sexta-feira, 17 de maio de 2013

CAIXA PRORROGA CONCURSO

A Caixa Econômica Federal prorrogou até 14 de junho de 2014 a validade do concurso para formação de cadastro de reserva de técnico bancário novo. Isso significa que mais candidatos serão chamados. O resultado final da seleção foi homologado no dia 15 de junho de 2012 e valeria por um ano.

VAZANTE-MG: PESQUISA ESTARIA AVALIANDO A ADMINISTRAÇÃO DE DR. JOSÉ

Uma pesquisa estaria avaliando a administração de Dr. José Benedito e Jeovanine. Os primeirs números segundo um cidadão muito conhecido na cidade que pediu segredo por enquanto, indicam números que seriam desanimadores, capaz de preocupar o ex-prefeito de Vazante, Alcides Diniz que deseja ser candidato com o apoio do prefeito vazantino.

WILL NUNES:

Uma pesquisa agora é importante apenas para avaliar as ações e nortear a administração. Como são apenas 6 meses de administração o governo pode muito bem ainda corrigir possivéis  erros cometidos até agora. Só que precisa de mais atitudes...

AÉCIO E O "DEM"

A principal tarefa do senador Aécio Neves depois de se sagrar, no sábado, presidente do PSDB, será atrair o DEM para sua candidatura ao Planalto. O partido, que tem tempo de TV, vive momento de dispersão. Seus líderes estão fechando acordos regionais. Hoje, Aécio só tem dois dirigentes de peso ao seu lado: o presidente Agripino Maia (RN) e o vereador Cesar Maia (RJ).

PMDB JÁ TEM CANDIDATO AO GOVERNO DE SÃO PAULO

 O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, foi tratado, durante congresso de prefeitos do partido realizado em Indaiatuba (SP), como o candidato do partido ao governo paulista em 2014, mesmo a um ano da definição do nome para a disputa. "O Skaf está preparado para governar o Estado de São Paulo e está cheio de vontade de disputar eleição a governador de São Paulo. Está em pré-campanha", disse o presidente nacional do partido, Valdir Raupp (PMDB-RO).

TEMER: PMDB TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA EM 2018

O vice-presidente da República e presidente de honra do PMDB, Michel Temer, defendeu nesta sexta-feira a candidatura própria do partido ao executivo federal em 2018, o que poderia significar o fim da aliança com o PT caso ele a presidente Dilma Rousseff sejam reeleitos em 2014. "O sonho de todo partido é ter um dia candidato a presidente da República. Não temos tempo para preparar uma candidatura em 2014, mas teremos tempo em 2018 e isso é uma coisa decidida", disse Temer, em encontro com prefeitos e vice-prefeitos do PMDB de São Paulo, em Indaiatuba (SP).

VAZANTE-MG: VAI DAR TUDO CERTO?

Diante dos rumores sobre a atual administração, a pergunta que se faz em Vazante, é a seguinte: será que as administrações anteriores não foram suficientes para Dr. José Benedito deixar de repetir determinados erros do passado? 

A verdade que ainda existe tempo suficiente para a atual administração superar determinados equivocos e nortear o governo para os próximos anos, mas tem que começar fazer isso agora...Caso contrário? Vai dar tudo certo?

WILL NUNES: BLOG O MEU DIÁRIO DE IDÉIAS

As vezes pela a falta de tempo, envolvido em outros projetos penso em deixar o blog de lado. Mas caso resolva deixa de escrever meus pensamentos, minhas idéias neste espaço como vamos debater a vida política de Vazante-MG? Das cidades vizinhas?

Aqui não tenho patrão, ninguém enchendo o saco, e sinto-me livre, leve e solto para viajar no meu mundo de conceitos sobre diversos assuntos ligados a política.

Não consigo entender a vida, sem conviver com temas antagônicos, pessoas com linhas de pensamentos diferentes, com idéias interessantes.

