Você provavelmente já reparou nas mudanças sofridas ao longo dos anos pela nossa sociedade, e parece que isso fica cada vez mais nítido à medida que o tempo vai passando e ficamos mais velhos. Para ter certeza disso, lembre-se das vezes em que sua avó começou alguma sentença com “no meu tempo” e pronto: você vai perceber que as coisas realmente mudam bem diante de nossos olhos. Mas, afinal, onde será que a humanidade vai parar? Quais são os próximos passos da nossa evolução?
O site List Verse publicou uma relação de pesquisas que preveem o futuro das mudanças em quesitos evolutivos que abrangem os próximos 200 mil anos; isso, claro, se a humanidade sobreviver até lá. Confira algumas dessas previsões:
1 – Padronização
Uma das marcas de nossa sociedade é a diversidade étnica presente em vários lugares, mas esse fator tende a diminuir muito devido à miscigenação entre as mais diferentes etnias; ou seja, vai haver um tempo em que todo mundo será parecido fisicamente.
2 – Adeus, sistema imunológico
Fonte da imagem: Reprodução/CalidaddeVida
A lógica é: se precisamos de subsídios exteriores para garantir nossa sobrevivência, muitas de nossas funções internas se tornarão obsoletas e ultrapassadas.
3 – Atrofiamento muscular
Fonte da imagem: Reprodução/ICPCW
4 – Terra de gigantes
Fonte da imagem: Reprodução/Telegraph
5 – Careca de saber
Fonte da imagem: Reprodução/HumanHairStyler
6 – Mudanças cerebrais
Fonte da imagem: Reprodução/PressiesByPebbles
Isso tem muito a ver com o avanço tecnológico, que nos permite deixar algumas tarefas relacionadas à memória ao Google – todas as informações estão ao alcance de um computador, tablet ou celular. Nosso cérebro está se adaptando a essas facilidades e, daqui a muitos anos, ele será ainda mais bem-adaptado. Quantas vezes você tentou lembrar alguma coisa e acabou desistindo e recorrendo à internet? Isso é um mecanismo do seu cérebro, que já está acostumado a lembrar onde estão as informações e não a resposta propriamente dita.
7 – Dentes menores
Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse
Sabe aquele dente do juízo, o temido siso? A tendência é que ele simplesmente pare de nascer, pois nosso corpo não precisa mais dele – inclusive, tem muitos sortudos por aí que já não têm o dito cujo. Além disso, os dentes das gerações futuras serão cada vez menores, da mesma maneira que nossos dentes hoje medem a metade do que já mediram há 100 mil anos. Por não precisarem acomodar dentes tão grandes, os maxilares também diminuíram.
8 – Menos dedos dos pés
Fonte da imagem: Reprodução/JornaldeBeltrão
Antigamente – muito antigamente –, antes mesmo de o homem conseguir manter-se em pé, ele utilizava os pés para lutar, de mesma forma que hoje se luta com as mãos. À medida que o homem começou a andar de forma ereta, os dedos dos pés foram ficando menores.
O dedão do pé tem a função de nos ajudar a manter o equilíbrio, mas o mindinho de nada nos é útil, e pesquisadores afirmam que a tendência é que ele passe a ser tão pequeno a ponto de deixar de existir. É bem possível que em um futuro distante os humanos sejam criaturas com apenas quatro dedos nos pés.
9 – Mudança no tamanho do crânio
Fonte da imagem: Reprodução/Ebay
Nesse sentido, existem dois “times” de pesquisadores: os que acreditam que as cabeças ficarão maiores e os que acham o contrário. Quem acredita na impossibilidade de futuros humanos com grandes cabeças aposta na justificativa simples do nascimento: o parto seria um momento de ainda mais dor e perigo às mães.
Por outro lado, quem defende o aumento do tamanho da cabeça dos humanos acredita que os partos feitos por cesariana serão mais praticados e, inclusive, mais seguros, o que resolveria o problema citado anteriormente.
10 – Aperfeiçoamento
Fonte da imagem: Reprodução/Kboing
E mais uma vez falaremos da popular tecnologia que, acredita-se, em um futuro distante vai nos permitir, por exemplo, escolher como serão nossos filhos e fazer manipulações genéticas para eliminar doenças. Isso sem falar em órgãos biônicos e seleção genética, que vai acabar repassando essas características de super-humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.