seria governo. O Fernando sabe que não é só o apoio da executiva nacional que basta, por isso fez o gesto de convidar o partido para a vice-liderança. Esse é um gesto que bate o martelo e consolida nossa relação com o PSD”.
Na semana passada, Pimentel e Kassab, atual ministro das Cidades, se reuniram para tratar do metrô, mas a costura política também teria entrado na pauta. Para o futuro primeiro vice-líder, Fábio Cherem, o caminho seguido pelo PSD é o “natural”. “Já havia essa sinalização da direção nacional”.
O PSD conta hoje com quatro deputados. A princípio, eles irão integrar o chamado bloco independente, mas deverão se unir para votar com o governo. Assim, no bloco dos independentes, ficariam 25 dos 77 deputados. Alinhados com os interesses do governo, eles atuariam com a base governista formada por 26 parlamentares das cinco siglas – PT, PMDB, PRB, PROS e PCdoB – que integraram a coligação que elegeu Pimentel em outubro.
SISU: RECORDE NAS INSCRIÇÕES
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou ( 2.589.112 inscritos, novo recorde do sistema. O número superou o total de inscritos no Sisu do primeiro semestre de 2014, quando 2.559.987 se inscreveram. O curso de direito na Universidade Federal Fluminense segue no topo das notas de corte do Sisu, segundo a última relação, divugada esta madrugada. A nota de corte na ampla concorrência é 827,4 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
São consideradas as instituições que ofertam suas vagas integralmente pelo Sisu e que não atribuíram bonificação às notas dos estudantes. Em seguida, com 821,8 pontos, está o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As inscrições terminam às 23h59 de hoje. Para quem ainda não se inscreveu, a recomendação é que não deixe para a última hora. A inscrição é feita pela internet, no portal do Sisu.
MONTES CLAROS: TESOURA NOS GASTOS
DISPUTA ACIRRADA PELA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA FEDERAL
Ao anunciar o apoio, o líder do partido na Casa, deputado Rogério Rosso (DF), disse que a decisão foi “tranquila. Fazemos isso com muita tranquilidade, com muita convicção, sabemos dos desafios que teremos na próxima legislatura”, disse Rosso durante entrevista coletiva para anunciar o apoio.
Marcada para o dia 1º de fevereiro, a eleição já é considerada a mais disputada dos últimos anos, desde que o então deputado Severino Cavalcanti derrotou o petista Luís Eduardo Greenhalgh em 2005. Além de Chinaglia, também concorrem ao cargo o líder do PMDB, Eduardo Cunha, principal opositor do petista, e o líder do PSB, Júlio Delgado (MG).
ARTIGO DIZ QUE POUCOS BANHOS REDUZ PROBLEMAS NA PELE
Mas você já se perguntou se realmente é necessário tomar banho todos os dias? Segundo o artigo de Rachel Wilkerson Miller, do BuzzFeed, alguns especialistas afirmam que não precisamos tomar banhos com tanta frequência como somos acostumados. Médicos dermatologistas explicaram que devemos tomar banhos de dois a cada três dias, reduzindo assim problemas na pele e possíveis doenças. A autora falou com dois dermatologistas sobre o assunto, e eles explicaram um pouco mais sobre o assunto.
MONTES CLAROS: HUMBERTO SOUTO AINDA SONHA EM SER PREFEITO
Tem gente achando que é melhor o ex-deputado Humberto Souto (PPS) se aposentar do que amargar uma derrota no final de sua vida pública, já que ele deseja sair candidato a prefeito de Montes Claros na eleição do próximo ano. Em 2016 Souto completará 81 anos.
DJALMA MORAIS DEIXA A CEMIG
O mais longevo presidente da história da Cemig, Djalma Moraes, encerra hoje uma gestão que durou exatos 16 anos. Sua saída permitirá, pelo menos, o retorno do governador à posse do novo comandante, já que não havia mudança. Moraes foi empossado pelo ex-governador Itamar Franco (então no PMDB) em 1999. Hoje, às 10h, o governador não só voltará à sede da empresa como está convidando para a posse do amigo e aliado Mauro Borges Lemos.
Ex-ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior de Dilma, assim como Fernando Pimentel, Mauro Borges assume o comando e os desafios da maior empresa pública de Minas. Quem entende do riscado diz que a situação é tão crítica que a dívida da Cemig bate os 60% de seu valor, uma bagatela de R$ 10 bilhões.
MINAS GERAIS: ECONOMIA E SILÊNCIO
Estilo bastante íntimo dos mineiros, o “trabalhar em silêncio” também foi resgatado pelo governador Fernando Pimentel (PT). Desde a posse, não concedeu mais entrevistas e foi a apenas três eventos públicos nesses 23 dias de gestão. Não é só estilo, mas decisão de governo. Entre os secretários, impera a lei do silêncio. A palavra de ordem é economia total, até de palavras.
MINAS GERAIS: GESTÃO TUCANA NÃO FEZ O DEVER DE CASA E O ESTADO PODE SOFRER COM A FALTA DE ÁGUA
Mesmo sabendo que o Sistema Paraopeba, que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte, estava em queda contínua desde o início de 2014 e operava abaixo de 50%, a gestão tucana em Minas Gerais não adotou qualquer medida de contingenciamento ou emergência para evitar que a situação se tornasse crítica; em reportagem publicada no início de agosto, em plena campanha eleitoral, pelo jornal Estado de Minas, o então presidente da companhia, Ricardo Simões, tranquilizava a população e dizia que os níveis dos reservatórios estavam dentro da normalidade
MARQUETEIRO DE DILMA LANÇA LIVRO
Em livro, marqueteiro de Dilma Rousseff disse que “é uma boa hora de desabafar” sobre suas impressões sobre as eleições de 2014; "É mentira que nossa campanha tenha feito uso profissional da baixaria. Mas é verdade que a dele fez uso amador da mediocridade", diz ele sobre o marqueteiro de Aécio Neves (PSDB), Paulo Vasconcelos; sobre a candidata do PSB, disse: “Marina não revidou as nossas críticas ou por ingenuidade, ou fragilidade teórica ou por soberba”
No livro “João Santana: um marqueteiro no poder”, do jornalista Luiz Maklouf Carvalho, o homem que comandou a campanha da reeleição de Dilma Rousseff diz que ‘chegou a hora de desabafar’ sobre os adversários de 2014:
"Estamos vivendo um momento raro na nossa política, que é o dos derrotados fanfarrões. Tenho escutado muita coisa calado, mas acho que é uma hora boa de desabafar."
Ele nega acusações sobre o tom de sua campanha e ataca o PSDB: "É mentira que nossa campanha tenha feito uso profissional da baixaria. Mas é verdade que a dele fez uso amador da mediocridade", diz ele sobre o marqueteiro de Aécio Neves (PSDB), Paulo Vasconcelos.
Sobre a candidata do PSB, disse: “Marina não revidou as nossas críticas ou por ingenuidade, ou fragilidade teórica ou por soberba”.
Assinar:
Postagens (Atom)