sexta-feira, 11 de outubro de 2013

VAZANTE: DEMISSÃO DE SECRETÁRIOS É O ASSUNTO MAIS COMENTADO NA CIDADE

A demissão dos secretários Renê Rodrigues e Marquinhos da House do Governo Municipal de Vazante é o assunto mais comentado na comunidade. Muitas especulações e nada até agora explica a saída dos dois. Pessoas ligadas aos secretários (ainda não saiu o decreto de exoneração) estão pressionando para ambos irem  a imprensa para explicar suas versões diante da eminente situação que estão vivendo gerando inúmeros  boatos sobre o afastamento dos nomes fortes do governo.

VAZANTE: PARECE QUE PERDEU O CAMINHO DE CASA

Juntamente com Dr. Marciano Borges (pres. do DEM), Marquinhos da House Bike e Renê Rodrigues foram peças importantes na organização da campanha que culminou com a vitória de Dr. José Benedito e Jeovanine. Formadores de opinião e citados para auxiliar o governo com total apoio do prefeito, diante do afastamento de Renê e Marquinhos, hoje se desfaz mais um capitulo da história da atual administração que parece não encontrar o caminho do desenvolvimento tão pregado durante a campanha eleitoral.

Um governo que em quase 10 meses de gestão não consegue acertar os ponteiros e comete uma série de equivocos.O mais grave: não consegue ter um projeto e uma equipe sólida. Ninguém do primeiro escalão dorme sossegado. Dorme secretário, acorda ex-secretário. O medo toma conta da comunidade que não sabe mais o que vai acontecer nos próximos dias.

Nunca os ex-prefeitos Orlando Fialho e Dr. Jacques Soares Guimarães foram tão lembrados. Os dois durante 12 anos administrarão Vazante, que durante esse período teve um grande crescimento na infarestrutura e nos programas sociais.

Hoje, a cidade parece viver um grande vazio. Como se tivesse perdido o bonde da esperança. O caminho de casa. Resta a todos aguardar os próximos capitulos de uma triste novela que parece não terá um final feliz.


VAZANTE: CONTINUA REPERCUTINDO AFASTAMENTO DE SECRETÁRIOS

São muitas as especulações que giram em torno da saída dos secretários Renê Rodrigues e Marquinhos da House Bike da prefeitura de Vazante. Os dois ocupavam os importantes cargos da Fazenda e Saúde. O afastamento dos dois deixa uma porta aberta para o crescimento de outras alas ligadas ao governo. O importante agora é saber se os dois falarão a imprensa explicando o fastamento da atual administração.

VAZANTE: O BLOG JÁ PREVIA QUEDA DE SECRETÁRIOS

O nosso blog desde do ínicio da atual administração vem falando do fogo amigo no governo municipal de vazante. Quem ler diariamente a nossa coluna sabe da nossa responsabilidade com a informação. A queda dos scretários Renê e Marquinhos (fazenda e saúde) que deve ser anunciada oficialmente a qualquer momento pelo o governo de Dr. José Benedito,  nós já estavamos falando nessa hipótese, já algum tempo, diante do balaio de gato que virou a atual administração. E, olha que a oposição continua calada desde do dia que perdeu a eleição para o atual grupo político que governa Vazante.

VAZANTE: FALTA SÓ ASSINAR A EXONERAÇÃO DOS SECRETÁRIOS DA FAZENDA E SAÚDE

Acabei de conversar com uma fonte ligada ao governo municipal de vazante e ela me afirmou que falta apenas o prefeito assinar o decreto de exoneração dos secretários da fazenda, Renê Rodrigues e da saúde Marquinhos da House Bike. Para assumir a fazenda o mais cotado é o funcionário efetivo Omar Romão.

VAZANTE: CAI MAIS DOIS SECRETÁRIOS DO GOVERNO DE DR. JOSÉ BENEDITO?

Acaba de chegar a informação ao blog que os dois secretários do PSB acabam de cair do governo de Dr. José Benedito. O da fazenda, Renê Rodrigues e Marquinhos da House Bike da saúde. Estamos checando a informação para passar maiores informações.

2.168 POLÍTICOS ELEITOS FORAM FLAGRADOS COMO BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

Um total de 2.168 políticos eleitos no ano passado e que assumiram cargos de prefeito e vereador no início do ano foram flagrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) como beneficiários do programa Bolsa Família, do governo federal, no primeiro semestre deste ano. Após detectar esses casos, o governo bloqueou o benefício de todos eles.

