quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Orlando Fialho já formou uma nova liderança?

Todo mundo sabe que o poder atrai gente, desde que mundo é mundo. E em Vazante a situação não é diferente do restante do planeta. A eleição do atual prefeito Orlando Fialho(PP) ocorreu numa circunstância interessante. O então prefeito Jacques apostava suas fichas na candidatura de Dr. Leonardo Queiroz, que segundo as pesquisas aparecia bem com condições de disputar o processo eleitoral com chances de vitória. Só que no caminho tinha Dr. José Benedito que numa manobra de mestre venceu Leonardo na convenção do PMDB. Diante do quadro o PP resolveu enfrentar o ex-prefeito, lançando o então vereador e ex-secretário de obras Orlando Fialho. Até aí, nenhuma novidade, todo mundo sabe da história. Orlando ganhou e começou as especulações que ele estaria seguindo as orientações de Dr. Jacques que nega que esteja influenciando qualquer decisão dele. Claro que aí, também tem o dedo da oposição, em criar fatos politicos para confundir a população. A verdade é que Orlando caminha para o fim de 12 meses de governo e, precisa construir sua imagem. Uma imagem que atraia seguidores e o torne um líder. O poder exige isso dos governantes. Talvez seja a base para a construção de um projeto politico sólido e capaz de permanecer no poder durante um tempo para fazer as mudanças necessárias de um governante de acordo com os seus ideais, pensamentos e projetos. Todo mundo sabe por razões óbvias que a força de um cargo executivo colabora para a realização de muitas ações, capazes de construir esta liderança. Por isso tá na hora do prefeito Orlando enfatizar junto a população tudo que já foi feitos nesses meses de administração. Para obter sucesso nas eleições do próximo ano e na de 2012 é importante que Orlando esteja bem com a comunidade, popularidade em alta e bem avaliado pelo os vazantinos. Isso será um pressuposto para alcançar o sucesso no processo politico eleitoral.

Dr. Jacques incomoda?

Apesar de Dr. Jacques Soares Guimarães está aparentemente longe da politica, a oposição acredita que isso seja uma estratégia dele. Talvez seja por isso, que de vez enquando tem gente criticando politicamente o homem. Na verdade ele deixou o governo municipal com uma alta popularidade, que segundo alguns membros da oposição foi atingida com o contrato assinado entre o municipio e a Copasa (aumento da taxa de esgoto). Como ele é considerado um ótimo cardiologista, tá sempre com o povo e tem uma experiência de ter passado 8 anos governando vazante. Tem gente achando que ele ainda tem muito gordura e lenha para queimar durante uma campanha, aonde o candidato é avaliado por uma série de ações e não por uma atitude apenas. A verdade é que uma nova batalha se aproxima nas eleições do próximo ano. Nela estarão se desenhando o caminho para as eleições municipais de 2012. Já que todos vão analisar quem ficará com quem. Quem será Orlando, Jacques, Antônio Andrade, etc....? Quem será Dr. José Benedito, Alcides Diniz, etc..? Aí, talvez esteja a senha para as definições dos grupos que se enfrentarão na grande batalha de 2012. A disputa promete fortes emoções...

Cadê Olimpio Corrêa?

Eleito com uma ótima votação nas últimas eleições municipais e ocupando atualmente a presidência da Câmara Municipal de Vazante, o Vereador Olimpio Corrêa (PP) faz uma gestão no Poder Legislativo de Vazante sem muito brilho. Muita gente está estranhando o comportamento do parlamentar que é uma pessoa de boa índole, familia tradicional e irmão do experiente ex-vereador Gilson Corrêa. Parece que falta um algo mais, para o parlamentar se destacar. O problema é que o primeiro ano de mandato praticamente já chegou ao final. E o segundo vai cair justamente numa Copa do Mundo e nas Eleições "ou seja passa rápido". É hora dele ficar atento ao processo politico que costuma ser severo para quem não consegue acompanhar o bonde da história.

Vazante investirá R$ 1 milhão de reais em asfalto

Enquanto muitos prefeitos estão reclamando da vida com a queda no FPM (fundo de participação dos municipios) o vazantino Orlando Fialho, anunciou que a administração municipal está investindo um milhão de reais em asfalto. Sendo quientos mil do dep. federal Antônio Andrade (PMDB) e trezentos mil atravez do dep. estadual Delvito Alves (PTB), o restante são recursos da própria prefeitura de Vazante, disse o prefeito.

Hélio Costa fortalece seu nome para disputar o governo de MG

Analistas politicos estão dizendo que novas pesquisas estão consolidando o nome de Hélio Costa (PMDB) ao governo de Minas Gerais. Dizem que os números colocam o ministro em situação confortável na sucessão do governador Aécio Neves. Esses dados podem consolidar a eleição do dep. federal Antônio Andrade a presidência do PMDB estadual no próximo mês. Como todo mundo sabe, o dep. é o candidato do ministro do governo Lula. Antônio Andrade disputa a eleição contra o dep. estadual Adanclever Lopes que tem o apoio do ex-governador Newton Cardoso.

