quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

BAIXO VOLUME DE CHUVAS REPERCUTE NEGATIVAMENTE EM HIDRELÉTRICAS DO NOROESTE E ALTO PARANAÍBA


De Patrocínio Online, 06/02/2014 10:09:17
Foto: POL - proibido reproduzir sem autorização por escrito
O baixo volume de chuvas verificado entre 1º e 31 de janeiro deste ano fez cair o nível d’água em sete das oito usinas hidrelétricas da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Dentre os reservatórios, São Simão (com -10,14%); Mascarenhas de Moraes (-10,07%), Marimbondo (-9,24%), Itumbiara (-7,77%), Água Vermelha (-3,81%), Furnas (-3,59%) e Nova Ponte (-1,51%) foram os que apresentaram queda de nível. A única exceção ficou por conta da Hidrelétrica de Emborcação que registrou alta de 1,84%. Os dados são do Operador Nacional do Sistema (ONS).
 
De acordo com o pós-doutor em Geografia Física e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Antônio Giacomini Ribeiro, em janeiro choveu um terço do que costuma chover na região do Triângulo Mineiro, o que contribuiu para a queda de nível dos reservatórios. Ribeiro disse ainda que a falta de precipitações é genérica e tem se repetido nas outras regiões do país. “Além da falta de chuvas, o calor também gera um aumento da evaporação nos espelhos de água e reduz o nível dos reservatórios”, afirmou.
 
Segundo o professor, há previsão de chuvas para a segunda quinzena de fevereiro, mas “não dá para saber se estas chuvas serão suficientes para suprir o nível dos reservatórios.” Ribeiro acrescentou que se os níveis dos reservatórios da região não se recuperarem para um nível próximo de 55% na estiagem, que começa nos meses de maio e junho, o sistema ficará em uma situação crítica, insuficiente para atender a demanda, podendo levar o governo federal a fazer uso de uma campanha de racionamento de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.