AINDA NÃO FOI DEFINIDA A CABEÇA DE CHAPA ENTRE CAMPOS E MARINA

Marina decidiu se aliar a Campos e se filiar ao PSB depois que a Rede teve o pedido de registro negado pela Justiça Eleitoral no início do mês. A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente ocupa a segunda posição nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, atrás apenas da presidente Dilma Rousseff, enquanto Campos é apenas o quarto colocado. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece em terceiro.

"Temos a necessidade de começar a mudança pela politica. E vamos começar cometendo os mesmos erros das práticas políticas que estamos condenando? Começar a discussão pela chapa, nomes, arranjo eleitoral para ir para o político de novo? Não, nós temos clareza de que esta é a hora de debater conteúdo, futuro. Em 2014 vamos tomar a decisão sobre a chapa", disse Campos. Já Marina, que estava ao lado dele, disse que afirmou "repetidas vezes a candidatura de Eduardo".

COM A PALAVRA O DEPUTADO CHICO VIGILANTE

O deputado Chico Vigilante do PT-DF criticou o programa do PSB de Eduardo Campos e Marina Silva que foi ao ar ontem. Segundo ele, discurso do partido é vazio. Leia:
Eduardo e Marina não convencem

O Programa do PSB que foi ao ar nesta quinta-feira teve uma característica marcante: desperdício de um tempo precioso com um discurso vazio. Além dos elogios à atuação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ele e Marina concentraram-se em criticar os governos petistas com frases de efeito.

A verdade é que para o telespectador ficou difícil entender o que Marina Silva com seu estilo pseudo poeta, pensa em termos de projeto para o Brasil, e muito menos qual seria o seu programa de governo. Eu não consegui imaginar e nem creio que Eduardo Campos possa. Aliás, o discurso dele também não me convenceu.

Quando ele afirma que para fazer um bom governo “tem que ter uma equipe de qualidade e não uma equipe de conveniência” ele insinuou o que ? que o PSB não fará alianças para chegar onde pretende ? o que faz então desde já com o apoio recebido da Rede, da UDR, do DEM, do PSDB ?

Quando ele diz que é possível fazer um bom governo “limpando a política”, sua declaração soa totalmente fora da prática por ele aplicada e se mostra tão vazio quanto Marina quando garante que “não estamos pensando no poder pelo poder “.

Uma única frase de Marina resumiu claramente seu objetivo atual: “queremos sepultar a Velha República”, o que deixa transparecer sua posição rancorosa em relação ao PT, a quem deve toda a sua trajetória política.

Uma pérola da literatura política é usada por Marina no encerramento de seu pobre discurso: “eu sou o arco, eu sou a flecha”, verdadeira demonstração do egocentrismo desmesurado da ex-senadora.

LULA: O QUE DÁ PARA OS RICOS É INVESTIMENTO, E PARA OS POBRES É GASTO.

O conteúdo do discurso não é novo e ele já o fez diversas vezes, mas o que o ex-presidente Lula disse ontem precisa e deve ser repetido pela sua importância. São temas fundamentais: o Bolsa Família e o papel da elite e da mídia.Lula falou no encerramento da 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil. Ele lembrou que o Brasil vive o maior processo de mobilidade social de sua história. Lula disse que a presidenta Dilma Rousseff ampliou o Bolsa Família e que ele enfrentou preconceito para implantar o programa.
“O que dá para os ricos é investimento, e para os pobres é gasto, a ponto de dizerem na minha cara que nós estávamos criando um exército de vagabundos.”Lula contou que criou o Brasil a partir da constatação do enorme passivo de injustiças e desigualdades no país. O ex-presidente também ressaltou as políticas de erradicação do trabalho infantil, tema da conferência da qual participou.

EDUARDO CAMPOS: O GOVERNO JÁ DEU, O QUE TINHA QUE DAR

Em mais uma inserção partidária, veiculada na noite de ontem,  quinta-feira (10), o presidenciável e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), voltou a atacar a gestão atual do PT e disse que o "governo já deu o que tinha que dar". O gestor seguiu a linha do seu discurso em inserções anteriores, ao reconhecer os avanços nos governos FHC e Lula, e voltou a exaltar a sua aliança com a ex-senadora Marina Silva, que se filiou ao PSB. "Nós estamos aqui para acabar com essa falta polarização (PT-PSDB) existente na política brasileira", disse Campos. "Nós vamos aprender com a militância da Rede", acrescentou, em referência à Rede Sustentabilidade, que teve o seu registro negado pela Justiça Eleitoral.