Em Vazante-MG praticamente o nosso blog respira política 24 horas, noticiando e comentando os fatos do cotidiano, sem querer em nenhum momento ser o dono da verdade, mas consciente do nosso papel como cidadão que se interessa pelo os temas relevantes da nossa sociedade.

Isso me satisfaz, me faz um ser atuante, traçando novos caminhos para a cidadania.

Por tanto enquanto tiver tempo e prazer de expressar minhas idéias estaremos fazendo desse espaço um lugar prazeroso para tratar e lapidar os temas envolventes da nossa política.

Por isso que trato o nosso blog como um diário que respira boas idéias todos os dias.



VAZANTE-MG: POLÍTICA SEM IDÉIAS

Se o governo de Dr. José Benedito e Jeovanine não obter sucesso quem será o nome da oposição que poderá crescer; Dr. Jacques Soares Guimarães? Orlando Fialho? Dr. Leonardo Queiroz? os jovens Gabriel Rosa?  Jeancarlo?.

Ou teremos um fato novo?  Quem seria essa fato novo? Tudo pode acontecer, inclusive ficar tudo da maneira que tá. Dr. José, leva o governo desse jeito com  erros , acertos, equivocos, sei lá. E uma oposição esperando algo acontecer para se manifestar.

Que ponto chegou a nossa política? Completamente vazia, sem argumento, sem idéias....


O JEITO ERRADO DE GOVERNAR

O jeito errado de governar uma prefeitura começa com o excesso de contratados. Por uma razão muito simples:  na divisão do bolo da receita a lei obriga que cada cidade gaste no mínimo  25% na educação, 15% na saúde. Somados os dois itens o percentual chega a  40%.  O restante o gestor precisa de competência administrativa e financeira para não engessar o governo.

O que alguns prefeitos fizeram foi não obedecer uma ánalise financeira, que comprometia o equilibrio financeiro do município, tirando o foco de uma visão administrativa a médio e longo prazo. Na contramão dessa linhade pensamento contrataram demais " o limite máximo é 54% do comprometimento da receita com os funcionários ".

Nessa situação vários municípios, inclusive Vazante,  estaria correndo o risco de ficar sem a  capacidade de   fazer novos investimentos, e buscar parcerias com o governo estadual e federal.

A visão errônea de alguns dos nossos governantes é que eles acham que só empregando vão resolver o problema do desemprego. Pior, na maioria das vezes não existe critério técnico, nem político. Basta apenas ter um padrinho no governo.

Resultado: máquina administrativa lotada de funcionários e um governo que não consegue melhorar os outros setores da administração. Como saúde, educação, infraestrutura, social, etc...

Com o tempo começa a surgir o desgaste político, e a impopularidade do governante que muitas vezes não tem mais o que fazer, deixando a gata miar.........Aí, salve-se quem puder!!!

VAZANTE-MG: ~DEMISSÕES PODEM REFLETIR NA OPOSIÇÃO

Como a oposição de Vazante continua omissa. Dizem que  grupo da situação estaria pregando que os oposicionistas são os responsáveis pela as demissões dos contratados na prefeitura, com denúncias  junto ao Ministério Público.

Como não existe opiniões antagônicas em Vazante-MG já que a oposição continua desarticulada, sem proposta; sem idéias para voltar ao poder. Vai que cola... 

WILL NUNES:

O grupo oposicionista de Vazante parece querer continuar no mesmo erro da campanha. Ficar passivo diante de tudo, deixando as coisas acontecerem.

É bom não menosprezar a força política do grupo da situação, acreditar que só ficar olhando os fatos acontecerem é o suficiente para voltar ao poder, pode ser outro grande engano.

A VAIDADE EXAGERADA ESTÁ DEIXANDO PREFEITOS EMBRIAGADOS DE PODER

Prefeitos que incharam à máquina estão agora sem saber o que fazer,estão mais perdidos do que cego em tiroteio. Sem a quem recorrer já que erraram na formação da equipe, ficam chorando as mágoas  nos ombros dos bajuladores, que nada acrescentam na hora de debater novos rumos administrativos.

