sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ASSEMBLEIA DE MINAS: SORTEIO DE GABINETES

Como é de praxe no começo de legislatura, os deputados novatos vão participar de um sorteio para saber qual gabinete irão ocupar. Assim, os 26 estreantes terão que contar com a sorte caso queiram ficar com os gabinetes mais cômodos. O sorteio será no próximo dia 29.

MINAS GERAIS: PIMENTEL ATRAE O PSD E ISOLA A OPOSIÇÃO NA ASSEMBLEIA

O governador Fernando Pimentel (PT) deu mais uma cartada na costura política que tem promovido para isolar de vez o PSDB, principal partido de oposição no Estado, na Assembleia Legislativa. Ao entregar a primeira vice-liderança de governo ao deputado Fábio Cherem, do PSD, o governador atrai a sigla para sua base no Legislativo.
 
 
O acordo, fechado num encontro que reuniu o deputado, o secretário de Governo, Odair Cunha, e o deputado Durval Ângelo, nesta quarta na Cidade Administrativa, afasta definitivamente o PSD dos tucanos. Essa pelo menos é a avaliação de lideranças ligadas ao Executivo. Ainda estão em jogo outros quatro cargos de vice-líder no Legislativo que serão distribuídos pelo governador a legendas que não o apoiaram na eleição do ano passado, mas que são importantes para a base, como PV, PDT e PR.
 
Segundo o líder do governo, deputado Durval Ângelo (PT), não há mais dúvidas sobre o apoio do PSD. “Em dezembro, o presidente Gilberto Kassab disse que o partido seria governo. O Fernando sabe que não é só o apoio da executiva nacional que basta, por isso fez o gesto de convidar o partido para a vice-liderança. Esse é um gesto que bate o martelo e consolida nossa relação com o PSD”.
Na semana passada, Pimentel e Kassab, atual ministro das Cidades, se reuniram para tratar do metrô, mas a costura política também teria entrado na pauta. Para o futuro primeiro vice-líder, Fábio Cherem, o caminho seguido pelo PSD é o “natural”. “Já havia essa sinalização da direção nacional”.
O PSD conta hoje com quatro deputados. A princípio, eles irão integrar o chamado bloco independente, mas deverão se unir para votar com o governo. Assim, no bloco dos independentes, ficariam 25 dos 77 deputados. Alinhados com os interesses do governo, eles atuariam com a base governista formada por 26 parlamentares das cinco siglas – PT, PMDB, PRB, PROS e PCdoB – que integraram a coligação que elegeu Pimentel em outubro.

SISU: RECORDE NAS INSCRIÇÕES

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou  ( 2.589.112 inscritos, novo recorde do sistema. O número superou o total de inscritos no Sisu do primeiro semestre de 2014, quando 2.559.987 se inscreveram. O curso de direito na Universidade Federal Fluminense segue no topo das notas de corte do Sisu, segundo a última relação, divugada esta madrugada. A nota de corte na ampla concorrência é 827,4 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
São consideradas as instituições que ofertam suas vagas integralmente pelo Sisu e que não atribuíram bonificação às notas dos estudantes. Em seguida, com 821,8 pontos, está o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  As inscrições terminam às 23h59 de hoje. Para quem ainda não se inscreveu, a recomendação é que não deixe para a última hora. A inscrição é feita pela internet, no portal do Sisu.

MONTES CLAROS: TESOURA NOS GASTOS

tesouraVisando a eleição do próximo ano, o prefeito  Rui Muniz de Montes Claros estaria pensando em  aumentar a tesourada nos gastos do poder executivo. estabelecendo regras para redução de gastos na administração direta e indireta do Poder Executivo Municipal.
 

DISPUTA ACIRRADA PELA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA FEDERAL

chinagliaA disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, a dez dias da eleição, se intensifica com a decisão anunciada hoje (22), pelo PSD, que tem 36 deputados, anunciou apoio ao candidato do PT, Arlindo Chinaglia (SP), e passa a integrar o bloco formado por PT, PCdoB e Pros.
Ao anunciar o apoio, o líder do partido na Casa, deputado Rogério Rosso (DF), disse que a decisão foi “tranquila. Fazemos isso com muita tranquilidade, com muita convicção, sabemos dos desafios que teremos na próxima legislatura”, disse Rosso durante entrevista coletiva para anunciar o apoio.
Marcada para o dia 1º de fevereiro, a eleição já é considerada a mais disputada dos últimos anos, desde que o então deputado Severino Cavalcanti derrotou o petista Luís Eduardo Greenhalgh em 2005. Além de Chinaglia, também concorrem ao cargo o líder do PMDB, Eduardo Cunha, principal opositor do petista, e o líder do PSB, Júlio Delgado (MG).