O EX-PRESIDENTE E SENADOR COLLOR AFIRMA: AÉCIO NÃO SERÁ CANDIDATO E MARINA É O NOME PARA DISPUTAR A PRESIDÊNCIA

Antes de proferir palestra na II Convenção Alagoana de Contabilidade, o senador Fernando Collor (PTB-AL) concedeu entrevista pela qual falou sobre as eleições presidenciais de 2014. Ao jornalista e blogueiro Roberto Villanova, Collor disse acreditar que Marina Silva será candidata a presidente da República pelo PSB do governador Eduardo Campos, que saíra candidato a vice ou ao senado. Ele também declarou que o senador Aécio Neves não vai concorrer à Presidência da República.

EDITORA ABRIL TOMA PARTIDO: EDUARDO CAMPOS E MARINA

A revista Exame, da Editora Abril, não fez rodeios. Dias depois do anúncio da aliança entre Eduardo Campos, do PSB, e Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, dedicou sua capa ao pacto político, falando sobre "a nova oposição e a economia". O que significa declarar que a própria Abril, da família Civita, tem a esperança de que Campos e Marina abracem suas teses mais liberais e, com elas, liderem um discurso antagônico ao do PT e da presidente Dilma Rousseff.
Na reportagem, assinada pelos jornalistas Daniel Barros e Humberto Maia Júnior, Exame lista seis pontos da agenda, que, segundo a revista, deveria ser encampada pelo governador pernambucano e pela ex-senadora. Eles seriam:
1) A independência formal do Banco Central, garantida por lei. O que daria aos diretores do BC mais autonomia para definir as taxas de juros.
2) Mais privatizações. O governo, em vez de definir a taxa de retorno das concessões, deveria se preocupar apenas em garantir competição aos leilões, segundo Exame.
3) Salários maiores para os professores e mais escolas em tempo integral.
4) Meritocracia no serviço público, com servidores remunerados e premiados ao atingir metas.
5) Licenças ambientais menos burocráticas – o que, segundo Exame, será um problema na relação entre Campos e Marina.
6) Mais abertura comercial, com acordos fora do Mercosul.
A reportagem traz ainda uma entrevista com Eduardo Giannetti da Fonseca, que seria um dos gurus econômicos de Marina (outro é André Lara Resende, que também defende um modelo mais liberal, leia aqui). Segundo ele, com Lula e Dilma, o Brasil teria mergulhado numa "espiral intervencionista". Dilma, para Exame, representa a "mão forte do Estado".

A FORÇA DA PETROBRAS: PRESIDENTA É ELEITA A MULHER MAIS PODEROSA DO MUNDO FORA DOS ESTADOS UNIDOS

Flávia Villela*
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A presidenta da Petrobras, Graça Foster, foi eleita pela revista norte-americana Fortune a mulher mais poderosa do mundo fora dos Estados Unidos. A revista fez dois rankings, um com executivas norte-americanas e outro com internacionais. A classificação levou em consideração quatro critérios: a importância e o tamanho do negócio liderado pela executiva na economia global, o sucesso e a condução dos negócios, a trajetória de carreira da executiva e sua influência social e cultural.
Este foi o segundo ano consecutivo em que Graça Foster foi apontada pela revista como a executiva mais poderosa do ranking global, entre 50 candidatas de diversos países e setores, como a Inglaterra, Austrália, Suécia, Turquia.
Maria das Graças Foster é engenheira química e funcionária de carreira da Petrobras, onde ingressou como estagiária há mais de 30 anos. É a primeira mulher a comandar a estatal. Assumiu a presidência em fevereiro do ano passado e antes foi diretora de Gás e Energia da empresa e presidente da Petrobras Distribuidora, entre outros cargos executivos.
Também neste ano, Graça Foster foi eleita a melhor executiva do setor de petróleo, gás e petroquímica na América Latina pela Revista Institucional Investor, a mulher mais poderosa no setor de negócios do Brasil e uma das 20 mulheres mais poderosas do mundo pela Revista Forbes, e uma das 500 pessoas mais poderosas do mundo, segundo a revista Foreign Policy.
A Petrobras vem sendo citada como uma das maiores empresas do mundo pela Revista Fortune. Neste ano, a empresa ficou em 25º lugar, com receitas de US$ 144 bilhões. A estatal brasileira planeja investir US$ 236 bilhões até 2017.
A estatal, que já responde por mais de 90% da produção de petróleo e gás no país, terá papel importante na exploração da camada pré-sal brasileira, que concentra grandes reservatórios de óleo de boa qualidade. Segundo a legislação brasileira, a Petrobras será operadora de todos os campos do pré-sal licitados a partir de agora, com pelo menos 30% de participação no bloco.
A primeira licitação do pré-sal sob o contrato de partilha está marcada para o próximo dia 21 e permitirá a exploração e produção na área de Libra, na Bacia de Santos, que tem reservas recuperáveis de petróleo entre 8 e 12 bilhões de barris. Com o pré-sal e também com a ajuda de outros campos de petróleo, a empresa espera dobrar sua produção de óleo até 2020, da média de 2 milhões de barris por dia, para 4,2 milhões.
A Petrobras também tem investido na construção de novas refinarias para reduzir a dependência do Brasil em relação a combustíveis e a outros derivados de petróleo. Pelo menos quatro grandes complexos petroquímicos estão em construção e devem ser inaugurados até 2020: no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e Ceará. A ideia é ampliar a capacidade de refino nacional de 2 milhões para 3 milhões de barris por dia.

