sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PATOS DE MINAS: MAIS DE 80 MIL CARROS CIRCULANDO PELA AS RUAS


Trânsito congestionado na avenida JK em Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
 
O trânsito cada dia mais carregado em Patos de Minas tem explicação. Enquanto a frota de veículos cresce a um ritmo de cerca 7% ao ano, os investimentos em mobilidade urbana ficam estacionados. No mês de agosto, o número de veículos circulando pelas ruas da cidade alcançou a marca de 84.239 unidades.

Esse número inclui os mais diferentes tipos de veículos automotores, como carros de passeio, caminhonetes, caminhões, ônibus e motocicletas. O crescimento em torno de 7% da frota significa um saldo de aproximadamente 6.200 veículos a mais circulando pelas ruas da cidade. Isso já descontando a diferença entre novos e aqueles que deixam de circular.

Para se ter uma ideia, em junho de 2011, Patos de Minas possuía uma frota de 71.831 veículos circulando pelas ruas da cidade. Em pouco mais de dois anos, o número de veículos aumentou em 12.408 unidades. Nesse período, o poder público ampliou um trecho da rua Major Gote, abriu a avenida Paracatu e fez o prolongamento da avenida Fátima Porto. Se não fossem essas obras a situação poderia estar pior.

Mas os investimentos em mobilidade urbana pararam por aí e dificilmente eles conseguiram acompanhar o crescimento da frota. Para o empresário Eduardo Castanheira, não há outra alternativa para o trânsito a não ser investir em transporte público. Ele explica que enquanto o transporte coletivo necessita apenas de corredores e faixas exclusivas, que demandam poucos recursos, o transporte individual depende da construção de pontes e viadutos que consomem grandes investimentos.

Como não há previsão de novos investimentos no trânsito, os usuários das vias públicas podem ir se preparando para dias piores. Com mais de 6.200 veículos sendo levados para as ruas todos os anos, a tendência é de dias piores para o trânsito que já não é dos melhores.
 
Autor: Maurício Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.