domingo, 9 de novembro de 2014

MONTES CLAROS: DRA. ARIADNA PODE OCUPAR UMA CADEIRA NA CÂMARA FEDERAL

São fortes as especulações que a Dra. Ariadna (PRB) assuma uma cadeira na Câmara Federal. Filiada ao PRB, seu nome tem sido citado na grande imprensa do estado como uma das beneficiadas com a decisão do governador eleito Fernando Pimentel (PT) de compor parte do seu secretariado com nomes de deputados eleitos na última eleição.  

Apesar de nunca ter disputado uma eleição o desempenho supreendeu o cenário político de Montes Claros e do Norte de Minas pela a sua expressiva votação no estado (30.968 votos). Conceituada médica ( oftalmologia) teve um papel importante em Montes Claros e Região apoiando o governador eleito Pimentel e a reeleição da presidenta Dilma.

Conhecida pelo o diálogo, conciliadora e muito bem articulada seu nome passou  fazer parte do debate politico no norte mineiro. Caso assuma mesmo uma cadeira na Câmara Federal consolida sua campanha em defesa dos interesses do município e da região.

4

MINAS GERAIS: POSSÍVEIS SECRETÁRIOS E NOVOS DEPUTADOS FEDERAIS


JORNAL O TEMPO: SUPLENTES PODEM ASSUMIR CADEIRA NA CÂMARA FEDERAL

Especulações sobre nomes de deputados federais e estaduais eleitos que podem assumir cargos no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) e na administração do governador eleito de Minas, Fernando Pimentel (PT) geram expectativas de alteração da configuração das bancadas na Assembleia de Minas e na Câmara Federal antes da legislatura 2015-2019 começar.

O deputado federal mais votado em Minas, Reginaldo Lopes (PT) é nome cotado para assumir o Ministério da Educação. Já o parlamentar federal Miguel Corrêa (PT) é um dos favoritos para assumir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Políticas Urbanas e Gestão Metropolitana. Amparado na influência do trabalho de articulação política realizado durante a campanha de Pimentel, o presidente do PT de Minas e reeleito para o Congresso, Odair Cunha (PT), é cogitado para ser secretário estadual de Governo. Já o deputado reeleito Saraiva Felipe (PMDB) poderia deixar o Distrito Federal para ser secretário de Saúde no Estado.
Se as especulações se confirmarem, os deputados federais Ademir Camilo (PROS) e Nilmário Miranda (PT) devem permanecer na Câmara mesmo sem ter conseguido votos o bastante. Além deles, quem também pode assumir uma cadeira em Brasília é a ex-prefeita de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, Maria do Carmo Lara (PT) e a irmã do prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas, Rui Muniz (PRB), Ariadna Muniz (PRB).
Maria do Carmo e Ariadna Muniz não seriam alçadas à Câmara. No entanto o segundo e terceiro suplentes da chapa encabeçada pelo PT, Silas Brasileiro (PMDB) e Wadson Ribeiro (PCdoB) podem ser nomeados para ocupar as secretarias de Agricultura e de Esportes no governo de Pimentel, respectivamente.
Em Minas, os eleitos para a Assembleia Legislativa Tadeu Martins (PMDB), que pode assumir a Secretaria estadual de Turismo, Carlos Henrique (PRB), sem pasta definida, e Mário Henrique Caixa (PCdoB), também cogitado para a Secretaria de Esportes, devem abrir espaço para suplentes.
Os contemplados seriam Tony Carlos (PMDB), que já é deputado estadual, a viúva do ex-prefeito de Varginha, no Sul de Minas, Mauro Teixeira, Geisa Teixeira (PT), e Geraldo Pimenta (PCdoB).
Escolha. Uma das siglas apoiadoras de Pimentel, o PROS, tem presença garantida no governo do petista. A legenda pediu espaço nas pastas da Saúde, do Trabalho e do Desenvolvimento do Norte e Nordeste. Por ser presidente da legenda no Estado e deputado federal, Ademir Camilo tem cacife para reivindicar uma secretaria para si, mas prefere continuar na Câmara. “Prefiro continuar na Câmara por uma questão partidária. Posso continuar aqui porque a aliança em torno de Pimentel tem cinco partidos. Há muito espaço, e deputados devem ser chamados para o Executivo”, alega.
Futuro
Espera. Nilmário Miranda diz que está preocupado em terminar “bem” a atual legislatura. “Vamos esperar. Deputados importantes na campanha podem assumir cargos nos governos federal ou estadual.”
PCdoB
Aliado. A banca do PCdoB da Assembleia se reuniu, nesta quinta, na Casa para fazer um balanço do processo eleitoral e debater sobre as prioridades para a próxima legislatura. 

Aliado. Apesar de não ter coligado com o PT na chapa proporcional para a disputa de vagas na Assembleia, a sigla vai apoiar Fernando Pimentel. O partido elegeu três deputados estaduais. De acordo com o presidente estadual da sigla, Wadson Ribeiro, qualquer um deles podem se tornar secretários.