MORRE O GRANDE REPÓRTER MARCO ANTÔNIO

O radialista morreu em Patos de Minas no final da noite de ontem - quinta-feira (10) no Hospital Regional, onde estava internado há vários dias. O corpo do repórter que atuou nas principais rádios da região por muitos anos será velado na Funerária Bom Pastor. Depois será encaminhado para Uberlândia onde ocorrerá o sepultamento. A forma única de cobrir os fatos vai deixar saudades.
Natural de Uberaba, Marco Antônio estava com 69 anos. O repórter iniciou sua carreira no rádio na cidade de Uberlândia em 1966. Em 1997, Marco Antônio veio para Patos de Minas. Atuante nas áreas policial, política e esportiva, o repórter era respeitado por todos os colegas. Sempre simpático, não economizava nas brincadeiras e elogios quando aguardava para começar as gravações. O trabalho do repórter era respeitado por todos e admirado pelos ouvintes.
Diversas autoridades e os vários meios de comunicação de Patos de Minas manifestaram pesar pela perda de Marco Antônio. O repórter será lembrado pela voz marcante, firme e pela grande habilidade com as palavras. O corpo será velado na Funerária Bom Pastor, na avenida Paracatu, até as 12h00, e depois será levado para Uberlândia, onde vive a maioria dos familiares.
Autor: Farley Rocha
WILL NUNES:
Tive a felicidade de conhecer e trabalhar com Marco Antônio na Rádio Montanheza-AM de Vazante. Deixa um legado de profissional simples e competente, além de um profundo vazio na comunicação do interior de Minas. Perdemos um grande repórter, mas o céu recebe  uma alma humana maravilhosa , um homem de bom coração. Fica com Deus Marco Antônio.

CRIAÇÃO DA CLÁUSULA DE BARREIRA

A criação de cláusula de barreira de 3% dos votos nacionais, para um partido ter direito a tempo de TV e ao Fundo Partidário, será adotada pelos grandes partidos na Câmara. A comissão criada para propor uma reforma política vai aprovar emenda constitucional com este fim. O texto incorpora tese do DEM: deputado que trocar de partido não leva tempo de TV nem o Fundo.

MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE: SAFRA RECORDE

Com estimativa de 191,9 milhões a 195,5 milhões de toneladas, a produção brasileira de grãos na safra 2013/2014 deverá atingir novo recorde, conforme o primeiro levantamento de intenção de plantio dos produtores, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A companhia estimou o crescimento da colheita entre 2,6% e 4,5% em relação em relação à safra 2012/2013, quando foram colhidas 187,09 milhões de toneladas de grãos.
De acordo com o diretor de Política Agrícola da Conab, Sílvio Porto, a estimativa de novo recorde da safra de grãos é baseada na previsão de até 3,5% de crescimento da área plantada. “A soja, mais uma vez, puxará a produção, podendo ultrapassar 29 milhões de hectares plantados, 1 milhão a mais do que na safra anterior”, disse Porto. A área plantada total da safra pode passar de 54,1 milhões de toneladas e chegar a 55,1 milhões de toneladas, superando a da atual safra, 53,4 milhões de hectares.
Segundo o Ministro da Agricultura Antônio Andrade esse resultado mostra a força do homem do campo que faz desse país uma referência mundial no agronegócio.


CELULARES PODERÃO SER USADOS PARA FAZEREM MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS E COMPRAS

A partir de agora, qualquer cidadão, inclusive os que não têm conta bancária, poderão receber benefícios de programas sociais, pagar contas, fazer compras ou receber créditos pelo celular. A nova regra, publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União, inclui essa ferramenta no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que dá suporte à movimentação financeira entre agentes econômicos e permite a transferência de recursos, além de processar e liquidar pagamentos.
Com isso, o celular poderá ser usado como se fosse um cartão de banco. “Com um celular na mão, as pessoas poderão fazer toda a movimentação do recebimento do benefício até o débito no comércio local, da mesma maneira que hoje operam quando colocam créditos nos celulares pré-pagos”, explicou o senador Walter Pinheiro (PT-BA), autor do projeto original.


