quinta-feira, 28 de novembro de 2013

LAGAMAR: PREFEITO NÃO DESEJA RENOVAR COM A COPASA

Prefeito de Lagamar diz não a taxa de esgoto

O Governo Municipal de Lagamar enviou recentemente para Câmara Municipal um projeto de lei solicitando a autorização para o poder executivo poder negociar a concessão de água do município com qualquer empresa. A expectativa do prefeito Dr. Cássio de Wilde Marra é que o projeto seja votado na próxima reunião, dia 3 de dezembro.
 
O contrato de prestação de serviço de fornecimento de água, entre a Prefeitura de Lagamar e a Copasa, venceu em dezembro de 2012. A Copasa já enviou a proposta de renovação do contrato por 30 anos e deseja a inclusão do serviço de coleta e tratamento de esgoto, porém o prefeito não deseja que a cidade ceda este serviço para empresa. Nos últimos dias ele está conversando com os vereadores para tentar achar uma solução mais viável para o município.
 
Outras cidades da região têm enfrentado um grande problema nesta renovação do contrato com a Copasa. “Temos como exemplo a cidade de Vazante onde os moradores pagam atualmente 90% de taxa de esgoto (50% de coleta + 40% de tratamento) sobre o valor da conta de água. Ou seja, quem paga hoje R$ 50 passará a pagar R$ 95. Nestes modos não temos interesse nenhum em renovação com a Copasa. Por isso, enviamos um projeto à Câmara para apreciação dos vereadores no qual desejamos poder negociar a concessão de água do nosso município com outras empresas ou estudar outras formas. O que não podemos é onerar o nosso povo ainda mais com estas taxas”, revelou o prefeito de Lagamar.
 
A próxima reunião da Câmara Municipal de Lagamar será na terça-feira, 3 de dezembro. O executivo aguarda o resultado da votação do projeto.
 
A Copasa está presente em 612 dos 853 municípios, em apenas 201 há tratamentos de esgoto. Até 2015 cerca de 30% dos contratos vencerão e muitos podem não ser renovados. Um dos pontos mais agravantes é a questão ambiental e a inserção da cobrança da coleta e tratamento do esgoto. Diante disto alguns municípios estão criando o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Saneamento Urbano (SAAE) ou implantando o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
 
fonte:vazantenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.