ARTIGO DIZ QUE POUCOS BANHOS REDUZ PROBLEMAS NA PELE

banhoDurante o verão, as altar temperaturas nos faz ter que tomar uma série de banhos para conseguirmos nos sentir confortáveis. Apesar da crise hídrica, não resta muita opção quando não se tem um ar-condicionado sempre por perto. Mas, nas outras épocas do ano, tomar banho constantemente não é algo muito diferente. O brasileiro adquiriu o hábito de tomar ao menos um banho por dia, coisa que nem sempre é feita em alguns países, mesmo os mais desenvolvidos.
Mas você já se perguntou se realmente é necessário tomar banho todos os dias? Segundo o artigo de Rachel Wilkerson Miller, do BuzzFeed, alguns especialistas afirmam que não precisamos tomar banhos com tanta frequência como somos acostumados. Médicos dermatologistas explicaram que devemos tomar banhos de dois a cada três dias, reduzindo assim problemas na pele e possíveis doenças. A autora falou com dois dermatologistas sobre o assunto, e eles explicaram um pouco mais sobre o assunto.

MONTES CLAROS: HUMBERTO SOUTO AINDA SONHA EM SER PREFEITO

Tem gente achando que é melhor o ex-deputado Humberto Souto (PPS) se aposentar do que amargar uma derrota no final de sua vida pública, já que ele deseja sair candidato a prefeito de Montes Claros na eleição do próximo ano. Em 2016 Souto completará 81 anos.

DJALMA MORAIS DEIXA A CEMIG


 O mais longevo presidente da história da Cemig, Djalma Moraes, encerra hoje uma gestão que durou exatos 16 anos. Sua saída permitirá, pelo menos, o retorno do governador à posse do novo comandante, já que não havia mudança. Moraes foi empossado pelo ex-governador Itamar Franco (então no PMDB) em 1999. Hoje, às 10h, o governador não só voltará à sede da empresa como está convidando para a posse do amigo e aliado Mauro Borges Lemos.

Ex-ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior de Dilma, assim como Fernando Pimentel, Mauro Borges assume o comando e os desafios da maior empresa pública de Minas. Quem entende do riscado diz que a situação é tão crítica que a dívida da Cemig bate os 60% de seu valor, uma bagatela de R$ 10 bilhões.

MINAS GERAIS: ECONOMIA E SILÊNCIO


Estilo bastante íntimo dos mineiros, o “trabalhar em silêncio” também foi resgatado pelo governador Fernando Pimentel (PT). Desde a posse, não concedeu mais entrevistas e foi a apenas três eventos públicos nesses 23 dias de gestão. Não é só estilo, mas decisão de governo. Entre os secretários, impera a lei do silêncio. A palavra de ordem é economia total, até de palavras.

MINAS GERAIS: GESTÃO TUCANA NÃO FEZ O DEVER DE CASA E O ESTADO PODE SOFRER COM A FALTA DE ÁGUA

:
Mesmo sabendo que o Sistema Paraopeba, que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte, estava em queda contínua desde o início de 2014 e operava abaixo de 50%, a gestão tucana em Minas Gerais não adotou qualquer medida de contingenciamento ou emergência para evitar que a situação se tornasse crítica; em reportagem publicada no início de agosto, em plena campanha eleitoral, pelo jornal Estado de Minas, o então presidente da companhia, Ricardo Simões, tranquilizava a população e dizia que os níveis dos reservatórios estavam dentro da normalidade

 

MARQUETEIRO DE DILMA LANÇA LIVRO

:
Em livro, marqueteiro de Dilma Rousseff disse que “é uma boa hora de desabafar” sobre suas impressões sobre as eleições de 2014; "É mentira que nossa campanha tenha feito uso profissional da baixaria. Mas é verdade que a dele fez uso amador da mediocridade", diz ele sobre o marqueteiro de Aécio Neves (PSDB), Paulo Vasconcelos; sobre a candidata do PSB, disse: “Marina não revidou as nossas críticas ou por ingenuidade, ou fragilidade teórica ou por soberba”