FOLHA: ENTREVISTA DO DEP. CAIADO FALANDO DE EDUARDO CAMPOS E MARINA

Folha – O sr. foi rifado?
Ronaldo Caiado – Eduardo Campos me recebeu em Pernambuco, em sua residência. Assumi, em março, a candidatura dele à Presidência. Fui o único do meu partido, um dos poucos do Brasil [naquele momento]. Ele disse que iríamos sair do duelo [governo/oposição], dessa política de identificar inimigo para ser eleito e prometeu trazer todas as tendências.


Está magoado?
Decepcionado, um balde de água fria. Não temos mais como estar juntos em Goiás. Não vou ter o pé em duas canoas. Quando conversei com Eduardo, não havia esse preconceito. Não imaginei esse gesto agressivo da ex-senadora. Essa tese de inimigo histórico é política talibã.


Haverá consequências?
É espantoso alguém querer pleitear a Presidência e ter essa visão tão excludente do setor, nacionalmente o maior pilar da economia. Como vou conviver com uma chapa de candidato a presidente que é preconceituosa com o setor primário [agronegócio]? Eu sempre fui muito coerente, mas nunca intolerante. Hoje, não sei identificar se o candidato é Eduardo ou Marina.


O sr. ainda votaria nele para presidente?
[Silêncio] Não. Dispensou meu voto e está excluindo o setor que represento. Não tenho como me posicionar favorável a candidato que diz: ‘Olha, existe aqui uma barreira para o produtor rural’. Senti nele uma posição tíbia. Não o reconheço. Não foi a Marina quem aderiu ao Eduardo, foi ele quem aderiu à Marina.


O sr. carrega o símbolo ruralista, mas não é exagero dizer que isso foi um veto ao setor?

Não consigo entender uma pessoa querer governar o Brasil e não querer conversar com representantes de um segmento que é alicerce do país. Eles poderiam, ao menos, ter me avisado que eu fui vendido.


Vendido ou trocado?
Isso me faz lembrar do Afonsinho, jogador de futebol. Ele foi substituir Gerson numa partida no Maracanã. Entra em campo, começa com tudo. Vem o lateral, dá uma trava nele e diz: ‘Ô, seu babaca, você não sabe que esse jogo foi vendido, não?’. Podiam ao menos ter me dito que eu tinha sido vendido na noite de sábado. Eu fui atrás da bola, busquei apoio para ele, fiz campanha naquela euforia toda e, de repente, levo o tranco. Deviam ter me dito: Caiado, acorda, você já foi vendido! Faltou sinceridade.


O sr. colocou algum veto à Marina no sábado?
Eles telefonaram para mim eufóricos de alegria. Eu disse que não tinha preconceito.


E depois, o que houve?

Não sei se foi uma virose, uma bactéria [risos]. Sábado me ligaram até para dizer que o governador futuramente me queria ministro da Agricultura. Veja, eu não estou desenhando algo que não quis ver, não. Eu botei o pé na calçada, e um carro a 300 Km/h me atropela. Não deu nem para ver [a placa].


O ANALFABETO POLÍTICO

O ANALFABETO POLÍTICO

Bertolt Brecht


“O pior analfabeto é o analfabeto político. 
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. 
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, 
do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio 
dependem das decisões políticas. 
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia 
a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, 
o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, 
pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.”

CRM-MG CONTRA REGISTROS PROVISÓRIOS DE MÉDICOS ESTRANGEIROS

O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) afirma que irá entrar nesta sexta-feira (11) com um recurso contra a decisão da Justiça que obriga a entidade a conceder os registros provisórios aos médicos estrangeiros selecionados para o programa Mais Médicos, sem que seja necessária a apresentação de documentos informando a localidade em que o profissional irá trabalhar e o nome de seu supervisor. Nessa sexta-feira (11) vence o prazo para o conselho recorrer da decisão.

EDUARDO CAMPOS DEFININDO O MARKETING

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deu sinal verde para que sua equipe acelere as negociações para a definição do marketing da campanha presidencial do PSB. Medidas como a presença em redes sociais foram tema de uma reunião realizada nesta semana pelos principais articuladores da candidatura. Uma outra conversa, que deve abordar o nome que vai comandar a comunicação, está marcada para quarta-feira da semana que vem.

Campos ainda não se decidiu sobre quem será seu marqueteiro. Nesta semana, entretanto, as atenções se voltaram para o nome de Edinho Barbosa, autor do programa de TV do PSB, que foi ao ar na última quinta-feira. Eduardo Campos elogiou o resultado da produção, ajudando a alimentar em seu circulo mais próximo a tese de que estaria inclinado a essa alternativa.


