domingo, 22 de julho de 2012

CALENDÁRIO ELEITORAL

06.08.2012- Os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação pela internet, relatório dos recursos recebidos para financiamento da campanha eleitoral e os gastos que realizarem: a primeira prestação de contas parcial.


08.08.2012- Último dia para os partidos preencherem as vagas remanescentes para o cargo de Vereador, no caso de as convenções não terem indicado o número máximo previsto.

21.08.2012- Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

06.09.2012- Apresentação da segunda prestação de contas parcial por candidatos e partidos políticos

07.09.2012- Último dia para entrega dos títulos eleitorais resultantes dos pedidos de inscrição ou de transferência


22.09.2012- Último dia para os partidos políticos e coligações indicarem os nomes dos fiscais para os trabalhos de votação. Último dia para debates e para propaganda gratuita no rádio e na TV e para realização de comícios.


04.10.2012- 3 dias antes Último dia para os partidos e coligações indicarem os nomes das pessoas autorizadas a expedir credenciais dos fiscais e delegados habilitados a fiscalizar a votação.

05.10.2012- 2 dias antes. Último dia para propaganda paga na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso Último dia para propaganda mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e 22 horas


06.10.2012- 1 dia antes Último dia, até as 22 horas, para distribuição de material gráfico, e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos

07.10.2012 Dia de realização das eleições – 1º turno

PATOS DE MINAS-MG: ELEIÇÕES

O Promotor Eleitoral Dr. José Carlos foi convidado pela Justiça Eleitoral para o encontro realizado no UNIPAM, oportunidade que foram tratados assuntos referentes as eleições na cidade de Patos de Minas.

Na sua fala o Dr. José Carlos deu início ao Termo de Ajustamento de Conduta preparado por ele com algumas restrições e que será apreciado pelos partidos para uma possível aprovação.

O TAC possui 28 propostas, mas somente 06 foram apresentadas no encontro, uma vez que devido ao horário avançado foi encerrado pela Justiça Eleitoral. O Promotor chegou a lamentar não ter tido a oportunidade de apresentar todos os termos do TAC, mas um novo encontro será marcado para que uma decisão seja tomada, visando uma eleição mais tranquila e sem abuso do poder econômico em Patos de Minas.

Algumas as propostas apresentadas pelo Promotor Dr. José Carlos:

Proibição do uso de fogos de artifícios na campanha eleitoral.

Não utilização de carros de som na campanha eleitoral, podendo ser flexível e de acordo com decisão, ser restrita aos bairros e com a excessão de domingos e feriados.

Que os partidos assinem um documento concordando em não fazerem uso de panfletos, sites ou qualquer material para ataques e difamação, fato costumeiro em Patos de Minas.

Não utilização de muros, tapumes para divulgação, a chamada poluição visual e que as vezes perdura de uma eleição para outra.

Definir o horário de comícios com som no período entre 14:00 e 23:00 horas. Sendo proíbido o uso de trio elétrico pelas ruas da cidade, somente som fixo nos palanques.

Proibição de bens tombados e de valores histórico para uso de propaganda eleitoral. Os demais termos do TAC proposto pela promotoria eleitoral serão apresentados em reunião que será marcada nos próximos dias. Os temas apontados acabou dividindo opiniões dos candidatos no encontro. A decisão final será tomada nos próximos dias e dependerá diretamente dos partidos.

Autor: Weslley Raphael.

BELO HORIZONTE-MG: DATAFOLHA - LACERDA LARGA NA FRENTE

O candidato Marcio Lacerda (PSB), que tenta se reeleger prefeito de Belo Horizonte, lidera a primeira pesquisa Datafolha com 17 pontos de vantagem sobre seu principal concorrente, o ex-ministro Patrus Ananias (PT).

O prefeito tem 44% das intenções de voto, contra 27% do petista.

Na resposta espontânea, Lacerda tem 16% contra 11% de Patrus.

Até 21 dias atrás, PT e PSB eram aliados em BH, tendo o PSDB como parceiro.

Com a cisão na aliança, o embate ganhou atenção nacional e o envolvimento das lideranças dessas legendas.

Os concorrentes de Lacerda e Patrus somaram 6%.

A margem de erro da pesquisa é três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha ouviu 827 eleitores, na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20).

VAZANTE-MG: DECISÃO DA JUSTIÇA DEFERIU ATAS DA COLIGAÇÃO VAZANTE PARA TODOS

Decisão da Justiça Eleitoral feita pela Dra. Monika Alessandra deferiu todas as atas da Coligação “Vazante para todos” que tem como candidato Dr. José Benedito (PHS) , vice Jeovanine (DEM), além de coligações de Vereador.

CAMPANHA ELEITORAL

A exemplo de outros blogs, e diante da importância do processo eleitoral . dentro dos rigores da Lei Eleitoral o blog se coloca a disposição da assessoria dos candidatos para divulgar suas agendas. A finalidade é tratar todos de forma igualitária e proporcionar aos leitores informações sobre esse importante momento do exercício da cidadania e do processo democrático que envolve o país.

VAZANTE-MG: OPOSIÇÃO NA EXPECTATIVA DIANTE DA SOLICITAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DA CANDIDATURA DE DR. JOSÉ

Depois do parecer favorável da Justiça Eleitoral da candidatura de Dr. Jacques Soares Guimarães (PSD) a expectativa agora é para a decisão da Justiça sobre a impugnação da candidatura de Dr. José Benedito (PHS) solicitada pela Coligação do grupo da situação. A ala oposicionista aguarda com expectativa decisão que pode sair nesta semana.

VAZANTE-MG: JUSTIÇA ELEITORAL EMITE PARECER FAVORÁVEL A CANDIDATURA DE DR. JACQUES

Depois de solicitada a impugnação pelo o ministério público, a Justiça Eleitoral de Vazante emitiu parecer favorável a candidatura a prefeito de Dr. Jacques Soares Guimarães (PSD). Com a decisão a campanha segue normalmente.