PMDB DE OLHO EM CINCO MINISTÉRIOS

Indagado se o partido continuará com os cinco ministérios, Temer disse que a decisão é da presidente Dilma. "Ela terá sensibilidade para verificar o tamanho do PMDB e o que entrega ao PMDB. Não por ser um partido aliado, mas por ser um partido que está no governo”, disse.

DEPUTADO FEDERAL REGINALDO LOPES DO PT DE MINAS, PODE ASSUMIR O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

O ministro da Educação, Henrique Paim (PT), disse nesta sexta que ainda não discutiu com a presidente Dilma Rousseff sua eventual permanência no cargo no segundo mandato da petista. O Ministério da Educação é alvo de disputa interna do PT, que não pretende abrir mão do controle da pasta no novo governo. O orçamento do MEC é de cerca de R$ 100 bilhões. São cotados para assumir a pasta os governadores Cid Gomes (PROS) e Tarso Genro (PT). Corre por fora o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG).

PMDB OTIMISTA COM O NOVO MANDATO DA DILMA

O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, reiterou a importância da sigla neste mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) e, disse não ter dúvidas de que a legenda ocupará posições de destaque no governo, compatíveis com o seu tamanho.

MINAS GERAIS: PIMENTA DA VEIGA JÁ PENSA EM SER CANDIDATO EM 2018

A possibilidade de manter quadros do atual governo no próximo ano só deve se aplicar a cargos técnicos do Estado e fora do primeiro escalão. Apesar de ter dado a entender a aliados logo após ser eleito em primeiro turno que nomes da gestão tucana poderiam permanecer, o governador eleito em Minas, Fernando Pimentel (PT), deve colocar seus aliados em todas as secretarias, subsecretarias e cargos de confiança, e aproveitar apenas alguns nomes mais experientes para iniciar a gestão. “O corpo técnico atual tem valores que podem contribuir com o governo do PT. É preciso dar a devida importância aos concursados, como os que vieram da Fundação João Pinheiro e conhecem bem as contas públicas”, afirma um petista. “Mas é pouco provável que alguém do primeiro escalão permaneça. Os aliados vão ocupar esses espaços”, diz. 

MINAS GERAIS: PIMENTEL DEVE MANTER TÉCNICOS

A possibilidade de manter quadros do atual governo no próximo ano só deve se aplicar a cargos técnicos do Estado e fora do primeiro escalão. Apesar de ter dado a entender a aliados logo após ser eleito em primeiro turno que nomes da gestão tucana poderiam permanecer, o governador eleito em Minas, Fernando Pimentel (PT), deve colocar seus aliados em todas as secretarias, subsecretarias e cargos de confiança, e aproveitar apenas alguns nomes mais experientes para iniciar a gestão. “O corpo técnico atual tem valores que podem contribuir com o governo do PT. É preciso dar a devida importância aos concursados, como os que vieram da Fundação João Pinheiro e conhecem bem as contas públicas”, afirma um petista. “Mas é pouco provável que alguém do primeiro escalão permaneça. Os aliados vão ocupar esses espaços”, diz. 

MINAS GERAIS: PIMENTEL PRETENDE AUMENTAR OS LAÇOS COM O GOVERNO FEDERAL

Depois de vencer as disputas nacionalmente e também em Minas, rompendo com o domínio do PSDB no segundo maior colégio eleitoral do país, o PT deverá adotar ações semelhantes ao comandar os Palácios do Planalto e Tiradentes. Mostrando alinhamento entre as duas esferas, a partir de janeiro, o novo governador Fernando Pimentel deve ampliar a presença de programas federais no Estado, e aqueles que já contam com a ajuda da União passarão a ser identificados pelos nomes dados pelo governo federal.

GOVERNADOR TUCANO QUER DIALOGAR COM DILMA

Ao contrário dos tucanos no Congresso, os governadores do PSDB querem dialogar com a presidente Dilma. O de Goiás, Marconi Perillo, quer parceria para construir uma linha de trem, de passageiros e carga, ligando Brasília a Goiânia.

CAMPANHA QUER RESPOSTA DO MINISTRO DO STF GILMAR MENDES

Está em curso nas redes sociais campanha para que o ministro Gilmar Mendes conclua a votação da Adin que proíbe empresas de financiarem campanhas eleitorais. Ajuizado pela OAB, o julgamento não foi concluído ainda porque o ministro pediu vistas, há sete meses, e suspendeu a votação. O placar está 6 x 1 pelo fim de doações eleitorais por empresas.

DILMINHA

“Se ela (presidente Dilma) agir, no seu segundo governo, como se comportou na campanha eleitoral, vai ser nota mil” 

Gilberto Carvalho
Secretário-geral da Presidência, no coquetel com parlamentares do PT sobre a interação da presidente com os políticos.