Ainda assim, Duda Mendonça e Antônio Lavareda segue na lista de alternativas. Mas, para um interlocutor, o pernambucano já não demonstra tanto entusiasmo  com a dupla.

LAGOA GRANDE: PREFEITO SUPERA CRISE COM AÇÕES E PROJETOS

Enquanto alguns prefeitos falam de um cenário ruim, resmungando dos números, das dificuldades, o prefeito de Lagoa Grande, Dr. Márcio Valeriano mesmo passando as mesmas incertezas conseguiu implantar no seu governo uma gestão pública eficiente, ousada, capaz de superar o atual momento que os prefeitos tanto reclamam.


Com ações planejadas desde do ínicio da administração conseguiu manter as finanças em ordem, viabilizando recursos externos no estado , governo federal, elaborando projetos e articulação política. Com canal aberto no governo estadual através do deputado estadual Bosco e com força política junto ao deputado federal, George Hilton, presidente estadual do PRB, ele não tem medidos esforços para transformar projetos em realidade, algo que espera acontecer o mais rápido possivel, já que depende da liberação de verba do governador Anastasia e da presidenta Dilma.

PATOS DE MINAS: MINISTÉRIO PÚBLICO SOLICITA QUE PEDRO LUCAS ESCLAREÇA DENÚNCIA CONTRA A EX-PREFEITA BÉIA

O prefeito Pedro Lucas está encarregado de apurar denúncias que ele mesmo fez, no tempo em que era vereador, contra a ex-prefeita Béia Savassi. A determinação é do Ministério Público de Uberlândia onde a representação foi protocolada. A denúncia é referente a uma suposta sonegação de ITBI em transações imobiliárias.
No ofício o promotor de justiça, Genney Randro Barros de Moura, questiona se as denúncias são de conhecimento do Fisco Municipal e se alguma ação fiscal está sendo movida para apurar as supostas irregularidades apresentadas na representação feita pelo então vereador Pedro Lucas.
Na representação, o então vereador Pedro Lucas denuncia a sonegação de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis – ITBI em uma transação envolvendo a compra e venda de lotes no bairro Residencial Barreiro. Segundo a representação, os imóveis foram subvalorizados para reduzir o valor do imposto a ser pago ao município.
Agora como prefeito e com acesso a todas as informações, Pedro Lucas não deverá ter dificuldades para esclarecer se houve ou não irregularidades. Ele terá 15 dias úteis para apresentar as informações ao Ministério Público.
O secretário municipal de finanças e orçamento, Paulo Mota, disse que as informações serão encaminhadas ao órgão, mas não adiantou se administração municipal está movendo algum tipo de ação fiscal para apurar o caso.
Autor: Maurício Rocha

PATOS DE MINAS: MAIS UM CAPÍTULO DA NOVELA DA UFU

O processo de transferência do terreno de 77 hectares da Epamig para a UFU para a construção do Campus em Patos de Minas está interrompido, pelo menos por enquanto. A direção da Epamig recebeu a recomendação feita pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público Estadual e decidiu suspender a doação do imóvel até que a Advocacia Geral do Estado analise os argumentos apresentados pelos promotores de justiça.
A recomendação é assinada por três promotores de justiça, representantes do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual. Eles afirmam que a doação do terreno da Epamig para a construção do Campus da UFU vai trazer prejuízos ao erário público, tendo em vista que existem diversos proprietários de terras interessados em fazer a doação. Além disso, MPE e MPF argumentam que o terreno da Epamig já é utilizado pela Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, que poderia sofrer prejuízos com a doação.
Outra irregularidade apresentada pelos promotores de justiça na recomendação é o enriquecimento dos proprietários de terra nos arredores do terreno a ser doado, sem a cobrança de nenhuma contrapartida para o erário público. O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual afirmam que a escolha do terreno para a construção do Campus da UFU em Patos de Minas deve ser feita através de um chamamento público, onde todos os proprietários de terra interessados em doar possam participar.
A recomendação foi encaminhada a todos os órgãos envolvidos no processo de doação. A direção da Epamig recebeu o documento e decidiu interromper o processo de doação. Por telefone, o secretário de estado da agricultura, Elmiro Nascimento, disse que a recomendação dos Ministérios Públicos foi encaminhada à Advocacia Geral do Estado para que seja feita uma avaliação jurídica do caso. A reitoria da UFU também pediu apoio do departamento jurídico antes de dar continuidade ao processo de doação.
Depois do embargo ao terreno na Região dos 30 Paus, a primeira alternativa era a doação do terreno da Epamig para a Prefeitura de Patos de Minas, que repassaria a área para a UFU. Para driblar a ação do Ministério Público, a Administração Municipal fez uma manobra, indicando a doação direta do Estado para a UFU. A expectativa era de que, desta forma, não houvesse a interferência dos promotores de justiça. Mas aí, o Ministério Público Federal também entrou no caso.
A UFU já possui um terreno em Patos de Minas, na região dos 30 Paus, inclusive com obras iniciadas, que estão suspensas por determinação da Justiça Federal por falta de um chamamento público. Outra doação, sem a realização de um processo de licitação para a escolha do terreno poderia parar novamente na Justiça. Por isso, a cautela dos gestores dos dois órgãos.
O secretário Elmiro Nascimento disse que a doação do terreno está garantida, mas que antes de formalizar o processo, vai aguardar uma segurança jurídica para o caso. Enquanto isso, a sociedade espera ansiosa pelo desfecho da novela em que se transformou o simples processo de doação de um terreno para a UFU. Para os Ministério Públicos, a forma legal seria a realização de um chamamento público. Um conselho formado por representantes de entidades de classe de Patos de Minas também recomendaram à administração municipal que se faça o processo licitatório.
Autor: Maurício Rocha

