terça-feira, 6 de maio de 2014

AUMENTO DO FPM

henrique marcha prefeitos
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se reuniu nesta terça-feira (6), em seu gabinete, com uma representação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, apresentou a pauta de reivindicações da Marcha dos Prefeitos, que ocorre em Brasília entre os dias 13 e 15 de maio. Os presidentes das federações dos municípios do Rio Grande do Norte e Paraná, Benes Leocádio e Luiz Sarvos, respectivamente, também participaram da audiência.

Henrique Alves anunciou que a Câmara dos Deputados vai instalar, durante o encontro municipalista em Brasília, a comissão especial que analisará a proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A proposta (PEC 406/09) estabelece um valor mínimo anual de recursos para o FPM e aumenta a parcela municipal na distribuição dos recursos arrecadados com tributos federais e estaduais. A admissibilidade da proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em abril.

Henrique Alves acredita que a comissão especial vai dar uma resposta rápida à principal reivindicação dos prefeitos – o aumento do FPM, maior fonte de receita da maioria das cidades brasileiras. A expectativa é de que cinco mil prefeitos, vice-prefeitos e vereadores participem da mobilização nacional em defesa dos municípios.

LAGOA GRANDE: GOVERNO MUNICIPAL INVESTIRÁ QUASE 5 MILHÕES EM OBRAS

O governo municipal de Lagoa Grande, deve anunciar em breve o ínicio do processo licitatório das obras que foram anunciadas durante a Festa da Cidade. Reconhecido como um dos melhores gestores públicos da região, o prefeito Dr. Márcio Valeriano investirá quase 5 milhões em obras no município, a cidade deve virar um verdadeiro canteiros de obras.

NATAL-RN: MAIS DE 80% DE OCUPAÇÃO

turismo rn
O Rio Grande do Norte já contabiliza uma taxa de ocupação de 81% da sua rede hoteleira para a Copa do Mundo, abaixo apenas do Rio de Janeiro com 87%. Só dos hotéis de rede chegaram a mais de cinco mil diárias. Já as reservas de voos internacionais aumentaram 800% em relação ao mesmo período do ano passado. Os maiores emissários são Estados Unidos, Uruguai e Itália.
 
WILL NUNES:
 
Nossa linda Natal, como sempre radiante com as suas belas praias e povo hospitaleiro, com certeza será show de bola durante a copa.

NATAL-RN: EM CLIMA DE COPA

natal copa
Nominuto.com – Nova decoração a vista. A Prefeitura do Natal anunciou nesta segunda-feira (5) a nova decoração que vai embelezar a entrada da capital potiguar durante a Copa do Mundo Fifa 2014, após a primeira ter sido reprovada por parte da população. A arte veio das redes sociais e foi idealizada por Erinaldo Santos que postou o desenho em sua página do Facebook e já obteve 993 compartilhamentos, mais de 820 curtidas e 178 comentários.
As fotos que compõe o desenho são assinadas pelo fotógrafo Canindé Soares. Diante da aprovação a Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) acatou o clamor popular e confirmou a nova arte como parte da decoração. O enfeite ficará nas proximidades do viaduto de Ponta Negra

PROJETO QUE AMPLIA O SUPERSIMPLES PODE SER VOTADO HOJE (6)

Projeto de lei que atualiza o Estatuto da Microempresa para, entre outras coisas, ampliar o número de setores enquadrados no Supersimples deve ser aprovado hoje (6) pela Câmara dos Deputados. A proposta acaba com o critério de categoria de empresa para ser enquadrado no Supersimples e estabelece que o enquadramento obedecerá ao critério de faturamento, que poderá chegar até a R$ 3,6 milhões.
 
A proposta a ser votada foi apresentada pelo relator do projeto, deputado Cláudio Puty (PT-PA), após muitas conversas e negociações com o governo. Segundo ele, um dos pontos mais importantes acordados foi a universalização do Supersimples. De acordo com o relator, as empresas incluídas na nova sistemática de pagamento de impostos serão tributadas segundo uma nova tabela intermediária e pagarão impostos que variam de 16,93% a 22,45%, conforme o faturamento anual. Esses impostos são maiores do que os cobrados hoje das micro e pequenas empresas do comércio, que têm alíquota de 4% a 12%.