Têm prefeitos eleitos, que não contam mais com apoio de vice-prefeitos, vereadores, correligionários, simpatizantes, sociedade organizadas; e ainda acreditam que estão no caminho certo.

Estão numa porção de terra, numa ilha isolada, onde não conseguem raciocinar direito por pura falta de humildade, eles acreditam piamente que o poder é eterno, e o apoio popular é infinito.

A vaidade de ocupar o cargo de prefeito, tem feito desses homens públicos pessoas distante do dia-a-dia da vida real  dos cidadãos das suas respectivas cidades.

É, tempo de acordar!! Sair dos braços esplêndido, arregaçar a manga da camisa, rever o que já foi feito de errado. Caso contrário, é se preparar para um fim de mandato melancólico.

A vaidade exagerada, pode até embriagar o prefeito de poder, mas a ressaca também pode causar danos irreparáveis ao homem público.

VAZANTE-MG: DEMISSÕES A PRIMEIRA PEDRA DO EFEITO DOMINÓ

A onda de demissões no governo de Dr. José Benedito assusta pela falta de informação oficial. Alguns falam em 100,200,400 demissões, até mais..

Mas oficial mesmo, é que o fato está ocorrendo, mais a proporção dos números são ainda incertos.

WILL NUNES:

Não chegamos nem ao sexto mês de governo e o que vemos até agora na atual administração são fatos que podem comprometer profundamente a atual administração.

Sem o fim imediato da taxa de esgoto, show que não aconteceu na festa de maio (Chitãozinhoe Chororó), a troca constante de secretários, excesso de contratações; agora demissões. São fatos que estão levando o governo para um caminho sem volta.

O prefeito Dr. José Benedito e o vice-prefeito Jeovanine precisam urgentemente fazer sérias mudanças no rumo do governo, caso contrário a impopularidade pode causar danos irreparáveis a atual gestão municipal.

Falta de aviso não foi aqui no blog aos senhores prefeitos que não quizeram seguir o beabá da administração. Vazante é apenas a primeira pedra do dominó, outras prefeituras terão que seguir o mesmo caminho, caso queiram sobreviver nos 4 anos de administração. 

ESTUDANTES DO BOLSA FAMÍLIA: BONS RESULTADOS NAS ESCOLAS

Estudantes beneficiados pelo programa governamental Bolsa Família nas regiões Norte e Nordeste têm rendimento melhor do que a média brasileira no ensino médio das escolas públicas. A taxa de aprovação desses alunos é de 82,3% no Norte e de 82,7% no Nordeste, enquanto a taxa brasileira é 75,2%.

Os números foram feitos com o cruzamento de dados de 2011 do MEC (Ministério da Educação) e do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e apresentados hoje (16) pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, no 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

“Os mais pobres tiveram um desempenho melhor do que a média”, constata Tereza Campello. “Não só conseguimos garantir que essas crianças não saiam mais da escola, mas conseguimos garantir que elas consigam ir melhor na escola”.

PREFEITOS PRECISAM FICAR ATENTOS

Os prefeitos das cidades de Vazante-MG, Guarda-Mór-MG e Lagamar-MG, precisam ficar atentos ao pleito do próximo ano. Suas atitudes administrativas e políticas podem representar sucesso ou uma forte decepção.

Dr. José Benedito, Edgar e Dr. Cássio que se cuidem precisam acertar logo o caminho da boa administração e da popularidade.

EX-PREFEITOS PRECISAM DA BASE PARA OCUPAR CADEIRA NO LEGISLATIVO ESTADUAL

Dois nomes são citados como prováveis candidatos a deputado estadual em Vazante-MG e Guarda-Mór-MG. Os ex-prefeitos Alcides Diniz (Vazante) e Dr. Rômulo Ferreira (atual vice-prefeito de Guarda-Mór).