DIRIGENTES PARTIDÁRIOS, SÓ PENSAM NAQUILO....FUNDO PARTIDÁRIO

Não é o interesse público, a coerência política e nem muito menos a ideologia. O que move a grande maioria dos dirigentes é o milionário fundo partidário, que só em 2012 distribuiu R$ 350 milhões às 29 siglas então existentes. Tudo administrado pelo presidente (ou dono, na maioria dos casos) do partido, sem dar satisfações a ninguém, exceto em prestações de conta que raramente são auditadas ou conferidas.
GRANDE NEGÓCIO
São rateados 95% do fundo conforme a votação de cada deputado federal. É só multiplicar a votação por R$ 3,21, o valor de cada voto.
UM EXEMPLO
Tiririca, com 1,3 milhão de votos, garantiu ao PR de Valdemar Costa Neto, o dono mensaleiro, mais de R$ 4,2 milhões do fundo só este ano.
MÁQUINA REGISTRADORA
Por tudo isso, Paulinho da Força comemorou: o Solidariedade terá R$ 1 milhão mensais do fundo só com os 8 deputados que eram do PDT.
BALCÃO DE NEGÓCIOS
Em “janelas” de transferência, como a encerrada no dia 5, os partidos avaliam “dotes” e tentam conter a debandada, para não perder receita.

TIRIRICA AINDA PODE PERDER O MANDATO

O julgamento da ação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) paulista contra o deputado federal Tiririca (PP-SP) – acusado de ter omitido a existência de bens em seu nome, e de ter mentido ao afirmar saber ler e escrever – foi adiado nesta quinta-feira no Supremo Tribunal federal (STF). A ação era o segundo item da pauta na sessão plenária desta quinta-feira. Para o MPE, o parlamentar cometeu o crime de falsidade ideológica ao declarar à Justiça Eleitoral, por ocasião do pedido de registro de sua candidatura, que sabia ler e escrever.

EDUARDO E MARINA:VOTOS PODEM NÃO CAIR DE FORMA NATURAL

Mesmo sem saber qual será o impacto na corrida eleitoral da chapa formada pela ex-senadora Marina Silva e pelo governador de Pernambuco Eduardo Campos, quem declara voto em um dos dois deve estar com um pé atrás em relação ao outro integrante da chapa.

Uma pesquisa do Ibope divulgada quinze dias antes da filiação de Marina ao PSB apontou números que sustentam que há “rejeição cruzada” entre os eleitores do pernambucano e da acreana.
Do total de 2002 eleitores consultados pela pesquisa, 40% dos que demonstraram intenção de votar em Campos não votariam “de jeito nenhum” em Marina Silva. Dos que têm predileção pela ex-senadora, 27% rejeitam o nome do governador de Pernambuco.

“O que os dados podem mostrar é que não vai haver uma transferência natural do prestígio da Marina para Campos. Ela pode transferir parte dos votos, mas não todos. Eduardo Campos ganha alguma coisa com isso, mas tem que ser descontada a rejeição mútua”, afirmou o cientista da UFMG Carlos Ranulfo.