COPA DO MUNDO: A LISTA DO FELIPÃO

Felipão fechou a lista dos 23 jogadores da seleção brasileira que serão convocados nesta quarta-feira para a Copa do Mundo. Ao lado do coordenador Carlos Alberto Parreira e do auxiliar Flavio Murtosa, o treinador definiu os nomes dos atletas em reunião na sede da CBF. E, como ele mesmo havia adiantado, a relação dos 23 não apresentará grandes surpresas.
 
Dos jogadores comentados, faltava Felipão confirmar o terceiro goleiro, o quarto zagueiro e pelo menos um meia ou atacante. “Se vocês colocarem no papel vão acertar 22 nomes e errar, no máximo, um”, revelou o treinador em recente entrevista.
 
No gol, a preferência é por Diego Cavalieri, do Fluminense. Na zaga, Henrique, ex-Palmeiras e hoje no Napoli, tem a preferência por jogar em mais de uma função no setor defensivo. Dedé, do Cruzeiro, é outro bem cotado. Miranda, do Atlético de Madrid, seria uma surpresa.
 
No meia ou ataque, as opções passam por Hernanes, da Inter de Milão, ou até Robinho, do Milan. Os dois estão bem cotados. Alan Kardec, agora no São Paulo, seria a maior zebra. Na semana passada, antes de a notícia vazar, Felipão foi informado de que o atacante já havia deixado o Palmeiras.
 
Convocada, a seleção se apresentará dia 26 na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio, para a preparação à Copa do Mundo.

ELEIÇÃO EM MINAS: PSDB ATACA O FILHO DE JOSÉ ALENCAR

O PSDB mineiro começou o bombardeio contra o candidato do PMDB ao Senado, Josué Gomes da Silva. O acusam de ser vice da Fiesp e de residir na Avenida Paulista. E afirmam que ele não tem a mineiridade do pai, o falecido José Alencar.

VOLTA SERRA!!



Os tucanos ligados ao ex-governador José Serra passaram a defender seu nome para vice de Aécio Neves. Argumentam que ninguém melhor do que ele representa São Paulo. No DEM há simpatia por esta solução. Alegam que o partido quer a vice, mas a escolha de Serra não os deixaria melindrados. Os aecistas garantem que o tema não está na pauta.

DEPUTADO MINEIRO QUESTIONA PESQUISAS

Petistas questionam as pesquisas MDA e Sensus que apontaram crescimento de Aécio e queda de Dilma. Segundo o deputado Durval Ângelo, os dados recém-divulgados pelos dois institutos mineiros conflitam com pesquisas quinzenais da Vox Populi, que mostrariam a presidente e o tucano estacionados nos mesmos patamares de antes.

AÉCIO NEVES O QUERIDINHO DOS EMPRESÁRIOS E DA GRANDE MÍDIA


Ricardo Kotscho
 
Ainda outro dia, no Jornal da Record News, comentei com Heródoto Barbeiro que a mídia nativa mostrava-se indecisa entre qual candidato da oposição apoiar contra Dilma. Os fatos e o noticiário dos últimos dias não deixam mais dúvidas: a maioria dos principais veículos de comunicação do país, tanto quanto o alto empresariado, que não por acaso caminham sempre juntos, decidiu abertamente apoiar o candidato tucano Aécio Neves, deixando Eduardo Campos comendo poeira na estrada.
 
Faltando exatos cinco meses para o dia da eleição, o tempo político começa a correr mais depressa e as pesquisas passam a ter um papel decisivo nesta hora. Vários episódios da semana passada contribuíram para favorecer a definição a favor de Aécio e isto ficou claro no encontro dos maiores empresários do país em Comandatuba, na Bahia, em que o tucano foi aclamado pela plateia e o candidato do PSB passou em branco. A presença da candidata a vice Marina Silva a seu lado, que pode agregar votos de sonháticos e evangélicos, certamente não ajudou Eduardo neste ambiente.
 