Os dois precisam dos atuais prefeitos das suas respectivas cidades. Alcides depende do apoio e da boa administração de Dr. José Benedito.

Já Dr. Rômulo aposta suas fichas na administração de Edgar José de Lima e de criar situações favoráveis em outros municípios.

As bases são fundamentais para voar em busca do sonho de ocupar vaga na assembleia legislativa de Minas. Caso contrário o projeto tende a não sair nem do papel.


VAGAS NO LEGISLATIVO MINEIRO: A GATA VAI MIAR

Mesmo faltando mais de um ano para o pleito de 2014, a gata começa a miar. Os acordos, apoios e intrigas começam a dar um clima diferente quando o assunto é a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em Vazante e Região os grupos se movimentam para ocupar espaço com os seus respectivos candidatos.

LAGOA GRANDE-MG: PREFEITO UNE SIMPLICIDADE, HUMILDADE E LIDERANÇA..

Médico bem sucedido o prefeito de Lagoa Grande-MG, Dr. Márcio Valeriano, mantém seu jeito simples e popular  tratando a todos da mesma forma. Uma caractéristica que aliada a um perfil de liderança tem mostrado uma nova maneira de administrar na região. 

Aí, talvez esteja o segredo de uma administração popular que tem feito a diferença nas ações do poder executivo municipal de Lagoa Grande-MG.

VAZANTE-MG: SERÁ QUE EX-PREFEITO TENTARÁ VOLTAR AO PALÁCIO DO ZINCO?

Discreto sem fazer nenhum comentário contra o atual governo, o ex-prefeito de Vazante-MG Dr. Jacques Soares Guimarães segue sua rotina familiar e de trabalho. Deixando no ar, um mistério. Será que um dia ele tentará  voltar a  ocupar uma cadeira no palácio do zinco?

APROVADA A MP DOS PORTOS

A menos de 5 horas de perder a validade, o Senado aprovou, na quinta-feira (16), a Medida Provisória 595, a MP dos Portos, que pretende atrair mais investimentos privados para o setor portuário, aumentando a competitividade.

PSDB: AÉCIO COSTURA COM OS PAULISTAS

Em uma tentativa de atrair integrantes do PSDB paulista, o senador Aécio Neves (MG) entregará postos-chave da Executiva do partido para nomes indicados pelo governador Geraldo Alckmin e pelo ex-governador José Serra.

Mas o senador tucano introduziu uma “trava de segurança” no acordo, segundo integrantes do partido: em caso de afastamento ou ausência da presidência do partido, ele escolherá entre os integrantes do colegiado seu substituto.

Após negociação costurada com Alckmin, Aécio aceitou integrar à nova direção dois paulistas ligados a Serra: o deputado Mendes Thame, que será o novo secretário-geral, e o ex-governador Alberto Goldman, que continuará na vice-presidência - o cargo, porém, passará por reformulação. A informação foi revelada na quinta-feira (16), no blog de João Bosco Rabello

MINAS QUER INTENSIFICAR AÇÕES DE COMBATE A LEI SECA

Uma equipe da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) embarca hoje para o Rio de Janeiro para conhecer a receita de sucesso da operação Lei Seca do Rio de Janeiro, tida como modelo nacional. A intenção é importar as ações que ajudaram a capital fluminense a reduzir quase três vezes mais o índice de acidentes com vítimas que o registrado em Belo Horizonte, desde 2009. O percentual caiu 27% nos últimos três anos e, na capital mineira, foram 11%. Os números absolutos não foram informados.

PREFEITOS DE UM MANDATO...

Vários prefeitos eleitos na última eleição fizeram o seguinte. Esqueceram os verdadeiros companheiros, excluiram os bons profissionais, encheram a máquina pública, contrataram bajuladores e acham que estão com o rei na barriga.