Dep. Delvito Alves elogia Lula, defende Aécio e pensa em votar na Dilma

Do deputado estadual Delvito Alves (PTB-MG).
Olha, já votei no Presidente Lula por três vezes, sem ser petista. Entendo que ele foi e será sempre uma boa proposta para o país. Entendo que o maior Governador da história deste Estado, não merece os qualificativos que ora lhe são atribuídos. O que nos mineiros discutimos e levamos em consideração é a sua capacidade de administrar, onde fez profundas e indiscutíveis mudanças em todas regiões do Estado de Minas. Pude perceber claramente que tem uma posição fortemente contrária a pessoa do extraordinário Governador Aécio Neves, o que para mim é extremamente natural e bom para o exercício democrático.
Sou consciente de uma coisa. Os que defedem a atual estrutura política do País, ou seja a continuidade do do PT no comando do País, naturalmente, tem que disparar fortes acusações ao nosso Governador Aécio Neves, porque se for ele o candidato do PSDB a Presidência da República, com certeza sairá vitorioso nas urnas. Mas, ao contrário, o que esta acontecendo é um trabalho do próprio Governo Federal, para emplacar o Governador José Serra de São Paulo, para o PT mais uma vez ser vitorioso nas próximas eleições presidenciais. É isto que vocês querem. Porque ganhar do Serra é fácil. Eu, inclusive, não voto em hipótese alguma no Governador de São Paulo. Possivelmente vou votar no candidato do Presidente Lula.
Agora, o nosso Governador não está aliado ao pensamento político do PSDB paulista. Nâo tem nada a ver com o ex-Presidente Fernando Henrique, pois cada um tem o seu estilo de governar. Aécio é moderno e governará o Brasil de forma diferente, ou seja, como governou Minas Gerais.

Brasil brilha no exterior

O jornal britânico Financial Times traz em sua edição desta quinta-feira um caderno especial dedicado a oportunidades de investimento no Brasil em que chama o país de "superpotência agrícola pronta para alimentar o mundo" mas aponta para deficiências no setores de infra-estrutura e educação.
Lembrando que o país foi um dos que se saiu melhor na recessão, e que muitos de seus setores não foram sequer afetados, o FT afirma que se o Brasil mantiver o rumo de sua política econômica e social e se não houver outra grande recessão no mundo, o mais provável é que continue no caminho do crescimento, apresentando uma série de oportunidades de investimento em diferentes setores.
“O sucesso demorou muito tempo a chegar e a noção de que o país está mudando está alcançando os brasileiros a um ritmo lento”, afirma a reportagem de abertura, explicando que a classe média emergente – que este ano, pela primeira vez, corresponde a mais da metade da população, segundo dados do governo - é uma das forças por trás deste crescimento.
O jornal diz que o país, "maior exportador mundial de carne, frango, suco de laranja, açúcar, etanol, tabaco e soja", se consolidou nas últimas duas décadas como superpotência agrícola, e que esse status se deve à modernização e ganhos em eficiência.
O FT lembra ainda que, apesar dos fortes influxos de investimentos no país, para alcançar seu potencial, ainda são necessárias mudanças no país.
“O Brasil precisa de muito mais, não apenas para se preparar para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Estradas, ferrovias, portos, energia e outras infra-estruturas vitais precisam de expansão e modernização.”
O jornal lembra que o setor de educação, por exemplo, é um dos que precisa melhorar, e que os níveis de escolaridade no país ainda deixam a desejar em comparação a outros na região e em situação semelhante, como a China ou a Coreia do Sul. Já aqui no Brasil a grande imprensa insiste em esconder essa realidade que o mundo faz questão de divulgar.

Continua a briga entre Newton Cardoso e a a ex-mulher

A deputada Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG) entrou na Justiça com mais um processo contra o ex-marido, Newton Cardoso, ex-governador de Minas.
Dessa vez acusa Newtão de "armar um esquema" para tirá-la de sua casa, em Contagem.

Eleição na Câmara de Vazante

Apesar da eleição para a presidência da Câmara de Vazante só ocorrer em 2010, falam nos bastidores que a disputa será entre o Cabo Augusto e Eli Custódio.

Dep. Antônio Andrade libera recursos para Vazante

O dep. federal Antônio Andrade liberou R$ 500 mil para serem investidos em recapeamento asfáltico na cidade de Vazante.

Chico Uejo terá dificuldades em Vazante

Nas eleições do próximo ano, o Deputado Chico Uejo terá dificuldade de montar um bom palanque em Vazante . Um dos principais cabos eleitorais da sua eleição em 2006 o empresário Renê Rodrigues já afirmou que não o apoiará. Renê que lançou sua candidatura a prefeito (2008)pensando no apoio do deputado, manifestou que ficou decepcionado com o parlamentar, por esta razão não embarcará em 2010 na campanha do Chico.