A imprensa recorreu ao "palmômetro", como os programas de auditório, para destacar a vitória do senador e ex-governador mineiro na pajelança anti-Dilma dos possíveis financiadores de campanhas. Ao mesmo tempo, as últimas pesquisas divulgadas, mostrando a queda da presidente Dilma e o crescimento mais forte de Aécio fora das margens de erro, enquanto Eduardo subia pouco, para finalmente chegar aos dois dígitos, não deixaram dúvidas sobre qual candidato o establishment vai apoiar, ou melhor, já está apoiando, na quarta tentativa de não deixar o PT ficar com o governo central.
 
Afastado o fantasma do "volta Lula", que tanto atemorizava estes setores, e definido pelo PT que Dilma será candidata à reeleição até o fim, alguns veículos passaram a trabalhar ostensivamente em favor de Aécio no noticiário de todas as mídias, até dando sugestões para a sua campanha, como já fazem colunistas e blogueiros do Instituto Millenium. Da mesma forma, a imprensa estrangeira, tendo à frente o "Financial Times", faz campanha aberta para desconstruir a imagem do governo Dilma, mostrando claramente de que lado está o grande capital.
 
Fora o apoio do pessoal do dinheiro e da mídia grande, há outras condições objetivas que favorecem Aécio Neves neste momento: tem mais estrutura partidária, mais tempo de televisão, mais palanques estaduais, o PSDB está no governo em Minas e São Paulo, os maiores colégios eleitorais do país e, em consequência, tem mais condições do que Eduardo Campos para formar um arco de alianças, algo que, até agora, os dois não conseguiram.
 
Definido seu candidato, a grande imprensa foi desencavar até um manifesto do PSB de Eduardo Campos, lançado em 1947, em que o partido defende a socialização dos meios de produção e limites à empresa privada. Se ainda faltava algum motivo pela opção por Aécio, não há mais. O candidato da "nova política" pode até desconhecer este documento e dizer que o mundo mudou, mas o estrago está feito na manchete da "Folha".
 
No fim de semana, o ex-governador de Pernambuco tentou se diferenciar do tucano, ao afirmar que "temos projetos, base política e social que são distintos", depois de ouvir Aécio, em Comandatuba, dizer que não consegue "ver o Eduardo como adversário, pois somos companheiros do mesmo sonho", já de olho no segundo turno.
 
É aí que reside o desafio dos apoiadores e do próprio candidato tucano: como inflar sua candidatura sem desidratar demais a de Eduardo, que é fundamental para levar a eleição ao segundo turno, cada vez mais provável de acontecer, segundo as pesquisas.
E
m tempo 1: Eduardo Campos declarou nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, que até a convenção do PSB, em junho, será alterado o texto do manifesto do partido citado no texto acima.
 
Em tempo 2:  Sobre as últimas pesquisas, antes de mais um encontro com empresários e de receber o título de cidadão honorário de Belo Horizonte, o candidato do PSB comentou: "Estou completamente tranquilo, porque as pesquisas a esta altura em 2010 davam José Serra presidente". Apesar do noticiário negativo sobre a sua candidatura, Eduardo botou fé no seu taco: "Não tenho a menor dúvida de que iremos para o segundo turno e vamos ganhar as eleições".
 
Em tempo 3: por falar em empresas privadas que financiam campanhas eleitorais, tão cortejadas pelos candidatos, o ministro Gilmar Mendes ainda não devolveu o processo que proíbe esta prática. Há mais de um mês, quando o placar já estava 6 a 1 a favor da proposta de proibição de financiamentos privados de campanha, Mendes pediu vista do processo, alegando que precisava "avaliar melhor o caso". Espera-se que o julgamento termine a tempo desta nova regra, criada para combater a influência do poder econômico, entrar em vigor já na eleição de outubro. Só depende dele, pois a decisão já foi tomada pela maioria dos ministros do