PATOS DE MINAS: CÂMARA MUNICIPAL ARQUIVA DENÚNCIA E PREFEITO ESCAPA DE CPI

A Câmara Municipal de Patos de Minas votou na tarde desta quinta-feira (10) a denúncia feita pelo vendedor Sérgio Araújo Garcia contra o Prefeito Pedro Lucas Rodrigues. Com o plenário lotado, dez vereadores votaram à favor do recebimento da denúncia e sete votaram contra. Eram necessários 2/3, por isso, mesmo sendo maioria à favor, a denúncia foi arquivada.
A audiência começou com a leitura da denúncia. Em seguida, o relator da comissão processante, vereador José Lucilo, leu o relatório. Para ele, não houve omissão ou negligência do Prefeito Municipal Pedro Lucas Rodrigues a respeito do uso de máquinas e funcionários públicos em propriedade particular.
Ele também não viu razoabilidade e justa causa para a cassação do prefeito. José Lucilo foi o primeiro a votar, sendo que votou pelo arquivamento da denúncia. Depois vieram os outros membros da comissão. O presidente, Lázaro Borges, também votou pelo arquivamento. O vereador Ditinho discordou e votou pelo recebimento da denúncia.
O vereador Cabo Batista votou pelo arquivamento e o Vicente da Prefeitura, ressaltando a responsabilidade do momento, votou pelo recebimento da denúncia. Após os membros da comissão, Tonhão da Copasa e Batolomeu Ferreira também votaram pelo recebimento da denúncia. Braz Paulo pediu o arquivamento.
Edimê Avelar destacou o dever de fiscalizar do vereador e votou pelo recebimento da denúncia. Em seguida, Francisco Frechiani explicou que os requisitos para o recebimento da denúncia estavam preenchidos e que deveria ser recebida a denúncia. Ele discordou do relatório, dizendo que ele foi uma defesa do prefeito.
Itamar André disse que acredita na honestidade do prefeito e votou pelo arquivamento. O vereador Bosquinho justificou seu voto de forma diferente. Ele usou a tribuna da Câmara e fez uma análise histórica da política em Patos de Minas. Ele teceu duras críticas aos dois grupos políticos da cidade que têm trazido graves prejuízos à população.
Bosquinho ressaltou as desavenças que existiam entre Pedro Lucas e Arlindo Porto, mas para vencer as eleições se aliaram. Ele votou pelo recebimento da denúncia. “Meu voto não é de torcedor”, explicou criticando muitos vereadores que votaram não pensando nos fatos que motivaram a denúncia, mas no grupo político a que pertencem.
O vereador Carlito também votou pelo recebimento da denúncia. José Osmar, “Guiguim”, também opinou por receber a denúncia. Para justificar seu voto, ele leu os depoimentos prestados ao Ministério Público de Hamiltom Porto, proprietário da Fazenda onde foram realizadas as benfeitorias, e também de funcionários da Prefeitura.
Lindomar Tavares votou pelo arquivamento da denúncia. Ele justificou o voto dizendo que é a favor da punição dos culpados, no entanto, como no caso do rombo de cerca de R$250 mil do Ceasa na administração da ex-prefeita Béia Savassi, acabe à justiça julgar sem interferências políticas. Otaviano Marques votou pelo recebimento da denúncia.
O último a votar foi o vereador Valdir Reis que pediu o arquivamento da denúncia. Após a votação, o Presidente da Câmara, Otaviano Marques, anunciou o resultado de 10 votos favoráveis ao prosseguimento do processo de cassação do Prefeito Pedro Lucas e 7 contra, ficando arquivada a denúncia.
Eram necessários pelo menos 12 votos a favor do recebimento da denúncia para que o processo continuasse. Otaviano Marques se fundamentou na Constituição Federal e no entendimento majoritário dos juízes que entendem ser necessários 2/3 dos membros do legislativo para o início do processo de cassação do mandato político.
Veja como os vereadores votaram:
1º José Lucilo “Duda”- arquivamento da denúncia
2º Lázaro Borges- arquivamento da denúncia
3º Ditinho- recebimento da denúncia
4º Cabo Batista- arquivamento da denúncia
5º Vicente da Prefeitura- recebimento da denúncia
6º Tonhão da Copasa- recebimento da denúncia
7º Bartolomeu Ferreira- recebimento da denúncia
8º Braz Paulo- arquivamento da denúncia
9º Edimê Avelar- recebimento da denúncia
10º Francisco Frechiani- recebimento da denúncia
11º Itamar André- arquivamento da denúncia
12º Boão Bosco (Bosquinho)- recebimento da denúncia
13º Carlito- recebimento da denúncia
14º José Osmar “Guiguim”- recebimento da denúncia
15º Lindomar Tavares- arquivamento da denúncia
16º Otaviano Marques- recebimento da denúncia
17º Valdir Reis- arquivamento da denúncia
Autor: Farley Rocha