Resultado de pesquisas já apontam alta rejeição e saudades dos antecessores. Se levarmos em consideração que só agora estamos entrando no sexto mês, a coisa tende a piorar, se não houver mudanças.

Imagine o que vai ocorrer até o final do ano, caso não mudem de atitude? Serão prefeitos de apenas um  mandato, que sairão esquecidos pelo o povo, muitos não terão nem recursos para contratar advogados para se defender dos processos, e ficarão a mercê de favores políticos. 

Triste fim para quem sonhava continuar nos braços do povo...

VAZANTE-MG: FALTA INFORMAÇÃO GOVERNAMENTAL

O governo de Dr. José Benedito precisa ter um canal maior de comunicação com a comunidade. A falta de informação deixa uma sensação de administração inoperante. E na maioria das vezes não é culpa de quem comanda o marketing governamental, é falta de vontade política mesmo de acreditar num projeto bem elaborado de mídia. 

LULA RECEBE OITO TÍTULOS DE DOUTOR HONORIS CAUSA

Para quem ama, ou odeia, os périplos internacionais do ex-presidente Lula, hoje é véspera de um prato cheio. Lula está em Buenos Aires para recebe no Senado do país vizinho, nada menos que oito títulos de doutor honoris causa de universidades argentinas.

Durante ato de inauguração de uma universidade sindical, Lula apoio a colega na guerra contra o jornal Clarín. "Podem vir todos os jornais, todos os canais de televisão que quiserem que não poderão negar o apoio que este governo tem", o brasileiro. "Setores concentrados não entendem o que aconteceu no Brasil na última década, assim como nunca entenderam o que aconteceu na Argentina entre os anos 40 e 50 e não entendem o que está acontecendo agora", completou.

Lula também mirou na imprensa brasileira. "Eu pensei que quando eu deixasse o governo no Brasil, a nossa imprensa fosse parar de falar mal de mim, hoje fala mal de mim e da Dilma. Às vezes eu tenho a impressão de que a imprensa está exilada dentro do nosso país, está isolada. Quando nos criticam, dizem que é democracia, e quando nós criticamos, dizem que estão sendo atacados", comparou.

WILL NUNES:

Com os reconhecimentos das escolas argentinas, Lula terá acumulado, dois anos depos de ter deixado o poder no Brasil, nada menos que 40 títulos internacionais (confira relação). O último deles foi entregue em Nova York, pelo International Crisis Group, um thik thank americano, que concedeu a Lula o prêmio Em Busca da Paz. Logo após ter deixado a presidência, Lula foi apontado pelo historiador Eric Hobsbawn como "o mais importante líder político do século 20". Ainda nos EUA, Lula ganhou, em 2011, o World Food Prize, criado pelo prêmio Nobel da Paz de 1970 Norman Bourlaug para destacar chefes de Estado que combateram a fome. Em 25 anos de entregas desse prêmio, Lula foi o primeiro ex-dirigente nacional a recebê-lo.

O acúmulo de honrarias a Lula dão estofo, para muitos, para a candidatura dele próprio ao Prêmio Nobel da Paz. Designado pela Academia da Suécia, o título mais prestigiado corre, ao longo de cada ano, em sigilo absoluto, sem que os potenciais candidatos saibam que estão concorrendo.

DONO DA REVISTA "VEJA" EM ESTADO GRAVE

O estado de saúde do empresário Roberto Civita, de 76 anos, presidente afastado do Conselho de Administração do Grupo Abril, registrou uma piora nas últimas horas. Ele está internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob regime de divulgação restrita de informações. 

Editores da revista Veja fizeram uma reunião de pauta extraordinária para decidir a melhor maneira de dar uma ampla cobertura sobre a situação do empresário.

No mês passado, Roberto Civita passou o comando do Grupo Abril para seu filho Giancarlo. Internado, ele considerou que não teria condições, neste momento, de seguir à frente da organização que edita, entre outras publicações, Veja, a revista de maior circulação do País.