quinta-feira, 31 de outubro de 2013

COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA (01) A PIRACEMA

Dourado tem que nadar cerca de 500 quilômetros contra correnteza para desovar
Foto: Christiano Diehl Neto/AAN
Dourado tem que nadar cerca de 500 quilômetros contra correnteza para desovar
Da zero hora do dia 1° de novembro deste ano até a zero hora do dia 28 de fevereiro de 2014 acontece a Piracema - período em que os peixes sobem os rios até as nascentes para desovar.

Em Piracicaba, especificamente, será realizada nesta quinta-feira (1º) a operação prévia de conscientização dos pescadores.

A fiscalização é feita pela Polícia Ambiental.


Entenda a Piracema 

Os peixes que migram para reprodução precisam nadar contra a correnteza em uma subida árdua até as cabeceiras dos rios para se reproduzirem. Com isso, muitos pescadores aproveitam para pescar ilegalmente.

Durante essa fase, os peixes gastam muita energia, o que contribui para queima de gordura acumulada no corpo.

A glândula hipófise, existente na base do cérebro, é estimulada e desenvolve hormônios, incluindo os responsáveis pela reprodução.

Fatores como temperatura da água (entre 26 e 28 graus), enxurradas causadas por chuvas que aumenta o nível da água, e a ampliação da quantidade de horas de luz por dia, estimula a hipófise, órgão que comanda todo o processo de reprodução, a intensificar a produção de hormônios.

Na luta contra a correnteza, cada espécie de peixe necessita de um determinado espaço, chamado de amplitude migratória, para conseguir chegar ao estágio de reprodução. Como exemplo, o peixe dourado (Salminus maxilosus) tem que nadar cerca de 500 quilômetros contra a corrente até a exaustão.

Geralmente esses peixes encontram obstáculos muitas vezes fatais como barragem no leito de um rio, onde se lançam contra a parede e acabam morrendo.

Superando todos os desafios durante o percurso rumo à reprodução da vida, as fêmeas amadurecem os hormônios e liberam os ovos na água, enquanto os machos derramam o sêmen proporcionando a fecundação.

Os ovos lançados pelas fêmeas variam entre as espécies. Uma fêmea de dourado que pese dez quilos pode desovar 1, 5 milhão de ovos.

Levados pela correnteza, são fecundados e eclodem (nascimento dos peixes) cerca de 20 horas após a desova.

Os alevinos (larvas de peixes) nascem com uma reserva de nutrientes (saco vitelino) que dura nos dois a três primeiros dias de vida.

Através da correnteza serão levados para as lagoas marginais, ficando ali pelo prazo de um ano, até a próxima cheia, quando estes peixes, agora jovens, voltam para o leito do rio.

O ciclo de reprodução dos peixes da Piracema acontece todos os anos e representa um exemplo de luta pela vida.

Os peixes que não migram, não amadurecem seu processo hormonal e consequentemente não se reproduzem, o que não contribui para a perpetuação da vida.

A pesca durante o período é crime, e quem cometê-lo for flagrado poderá ser preso e pagar multa de R$ 700.

Por cada quilo de peixe apreendido pagará ainda uma multa de R$ 20,00 contribuindo para que não ocorra o desequilíbrio ecológico nos rios. (Fonte: Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.